Cedro

Taxonomia e Classificação

É uma espécie de árvore muito rara, que ocorre em diversos tipos de formações vegetais brasileiras e quase em toda a américa tropical. O cedro é muito famoso por produzir uma das madeiras mais apreciadas no mundo todo, não só no comércio brasileiro. É muito semelhante ao mogno e é muito comparada ao pinheiro-do-paraná (em questão de importância econômica). Mas é uma madeira que possibilita um uso muito diversificado.

Pertence à família das meliáceas. Seu nome científico é Cedrella fissilis Vell. Pode ser conhecida popularmente como cedro, acaiacá, acaiacatinga, acajá-catinga, acajatinga, acaju, acaju-caatinga, capiúva, cedrinho, cedro-amarelo, cedro-batata, cedro-branco, cedro-fofo, cedro-rosado, cedro-de-carangola, cedro-do-rio, cedro-cetim, cedro-diamantina, cedro-rosa, cedro-roxo, cedro-verdadeiro, cedro-vermelho, cedro-da-bahia, cedro-da-várzea, cedro-do-campao, iacaiacá

Distribuição E Ecologia

O cedro está distribuído em uma grande amplitude de locais brasileiros. Desde o Pará até o Rio Grande do Sul. Esta espécie se comporta como secundária na sucessão ecológica, inicial ou tardia. Ocorre em florestas primárias em bordas de mata ou em clareiras. Depende de luz para se desenvolver então depende do tamanho da clareira.

As regiões que mais ocorrem são Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Estacional Decidual. Mas podem também ocorrer em encraves de vegetação no Nordeste brasileiro ou campos da Serra da Mantiqueira, no Cerradão e Mata de Galerias em ambientes mais secos do Cerrado.

Características Botânicas

O cedro é uma espécie hermafrodita com flores femininas e masculinas na mesma planta. Entretanto a fecundação é cruzada. A adaptação evolutiva do cedro para evitar a autopolinização é o amadurecimento das flores femininas em épocas distintas da masculina, sendo assim, mesmo que o pólen chega ao estigma da flor da mesma árvore, a fecundação não ocorre. Normalmente, na natureza, a autopolinização não é uma opção já que a variabilidade genética garante que mais adaptações surjam com o tempo.

A polinização do cedro é feita por mariposas e abelhas. O cedro é uma espécie muito importante para a natureza e também para a economia. As abelhas possuem a função de polinizar milhares de espécies vegetais e, por degradação ambiental e outros problemas causados pelos humanos, as populações de abelhas estão diminuindo drasticamente, por isso muitas espécies, assim como o cedro, serão prejudicadas. Por isso não se preocupe apenas com a produção de mel, mas sim com uma série de plantas e animais que dependem das abelhas. A natureza está conectada e qualquer impacto não natural causa um estrago muito grande e nada individual ou específico.

Bonsai de Cedro

Bonsai de Cedro

É uma árvore, de grande porte. Possui altura adulta entre 20 e 35 metros de altura. Seu tronco é fissurado e muito distinto de outras árvores. É uma árvore caducifólia e o tronco é reto ou pouco tortuoso. Sua copa é alta em forma de corimbo, o que a torna extremamente distinta e típica. As folhas são compostas e pinadas com 8 a 30 pares de folíolos de 10cm.

As flores são unissexuais, de cor creme e branco discreto. Frutos são cápsulas que se abrem (chamados de deiscentes) liberando até 45 sementes aladas por fruto, de aproximadamente 5 cm, ou seja, a dispersão é feita pela anemocoria. A floração normalmente ocorre entre os meses de setembro e novembro. E a frutificação entre janeiro e fevereiro. A primeira floração ocorre normalmente 15 anos após o plantio e ela varia de acordo com o local.

Uso da Madeira

Madeira de Cedro

Madeira de Cedro

A madeira do cedro, seja ela serrada ou roliça, pode ser usada na construção civil, naval e aeronáutica. Também para a produção de móveis, na marcenaria, produção de instrumentos musicais, etc.

A lenha do cedro é também muito visada, entretanto como é mais rara e mais cara, não é muito utilizada para isso. Normalmente é vendida laminada ou serrada.

O cedro também pode fornecer forragem, pode ser usado para produção de mel. Também no paisagismo e arborização urbana.

Seu uso mais importante é para a recuperação florestal, pois é uma espécie secundária inicial, recuperando matas ciliares degradadas. Além de ser usada para recuperação de solos contaminados por metais pesados.

Além do uso da madeira e como árvore de recuperação ambiental, a espécie fornece também substâncias e óleos para uso na medicina e cosmetologia. Da madeira é possível extrair o óleo essencial do cedro. E das cascas do tronco é possível fazer  chás e infusões que possuem funções de tônico fortificante, adistringente e também cura disenterias, dentre outros problemas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *