Como Fazer Irrigação no Jardim

Para que todas as plantas do seu jardim recebam a água necessária é preciso ter um bom sistema de irrigação automática, porém, não é tão simples assim colocá-lo em prática. E para começar é necessário projetar uma diagramação do sistema, rever um plano, que inclui principalmente atenção as áreas que deverão ser irrigadas.

Outro ponto que deve ser observado é a topografia do terreno e também quais são as plantas que fazem parte do jardim e os climas que se “formam” nele por conta das partes com sombra ou ensolarada do espaço.

Acompanhe o Passo a Passo de Como Fazer Irrigação no Jardim:

1- O primeiro passo é desenhar uma planta de todo o jardim que deverá ser irrigado com os aspersores. Nesse desenho é necessário marcar as medidas de cada espaço ocupado por cada planta. Com essa medida é que é possível calcular os circuitos e os aspersores. Não esqueça de fazer indicação na planta de qualquer tipo de inclinação no terreno quando esse é superior a 10%. Esse ponto é importante para que o escoamento funcione perfeitamente.

2- O segundo passo é diagramar as plantações e nesta etapa distingua as árvores, a grama, os vegetais, os arbustos e as flores. Cada planta exige uma irrigação diferente.

3- Seguindo o projeto, o passo seguinte é marcar os locais de fonte de água de cada uma das plantas. O tubo de distribuição deve ser colocado perto da fonte de água porque o encanamento deverá levar o líquido nos lugares desejados. Considere as medidas do comprimento do trajeto da fonte de água até chegar aos aspersores.

4- Depois de desenhada a planta, divida ela em circuitos, cada um deles representa um grupo de aspersores, mas todos eles devem ser controlados por uma válvula que sai do tubo de distribuição. Em seguida, leve em consideração cada planta e a necessidade de irrigação de cada uma delas, assim como o espaço que elas ocupam e o quanto ficarão expostas ao sol. No caso da grama, lembre-se que ela precisa de circuitos próprios. Já os arbustos, por exemplo, devem ser regados com menos frequência, como vegetais e flores. Por exemplo, todas as espécies que ficam na área do seu jardim que bate mais sol terá o terreno seco bem antes e então, naquele ponto, a irrigação deverá ser diferente.

5- Depois faça o mapeamento dos tipos dos aspersores e dos locais que serão irrigados. Lembre-se que cada tipo é adequado para um determinado alcance de pulverização de água. E outro ponto importante é fazer com o spray dos aspersores adjacentes estejam por cima. A regra é “ter a sobreposição e fazer com que o spray de cada aspersor quase chegue na “cabeça” do próximo”. Outro detalhe é que essas cabeças também possuem formatos diferentes, o que faz com que você consiga molhar sem encharcar tudo o que está em volta.

6- Para que o seu sistema de irrigação funcione bem é necessário que o fluxo e a pressão da água sejam suficientes, isto é, o equipamento seja de qualidade. Nada mais seguro do que pegar as informações com o vendedor e no manual de instalação. Para saber o quanto de água o seu sistema vai consumir, some 10% para os equipamentos de roteamento e para canos.

Como Fazer um Sistema de Irrigação no Jardim Por Gotejamento

A irrigação por gotejamento é indicada para determinadas áreas do jardim, que fornece água de maneira controlada, eficiente e ajuda a reduzir o desperdício. Mas, as plantas também são beneficiadas por ele, que consegue reduzir a probabilidade de aparecimento de fungos e a água consegue ser absorvida pela terra antes de evaporar. Então, o primeiro passo é criar o projeto de tubulação e pulverizadores.

Passo a Passo Para Fazer um Sistema de Irrigação Por Gotejamento:

  • Primeiro tire as medidas do jardim, de onde você gostaria de instalar o sistema de irrigação por gotejamento. O ideal é fazer um esboço num papel quadriculado colocando nele as plantas que serão independentes e os canteiros. Para marcar os caminhos dos canos use linhas pontilhadas.
  • Depois use parafusos para fixar a válvula de prevenção de refluxo do regulador de pressão. É aconselhável colocar um filtro de rede de 150 m em forma de T, que deverá ser acoplado a torneira.
  • Uma das extremidades da mangueira deverá ser presa a torneira e leve até o jardim, a parte que você quer irrigar. Outra opção é fazer a mesma coisa porém criando uma vala de 10 cm de profundidade e escondendo a mangueira dentro dela.
  • A outra extremidade do cano deverá ser acoplado a emissores, veja na loja, e ligados à mangueira com conexão farpada. Depois é só estender o sistema de tubos em linha ao longo das plantas e no fim, faça um corte no cano e use um conector nele. 
  • Neste conector você deverá colocar um outro cano de 1,5 cm sempre levando em direção a linha das plantas, também poderá usá-la em circulando as plantas que ocupam espaços individuais. Esses canos devem manter espaço entre eles de 30 centímetros.
  • Depois é só colocar em torno de arbustos individuais e de árvores canos de 0,5 cm e em fazer um furo no tubo de 1,5 cm, dele deverá partir um cano menor e a conexão deverá ser feita com um “T”.
  • A tubulação deverá ser fixada com estacas de plástico enfiadas no chão.
  • Para completar você deverá colocar micro pulverizadores onde existe plantação densa. No cano de 1,2 cm, faça um furo para colocar um conector e e martele no chão com uma estaca de modo que fique um pouco mais no alto. Coloque um outro cano de 0,5 cm junto ao conector e faça a extensão da parte de cima da estaca. Depois de presa a tubulação, coloque um micro pulverizador na parte de cima.
  • Agora é só ligar a água e deixar funcionar por 15 minutos para que os canos do sistema fiquem limpos. Depois feche a água e controle as extremidades do cano.

Não é um sistema simples de montar, mas nem completamente impossível. Com um pouco de paciência e seguindo as instruções, você também pode tirar as dúvidas com o seu vendedor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *