Como Fazer Trabalhos Artesanais Com Plantas

Os trabalho artesanais além de serem lindos e praticamente únicos, tornam-se uma atividade muito gostosa de se praticar além de renderem uma boa graninha extra no final do mês. Esta brincadeira de criar objetos a partir de outros é tão ampla que muitas vezes aquele item que imaginamos não ter mais utilidade pode se tornar um objeto lindo e especial para seu ambiente. Existem diversos tipos de artesanatos e aqui, vamos aprender um pouco mais sobre um em especial:

O Artesanato Com Plantas.

Para quem gosta de ter jardim ou pequenos canteiros em casa esta é uma opção para deixá-los ainda mais bonitos e atraentes. Você pode fazer também com plantas artificiais, mas as naturais dão um efeito ainda melhor e mais estilizado. Selecionamos alguns tutoriais repletos de dicas para vocês fazerem artesanatos com algumas espécies de plantas. Agora não tem mais desculpas para deixar o seu jardim abandonado e sem jeito. 

Tutorial – Jardim Em Vidros De Conservas

Usamos alimentos conservados praticamente todos os dias e quando eles acabam geralmente jogamos os vidros no lixo, sem imaginar que eles podem ser reaproveitados de uma forma bem eficiente e interessante. Você consegue fazer um lindo jardim para seu terraço e deixá-lo em cima de uma parede, de uma estante ou até mesmo dá uma peça dessa de presente para alguém que você gosta e sabe que admira as plantas.

Para Fazer o Seu Jardim Em Vidros De Conserva Você Vai Precisar De Alguns Poucos Materiais. Segue a Lista:

  • Pedrinhas de rio. Essas pedras são bem comuns em jardins e podem ser compradas em qualquer loja de jardinagem ou lojas de aquário.
  • Carvão vegetal. Caso não encontre o carvão vegetal, use o mineral que é o utilizado em churrasco, mas você precisa quebrá-lo em pedacinhos.
  • Terra de jardim.
  • Mudas de plantas ou musgos todas em tamanhos pequenos.
  • Hastes para manipulação das plantas.
  • Vidros em conservas de tamanhos e formas diversas.

Com Todo Esse Material Em Mãos, Basta Seguir o Passo a Passo Abaixo:

1° Passo: Lave bem o vidro em conserva que você vai usar para montar o seu jardim. Retire todo o resto da conserva e os rótulos deixando-o com aparência de novo. Para essa lavagem é necessário apenas água e sabão e depois de seco, passe um pano com álcool para desinfetar o seu vidro.
2° Passo: Comece montando o seu jardim colocando as pedrinhas de rio no fundo. Para dar um efeito ainda mais bonito, compre pedrinhas de várias formas e cores. As pedrinhas são importantes porque elas fazem a drenagem da sua planta, evitando que a água apodreça a raiz das mesmas.
3° Passo: Logo após a camada de pedrinhas, coloque uma camada bem fina de carvão. O carvão tem função de bloquear o surgimento de fungos na água que você deposita em suas plantas.
4° Passo: Agora você vai colocar uma camada de terra de jardim. Deixe até um quarto da altura do vidro completa com a terra.
5° Passo: Coloque as plantinhas dentro do vidro de forma que elas fiquem organizadas e com espaço suficiente para se desenvolver. Busque sempre espécies que não crescem muito para que você possa manter aquele pequeno jardim sem problemas.
6° Passo: Agora é só dar o toque final borrifando água sobre o vidro. Evite jogar água diretamente sobre as plantas. Feche-o ou vede com um plástico.

Tutorial – Rocas De Alfazema

As rocas de alfazema são ótimas para perfumarem ambientes ou usadas para dar aquele cheirinho especial em suas gavetas ou armários. Fazer uma roca é bem simples. Dê preferência fazer esses itens até o mês de junho porque elas duram até o início do verão quando começam a secar.

Você vai precisar apenas de alguns pés de flores de alfazema, tesoura, fita e ráfia. Com todos os materiais em mais, basta seguir o passo a passo abaixo.

Passo 1: Junte aproximadamente 25 pés de flores de alfazema e arrume-os como um buquê fazendo um pequeno raminho.

Passo 2: Com a fita ou com um fio de náilon prenda os pés de alfazema de forma que eles fiquem bem firme. Prenda logo abaixo da flor para firmar melhor.

Passo 3: Com o ramo amarrado, coloque delicadamente as flores para baixo dobrando-as sobre os pés de forma que elas fiquem como que embutidas nas hastes.

Passo 4: Com a fita passe pela haste completa para prendê-las da forma como achar mais conveniente. Evite apenas cobrir por completo para não “sufocar” sua roca.

Pronto, agora é somente repetir o processo com quantas rocas você precisar.

Dicas Importantes

Além desses dois tutoriais que ensinamos, você ainda pode usar as plantas para fazer diversos outros objetos, principalmente se elas forem aromáticas. Ainda assim existem alguns cuidados importantes que devem ser tomados para que seu artesanato fique bem acabado e bonito. Vejamos algumas dicas importantes.

  • Sempre que for trabalhar com ervas aromáticas, conheça o tempo de desidratação de cada planta para compor um objeto eficiente. Existem plantas que depois de tiradas da terra não duram muito então acabam sendo ineficientes para criarmos “cheirinhos” ou peças que exigem uma durabilidade do seu aroma.
  • Ainda falando da durabilidade dos aromas das plantas. Os materiais que você utiliza em seu artesanato dizem muito sobre eles. As fitas de cetim, por exemplo, ajudam a conservar o cheiro das ervas por muito tempo e podem durar até anos. Então antes de usar um material, veja a relação que ele tem com a planta que você escolheu para seu artesanato.
  • Em caso de peças de artesanatos como os jardins feito em vidros de conservas, o cuidado com as espécies que você escolheu é muito importante. Assim como os vidros de conserva existem outros itens que podem ser utilizados como lâmpadas, sacolas de feira, casca do coco e muitos outros itens que podem substituir os vasos de forma bonita e eficiente. Esses itens podem ajudar ou prejudicar a durabilidade da sua planta então alerte-se sobre a manutenção de cada espécie nesse caso para que você não tenha seu artesanato acabado depois de alguns poucos dias.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Excelentes idéias e muito criativas. Motivação para iniciar um pequeno negócio.
    Parabens!

    Arabutan Alves Marinho 24 de fevereiro de 2016 18:44 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *