Não é novidade para ninguém que um ambiente bem decorado é bom não somente para as visitas que por ventura podem aparecer em casa, mas também para os próprios moradores que convivem grande parte do tempo em algum cômodo em específico. Além de deixar a experiência de viver em casa mais interessante a decoração pode ajudar em diversos aspectos, tais como a criatividade, além de ser um grande aliado para combater uma série de doenças psíquicas, como a depressão.
E, para que a decoração fique ainda mais diferenciada e bonita, muita gente opta por deixa-la cada vez mais natural. E, dessa maneira, a opção por flores é bastante considerada. E, não é para menos: além de deixar o ambiente mais colorido pode deixar também mais cheiroso, dependendo logicamente da espécime de flor ou planta que for escolhida para ser utilizada na decoração.
Porém, uma coisa que é muito importante para que as flores possam fazer parte da decoração é o seu preço: se a flor escolhida for a natural, a sua manutenção tem que acontecer com mais rapidez do que uma planta artificial. Dessa maneira, é importante sempre reservar um dinheiro mensal para a manutenção.
Aqui nesse artigo você irá conhecer as plantas mais baratas e as mais caras para poder manter em seu jardim. Vamos lá?
As Flores Mais Baratas x Mais Caras
Confira, agora, uma lista contendo as flores mais baratas e, também, as mais caras para serem mantidas regularmente.
Primeiramente, é importante dizer que os preços das flores está relacionado com a época onde elas são solicitadas: quando uma determinada flor está em sua época de germinação e brotamento, o seu valor é mais baixo, por conta da produção que costuma ser alta. Agora, em se tratando de solicitar essa flor em períodos onde a sua produção é mais baixa, o preço tende a aumentar muito.
A Margarida
A margarida é, talvez, uma das flores mais baratas e fáceis de se cuidar. Isso é dito justamente por causa que ela pode se desenvolver durante todo o ano. Ou seja, a sua manutenção é muito mais facilitada e justificada.
Ela não depende de muita coisa para poder se desenvolver, exigindo apenas um solo bastante nutritivo e uma rega regular para que ela possa se manter úmida (mas não muito exagerado). Suas sementes são baratas e podem ser encontradas em qualquer floricultura. Uma rápida pesquisa no Google revela que pacotes de até 200 sementes de margarida podem ser encontradas por preços que não chegam a 20 reais. Ou seja, bem acessível.
A Rosa
A Rosa é um outro exemplo de flor que também pode ser muito bem utilizada para a decoração de diversos tipos de ambientes. Porém, o mais comum é que ela seja colocada em jardins, dada a dificuldade de manuseio dela por conta do seus espinhos. Se ela ser periodicamente aparada, ela pode ocupar espaços internos sem nenhum problema. É outra flor que também têm um preço bastante chamativo, já que não compromete o orçamento e pode ser adquirida facilmente por meio de floriculturas, por preços entre 5 a 10 reais a sua muda.
Vale destacar que a rosa também consegue ser bastante flexível no que diz respeito às suas cores, além do seu cheiro bastante característico.
O Lírio
É uma planta bastante diferente das anteriores, prometendo também deixar o ambiente muito mais bonito e aconchegante para quem desejar contar com ela para a sua decoração interna. As suas mudas e sementes chegam a ser mais baratas do que as anteriores, com preços entre 5 a 15 reais. Porém, as exigências para a sua conservação são bem maiores, como a necessidade de iluminação solar constante. Porém, se o desejo é deixar o ambiente muito mais amigável para as pessoas, o lírio é uma boa opção.
E A Orquídea?
É claro que essa flor não ficaria de fora do ranking. Isso porque ela é uma das flores mais requisitadas pelos decoradores e também pelas pessoas que se interessam por plantas. Isso acontece justamente por ela ser uma planta muito resistente se criada internamente (acontecendo o mesmo se ela for criada externamente, também).
Ela é uma espécie que está presente em, praticamente, todos os continentes por ter uma certa resistência ao frio, o que permite que ela seja cultivada em locais mais gelados, mesmo sendo uma planta originalmente de locais subtropicais. Das mais de 25 mil espécies de orquídeas existentes no mundo, 500 delas estão presentes na América do Sul e, dessas 500, 350 estão presentes no Brasil.
Ela consegue ser resistente no quesito água: ela não precisa de muito pra sobreviver, podendo ficar bastante tempo sem rega adequada e, mesmo assim, se manter firme. Mas, o que realmente chama a atenção na orquídea é a sua beleza, na qual suas flores são muito delicadas e de cores que realmente fazem a diferença quando são colocadas como enfeite.
Porém, o que realmente pesa em se tratando da orquídea são os seus preços: uma muda de orquídea não sai por menos de 30 reais. E, as orquídeas já crescidas costumam custar quase o dobro disso. Ou seja, ela irá causar um certo impacto no orçamento para quem desejar ter sempre á disposição uma planta tão bela quanto a orquídea.
Flores São Sempre a Melhor Opção Para Ambientes Internos?
Nem sempre as flores se traduzem em ótimas opções para decoração. Isso é dito por conta de que existem outras opções naturais que também podem compor a decoração de um ambiente. Um exemplo disso são as plantas que não originam flores, popularmente conhecidas como “folhagens”. Um exemplo disso é a ráfia, que está fazendo um tremendo sucesso para a decoração de ambientes interiores, dando um toque muito charmoso.
Outras plantas também costumam ser bastante solicitadas para serem colocadas em interiores, como o pingo de ouro. Porém, algumas costumam ter cuidados maiores do que as flores. Ou seja, se a intenção com as plantas é não ter muito trabalho, é melhor repensar e pesquisar para ver se não existirá um trabalho extra para poder manter as plantas. Talvez, o trabalho seja até dobrado em relação às flores.