Para muitos, cultivar um jardim é mais do que um simples hobby. Muita gente considera esta atividade uma grande paixão, que ocupa os dias com muita alegria. Afinal, quem não gota de ser um das suas plantinhas favoritas crescerem no quintal de casa ? Porem, nem sempre se possui um espaço horizontal e comum para cultivar as suas especies preferidas. Para isso, uma solução: Os jardins conhecidos como verticais estão super na moda e você pode fazer com as umas próprias mãos. Para saber como tudo funciona e aprender ainda mais sobre os jardins verticais, leia este artigo até o final!
Paredes Vivas
Os jardins verticais são conhecidos como verdadeiras paredes vivas. Ao invés de plantar do jeito natural, ou seja, na forma horizontal de jardim que todo mundo já conhece, uma nova modalidade esta tomando conta dos que amam a jardinagem. Mas quais serão as vantagens de plantar o chamado jardim vertical ? Para começar, eles soa formados em muros, paredes e qualquer suporte vertical, dentro ou fora de casa. Eles podem ser colocados em varandas, salas, corredores e até mesmo na cozinha.
As Vantagens dos Jardins Verticais
Dentre a beleza e a originalidade, os jardins verticais possuem diversas vantagens, inclusive relacionada ao meio ambiente. Primeiro, os jardins verticais ajudam a diminuir os efeitos da emissão de gás carbônico presente na atmosfera. Alem disso, através do controle da energia solar, podem ser capaz de diminuir a temperatura do ambiente, o que, para lugares internos a casa, por exemplo, é muito útil, já que acabam por diminuir também a utilização de aparelhos eletrônicos, contribuindo para a economiza de energia elétrica.
Como Montar Um Jardim Vertical ?
Exitem muitas formas de montar um jardim vertical. O mais interessante é que todos esses modos cabem em vários locais e servem para todos os bolsos também. Dos mais econômicos ate aqueles mais sofisticados, basta escolher uma ideia, ver as suas vantagens e ir logo arrumar um local para construir o seu.
1. Modelo Com Vasinhos
O modelo com vasinhos é um tipo de jardim vertical bem interessante. Ele possibilita a criação de um sistema de irrigação muito útil, alem de ser super paisagístico, Imagina uma parede inteira recoberta com vasinhos lindo e as suas especies favoritas se desenvolvendo em meio ao cimento dos muros da sua casa. Essa é uma ideia ais adotada atualmente por ser mais moderna e melhor para o meio ambiente. Os vasinhos acabam por facilitar no cuidado com as plantas e na manutenção de todo o jardim. Ale disso, é um sistema de jardim vertical mais sofisticados.
2. Com Blocos de Concreto
O sistema de jardim vertical com blocos de concreto também permite a criação de um sistema de irrigação bastante interessante. Alem disso, permite uma técnica que pode acrescentar diversos tipos de jardineiras, seja elas verticais ou em zigue zague. O sistema com bloco de concreto é um pouco menos sofisticado e mais econômico do que os vasinho, ale de não ser tao bonito paisagisticamente falando. Porem, tem sempre um jeito de deixar tudo mais interessante. Basta ter muita criatividade e força de vontade para cuidar bem do seu jardim vertical!
3. Sistema Modular
este sistema visa reaproveitar alguns materiais como o plastico, em que o mesmo pode ser reciclado em formato de vasinhos. Neste caso você pode usar alguns kit, garrafas pet, algumas sementes, terra adubo e muita força de vontade para fazer o jardim vertical mais lindo e ecológico de todos! Não se esqueça que a irrigação é importante, evitando deixar água parada em qualquer tipo de jardim, seja ele com vasinhos, blocos ou plastico.
4. harmonia e Composições Diferentes
Uma outra ideia bem moderna e bastante sofisticada visa mais a harmonia e o design de um jardim vertical. esta modalidade, vasinhos de tipos e tamanhos diferentes soa usados para dar um toque mais composto ao jardim, sem cair na mesmice das ideias mais clichês. Vasinhos e placas de fibra de coco para montar um grande painel em uma parede bem espaçosa. Assim, escolha as suas especies favoritas, elaborando, quem abe, uma horta bem verde. Neste caso, escolha salsinha, cebolinha e legumes que podem ser cultivados sem precisar de muita manutenção.
5. Treliças de Ferro
As treliças podem ser ótimas opções para quem quer fazer um jardim vertical bem mesclado. Neste caso, escolha vasinhos menores para combinar e as famosas treliças de ferro, ja que estas duram mais e resistem as mudanças climáticas. Alem disso, diversas especies conseguem se desenvolver bem, ficando bem bonitas em cima desses elementos de jardinagem. Flores bem coloridas como margaridas, rosas e orquídeas soa algumas boas dicas para se cultivar em treliças de ferro. Você também pode colocar vasoso maiores, o que faz esta ideia ser uma das mais versáteis, já que você pode usar e abusar dos tamanhos. Use ganchinhos para pendurar os elementos e deixar o seu jardinzinho bem bonitinho.
6. Vasos Meia Lua
Vasos meia lua acabam deixando o jardim vertical bem sofisticado, alem de diferente, original e criativo, fazendo você dar mais atenção as especies que escolhe. Dessa forma, a manutenção de cada uma delas fica ainda mais facilitada. Para escolher essa modalidade, você precisa de uma grade ou alambrado para incrementar ainda mais a sua parede viva!
Cuidados
Um dos cuidados ais importantes para se montar o seu jardim vertical é sempre verificar e dar muita atenção ao sistema de drenagem dos vasinhos, alem de se preocupar com a irrigação semanal ou diária, dependendo das especies que forem escolhidas para incrementar o seu jardim. Uma dica muito interessante é colocar os dedos da terra do vasinho, observando sempre se o solo não esta encharcado demais ou então seco demais.
Essa foma, você pode regular as regas em sua quantidade correta. Um outro ponto importante é a adubação. Preste atenção aos produtos que usa para fertilizar as plantas, procure usar adubo natural como húmus de minhoca por exemplo. No inverno, especialmente, vale a pena utilizar produto orgânicos para cuidar das plantas.