Plantio do Cambuci

Cambuci é uma árvore frutífera e também pode ser usada como planta ornamental. A espécie é nativa da mata atlântica, mas infelizmente, ela corre o risco de extinção no nosso país.

O Cambuci chama muito a atenção porque ela se torna muito vistosa quando se frutifica, aparecem lindas folhas pequenas, porém, brilhantes e o que falar das flores, com um branco forte e textura que o valoriza ainda mais. Mas, como foi dito anteriormente, a sua beleza fez com que se tornasse uma espécie da mata atlântica que corre sérios riscos de sumir por completo. E então, seria uma ótima ideia plantar a Cambuci para não perdemos essa espécie de planta tão bonita.

Como nos falamos anteriormente, além dos seus frutos, a Cambuci tornou-se uma árvore muito usada para ornamentação. Ela tem o poder de deixar um quintal mais do que bonito, estando sozinha ou em meio a um jardim. E claro, depois o seu fruto pode ir para mesa do café da manhã  e também pode ganhar versão doce ou suco.

No Brasil, o lugar onde a árvore Cambuci pode ser mais encontrada é em São Paulo, na Serra do Mar, ou ainda, em Minas Gerais. Além de árvore Cambuci é chamada de Cambuizeiro e o nome científico dela é Camponesia Phaea. Essa árvore, antes de começar a correr o risco de extinção, podia ser encontrada em grande quantidade na capital de São Paulo. E por isso mesmo, um dos bairros da capital paulista leva o seu nome.

O consumo da fruta da árvore Cambuci vem sendo estimulado em algumas regiões do Brasil, como na região metropolitana de São Paulo e também em Paranapiacaba e Rio Grande da Serra. Nessas duas últimas cidades, a fruta ganhou uma festa dedicada totalmente a ela.

As Características da Fruta da Árvore Cambuci

A fruta dessa árvore é arredondada e como diâmetro tem a medida de mais ou menos 8 centímetros. Dentro ela possui poucas sementes e uma polpa muito carnosa e cheia de fibras. Além disso, o fruto é muito doce e tem um perfume muito bom. Por fora, o fruto tem casca verde que pode se apresentar às vezes em tons de amarelo.

O sabor da fruta é um pouco ácido, podemos comparar com o gosto do limão, por exemplo, mas é mais fácil de comê-la do que seria no caso de um limão. Os grandes admiradores do sabor da fruta são os pássaros, que adoram principalmente, quando ela está fresca.

Para o consumo como alimento, o ideal é usar o fruto da Cambuci para fazer doces em calda, sucos e geleias. Também é muito usado para fazer a aromatização de sorvetes. Uma curiosidade, é que o Cambuci também é usado como parte de ingredientes de algumas bebidas alcoólicas, como na cachaça quando é feita uma infusão e também em licores. São práticas de uso que vem de longa data.

Falando sobre o desenvolvimento da árvore, as flores aparecem entre os meses de agosto e novembro e o seu crescimento é moderado. De altura, ela pode chegar entre 3 a 5 metros no máximo e o seu tronco fica com o diâmetro entre 20 e 30 centímetros. Já as frutas aparecem entre janeiro e fevereiro.

Falando das características do terreno e clima, a árvore Cambuci gosta de ficar em solo que tenha sido muito bem adubado, prefere a temperatura mais fria, mas não tem muita dificuldade de se adaptar a outros tipos de terreno.

A planta também pode ser usada para o reflorestamento, neste caso, tanto para arborizar praças, jardins e ruas, quanto para recuperar terrenos degradados.

Fique por Dentro de Todos os Detalhes Para Saber Como Fazer o Plantio de Cambuci

  • O solo para receber essa planta deve ser muito bem adubado e é importante que tenha um bom equilíbrio de drenagem.
  • A árvore prefere o clima tropical fresco para se desenvolver melhor, apesar de suportar outras temperaturas.
  • Não existe uma área mínima para plantio de Cambuci. O seu quintal já teria o tamanho suficiente.
  • A colheita dos frutos deve ser feita nos meses de janeiro e fevereiro.
  • O preço médio de uma muda para o plantio de Cambuci é R$10. (o preço pode variar de acordo com região, tipo de comércio, entre outros fatores)
  • Se você quer fazer o plantio de Cambuci o primeiro passo é adquirir as sementes, que deverão ser cultivadas em sementeiras.
  • Você deve esperar que as mudas cresçam e tenha com altura mínima entre 20 a 25 centímetros de altura, só então, elas poderão ser transplantadas. Mas, primeiro, coloque cada uma delas plantada em um saquinho, em seguida, faça o transplante do torrão para o lugar que você quer ter a sua árvore. Espere que atinja a altura de 50 centímetros.
  • É importante que o solo escolhido para o plantio definitivo seja com equilíbrio hídrico, o que significa que ele não pode ser seco e nem menos ser exageradamente úmido. E para preparar esse terreno perfeito, ainda é necessário fazer a gradagem.
  • Com a terra pronta faça o cultivo colocando a planta isolada e se for em blocos, todas as plantas que fazem parte dele devem ser da mesma espécie. Importante lembrar que o Cambuci não pode receber sombra de outras árvores.
  • O primeiro adubo deve variar entre 5 a 10 quilos de esterco curtido. Junte a ele superfosfato, entre 50 a 100 gramas, relativo ao esterco. De ano em ano a planta deverá receber mais esterco curtido, 10 quilos. No cultivo, recomenda-se, não é obrigatório, acrescentar 250 gramas de  NPK 20-00-20, mas deverá ser dividido, uma parte no período de chuvas e a outra no período quente. Faça isso até o terceiro ano de cultivo do seu pomar.
  • Fique atento ao espaço entre as plantas: 5 x 5 entre as fileiras das plantas e das covas, 50 x 50 x 50.
  • Enquanto a sua planta está crescendo o trabalho no terreno deve continuar, ele deve ter as coroas capinadas e ele deve ser roçado. Além disso é importante fazer podas de limpeza e também de formação.  A poda serve para ter a estrutura da árvore intacta e que ele suporte o peso dos frutos.
  • A árvore não terá problema para suportar o frio e também deve ser regada, apesar de preferir o clima subtropical fresco.
  • Sobre a produção dos frutos, prepara para fazer a colheita no verão seguinte, de preferência nos meses de janeiro e fevereiro. O ideal é que a fruta seja colhida do pé quando apenas amadureceu. Pode ser que ela tenha algumas rachaduras na casa. Se ele estiver verde aperte levemente para ver se está macio, também mostra que é hora de colher.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Na minha chácara tem canbuci só o formato da fruta e diferente e redondo parece uma bolinha de gude

    sandra 25 de abril de 2014 13:06 Responder
  • A onde eu consigo mudas de cambuci

    cristianop Nicolau 29 de janeiro de 2015 14:36 Responder
  • Tenho em meu quintal um pé de cambuci, e fiquei feliz quando o vi cheio de botões que viram flores. Ela abre e cai não vingando o fruto. O que pode estar ocorrendo.

    Manuel Augusto Soares da Silva 29 de janeiro de 2015 17:26 Responder
  • Tenho pé Cambuci em um vazo começou morrer de cima para baixo q pode ser isso…

    Devanir jose pimenta 15 de outubro de 2016 9:43 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *