A paixão das mulheres, as flores. A maioria das garotas ama receber flores, seja um buquê, um vaso, uma flor colhida, um botão de rosa, etc. Flores são bem vindas para um pedido de desculpas, para mostrar carinho em datas especiais, para decoração, para uma surpresa em um dia comum, etc. Um buquê de flores é um item que toda mulher deseja receber pelo menos uma vez na vida, mesmo aquelas que dizem que não gostam, vão amar o gesto de carinho. Além disso, existem os buquês de noiva. Qualquer noiva se preocupa com o arranjo do seu buquê.
Um buquê de noiva pode ser composto de várias maneiras e vai do gosto da noiva decidir que flores irá usar, quantas flores irá usar e as cores também. Buquê é uma palavra que vem de origem francesa, significa arranjo de flores usada no dia do casamento. O buquê simboliza a vida e a fertilidade. O surgimento dos buquês de noiva foi na Grécia e a medida que foram passando os anos o significado e o estilo foi sendo alterado, (antigamente usava-se alho para espantar o mau olhado, por exemplo) mas a tradição se mantém firme.
Um buquê é uma peça indispensável no look da noiva, então a mistura de cores e flores deve combinar com o estilo da personalidade da mulher e também com o estilo do vestido e véu (se tiver). Existem buquês redondos, em cascata, de braçada, etc. E existem diversas combinações e flores. Um tipo muito lindo de buquê é o buquê de flores do campo ou silvestres, que dá um ar despojado, além de ser lindo e moderno.
Buquê de Flores do Campo
De modo geral, os buquês de flores do campo são mais casuais e mais soltos, ou seja, não ficam muito verticais, como os buquês de rosas ou de tulipas.
As flores do campo, ou também chamadas de flores silvestres, são aquelas que crescem sem plantio, sem interferência do homem. Por este motivo exatamente, o buquê de flores silvestres significa liberdade, jovialidade e paz. Elas, por serem fáceis de ser encontradas, saem por um preço barato ou até mesmo você consegue montar o seu próprio sem gastar nem um centavo.
A seguir, alguns exemplos de flores silvestres: margarida, lavanda, áster, boca-de-leão, rainha margarida, celósia, cartanus, chuva-de-prata, dália, crisântemo, cravina, etc.
Como Fazer um Buquê de Flores Silvestres?
Materiais:
- Flores: 6 a 8 flores grandes e 2 punhados de flores menores – variar como desejado
- Vegetação adicional – folhas e cabos de plantas silvestres
- Fita de embrulho floral
- Tesoura afiada
- Broche ou joias
- Vaso ou balde cheio com 1 a 2 cm de água.
Procedimentos:
- Organize e agrupe os grupos de plantas, separe tudo e coloque lado a lado separando por tamanhos e cores.
- Não apare as hastes ainda.
- Remova vegetações escurecidas, quebradas ou “feias”.
- Escolha 3 a 5 flores grandes para formar o ponto focal do buquê.
- Prenda com fita floral esse grupo principal.
- Adicione mais vegetação ao entorno deste arranjo e prenda com mais fita, Continue adicionando vegetação e prendendo com fita, de acordo com o gosto.
- Alterne camadas de folhas compridas com flores curtas e vice-versa, mas escolha sempre o mesmo tamanho para cada camada.
- Agora é hora de aparar as hastes. Corte abaixo e deixe alinhado e confortável para segurar com as duas mãos.
- O buquê precisa ficar firme e sem espinhos ou galhos “machucados”. Precisa ficar confortável.
- Deixe as hastes compridas para manter o buquê em água e durar até o dia do casamento.
- Tenha sempre muito carinho ao mexer com as flores. Prontinho!