Frutas Típicas do Outono

Apesar de a estação do outono ser apontada como aquela em que mais consumimos tentações calóricas, juntamente com o inverno, pois esses alimentos têm mais a ver com o frio, porém, quem está acima do peso sabe que nãopode abusar das gostosuras. Por isso, é de grande importância procurar fechar a boca agora e investir mais na ingestão de verduras, legumes e especialmente nas frutas, aproveitando todas aquelas que podem ser encontradas mais facilmente no outono, para não deixar a peteca cair.

As frutas da estação são bem mais bonitas, e baratas, então consumi-las faz bem para a saúde do organismo e também para a do bolso. Há várias delas bem comuns e que podem ser encontradas em qualquer quitanda ou supermercado e seu sabor é muito agradável, diferentemente daquelas que são importadas ou que não é época de colheita.

Mas engana-se quem pensa que as frutas são aliadas somente daqueles que estão em guerra com a balança, as mesmas são essenciais para que aja um melhor funcionamento do organismo. Apresentam grande quantidade de mineiras, fibras e vitaminas e devem ser ingeridas todos os dias, mais ou menos três porções de diferentes tipos.

Logo abaixo é possível encontrar as frutas do outono mais fáceis de serem encontradas:

Pinha

Essa fruta possui uma grande quantidade de gordura poli-insaturada e monoinsaturada, tidas como gorduras do bem, pois promovem a diminuição do nível de colesterol do organismo, o LDL. Além disso, ainda contém vitamina C, sendo ideal o consumo da fruta juntamente com outros alimentos que sejam ricos em ferro, vez que a substância auxilia na absorção do mineral pelo organismo.

Na pinha ainda podemos encontrar o selênio, que ajuda no fortalecimento da imunidade do organismo, e ainda o zinco, que impede a formação de radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento antecipado, bem como contra a manifestação de doenças degenerativas. É importante não exagerar no consumo da fruta, já que ela contém médio índice glicêmico, aumentando rapidamente o nível de açúcar na circulação sanguínea.

Logo, o organismo passa por picos de insulina e rapidamente passa a ter fome. É fundamental atentar para as calorias, já que somente 100 gramas da fruta contém aproximadamente 101 calorias.

Goiaba

Aquela que possui a polpa vermelha possui grande quantidade de licopeno, uma substância que até bem pouco tempo acreditava-se que havia somente no tomate. Ela faz parte da família dos carotenoides, possuindo grande poder antioxidante, atuando na prevenção de diversos cânceres, dentre eles o de próstata.

Quando for consumir a fruta, o faça com casca e tudo, pois a mesma possui pectina, uma fibra que causa a saciedade, abrandando a insulina do sangue, fazendo com que a glicose seja ingerida com maior vagarosidade. Além disso, tem grande quantidade de vitamina C. O consumo de 100 gramas da fruta gera 68 calorias. 

Maracujá

Assim como as demais, a fruta também é rica em Vitamina C e contém muita fibra em sua casca, que quase sempre é desperdiçada. Para aproveitar essa importante fonte de nutrientes o melhor é lavar e higienizar muito bem a fruta, depois que a casca estiver completamente seca, é preciso moê-la.

O resultado disso pode ser usado como uma forma de farinha, a ser colocada sobre a alimentação, como medida para aumentar a saciedade. Como é um produto muito bom, pode ser encontrado pronto em muitas lojas de produtos naturais sob a forma de farinha. Vale lembrar que essa fruta ainda possui nutrientes que causam efeito calmante. No tocante às calorias, 100 gramas dela, também contêm somente 68 calorias.

Abacate

O abacate é uma fruta que contem uma grande quantidade de gordura monoinsaturada, sendo benéfica para o organismo, podendo ser encontrada também no azeite, ideal para manter a saúde cardiovascular. Além disso, é fonte de selênio, zinco e vitamina E, todas atuam no combate aos radicais livres.

O maior beneficio da fruta está na substância antioxidante chamada glutatinona, que faz a proteção das células contra o perigo da oxidação. Ainda que tal substância possa vir a ser produzida pelo organismo, encontra-se pronto para o uso somente no abacate.

O único problema da fruta está na quantidade de calorias, na qual 100 gramas da fruta possuem aproximadamente 160 calorias. Para obter uma dieta mais balanceada, é preciso consumir pouca quantidade da fruta. 

Caqui

Assim como a goiaba, também é fonte de licopeno, e possui índice glicêmico mais alto que as frutas comuns, sendo mais perigoso para pessoas portadoras de diabetes e ainda para aquelas que tencionam perder peso.

Para aproveitar melhor as vitaminas constantes na fruta, como a E e C, é importante consumir em sucos ou natural, mas logo depois de aberta. Além de vitaminas, ele possui grande quantidade de fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino. 100 gramas da fruta têm mais ou menos 71 calorias.

Melão

É uma fruta composta quase que totalmente de água, sendo ainda um excelente diurético por conter potássio em sua composição, atuando juntamente com o sódio na quantidade equilibrada de água no organismo. Sendo assim, ainda promove a estimulação do funcionamento do rim. Além disso, o melão ainda tem magnésio, que atua contra as infecções, e caroteno, que auxilia no processo de visão. A mesma quantidade de fruta da lista, 100 gramas, tem somente 36 calorias.

Figo

Deixando de lado o alto índice de açúcar, é uma fruta nutricionalmente fundamental para uma correta dieta alimentar. É fonte de fibras e zinco e possui antocianidina, substância responsável por dar a ela a cor roxa, sendo ainda um potente antioxidante, que previne contra o enfraquecimento das unhas e a queda de cabelo, fazendo a neutralização dos radicais livres, combatendo doenças como o diabetes. 100 gramas da fruta podem conter até 136 calorias.

Uva

A substância mais importante dessa fruta é a resveratrol, um forte antioxidante. Ele o retardamento do envelhecimento precoce, minimizando ainda o risco de aparecimento de doenças do coração e até mesmo fazendo a prevenção de doenças degenerativas, como o Alzheimer. Para conseguir todos os benefícios da fruta, o melhor é consumir a fruta com a casca, pois nessa parte é que está a maior parte das vantagens. No quesito de calorias, 100 gramas de uva contém somente 69 calorias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *