Baobá

A árvore de Baobá é uma espécie originária da ilha de Madagascar, situada no continente africano. Essa árvore é utilizada como emblema do Senegal e possui uma forma um pouco diferente. Elas chegam a medir entre 5 e 25 metros de altura e podem armazenar água dentro de seu tronco, que pode medir até 7 metros de diâmetro. O fruto do Baobá é o Mukua, que possui miolo comestível.

Baobá: Conhecendo a Árvore Que Armazena Água

O nome científico do Baobá é Adansonia digitata, uma homenagem ao naturalista francês Michel Adanson (1727 – 1806) que foi o primeiro a descrever essa espécie. As árvores com flor que compõem o gênero Adansonia são encontrados em regiões áridas e semiáridas. Essa é uma árvore que possui forte simbologia para a luta do povo negro no Brasil.

Trata-se de uma das árvores de maior porte do mundo sendo que em altura pode atingir entre 5 e 25 metros. A média de diâmetro do baobá é de 7 metros, no entanto, há registro de árvores dessa espécie com troncos de até 11 metros de diâmetro. Uma árvore milenar que pode sobreviver por até 6 mil anos. Há oito espécies de Baobás sendo seis delas nativas de Madagascar, uma do Senegal e outra da Austrália.

Características do Baobá

Os Baobás são árvores decíduas, que perdem suas folhas durante a estação seca, e possuem um tronco arredondado e de grande porte devido a sua característica de armazenamento de água. Por serem árvores originárias de zonas áridas e semiáridas apenas brotam na estação chuvosa, o verão do hemisfério sul e o inverno do hemisfério norte. As árvores mais jovens da espécie apresentam flores simples que ao longo do tempo vão se tornando lobuladas.

As flores dos Baobás possuem pétalas brancas e comprimente de até 10 centímetros. A frutificação dessa árvore acontece no fim da estação seca e começo da estação úmida. O fruto do Baobá é uma baga seca que se assemelha em forma a um melão mais largo. Os frutos possuem inúmeras sementes cujo formato lembra um rim e são viáveis por um período de até cinco anos.

Capacidade de Armazenamento de Água

Não tem como falar sobre os Baobás sem citar a sua capacidade de armazenamento de água. Esse fator é resultante das características das regiões originárias dessas árvores que são áridas ou semiáridas. O armazenamento de água acontece nos tecidos dessas árvores, algo em torno de 100 mil litros.

O objetivo da reserva hídrica é garantir a sobrevivência dessas árvores independente das condições críticas do clima. Alguns exemplares de Baobás acabam ficando ocos depois de envelhecerem podendo armazenar ainda mais água. Um dos nomes populares da espécie é árvore garrafa tanto pela sua forma como pela capacidade de armazenar água.

Baobás e o Pequeno Príncipe

Baobás e o Pequeno Príncipe

Baobás e o Pequeno Príncipe

O clássico da literatura mundial “O Pequeno Príncipe”, escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry menciona os Baobás. Nessa história o pequeno príncipe teme a presença dessas árvores no seu pequeno asteroide, pois o seu crescimento demasiado poderia ocupar todo o espaço disponível no mesmo. Dizem que o escritor tomou conhecimento a respeito dessa árvore ao observar o Baobá da Praça da República no Recife.

Curiosidade

O Baobá é o emblema do Senegal e inspira uma série de lendas no país sendo a mais conhecida a que diz que se o corpo de alguém que acabou de morrer for enterrado dentro do Baobá a sua alma permanecerá viva para sempre.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • sempre vou admirar as coisas que Deus criou
    jorge

    jorge 6 de dezembro de 2011 17:47 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *