O Brasil é um país bastante diversificado no que concerne a meio ambiente e vegetação. Contamos com diversos tipos de vegetação e uma que merece destaque com certeza é a Mata Atlântica. Uma vegetação que segue por uma parte significativa do litoral brasileiro. No momento está presente numa área de cerca de 100 mil quilômetros quadrados.
Devido a sua intensa biodiversidade é uma das florestas tropicais mais importantes do planeta. Contudo, essa formação vegetal está passando por um momento delicado em que se encontra em processo de extinção. A extinção da Mata Atlântica começou com a chegada dos portugueses em 1500, pois foi nesse momento que teve início a extração sem precedentes do pau-brasil, uma das principais árvores dessa floresta.
Hoje em dia existem ainda mais problemas que despertam a preocupação de quem deseja defender a biodiversidade dessa floresta. Dentre os principais problemas que a Mata Atlântica enfrenta estão o corte ilegal de árvores, a poluição do meio ambiente e a degradação das áreas verdes. A seguir vamos apresentar algumas plantas que fazem parte dessa floresta incrivelmente diversa.
Plantas da Mata Atlântica
Guapuruvu
Uma curiosidade a respeito da Guapuruvu é que se trata de uma planta de origem mexicana. No Brasil o Guapuruvu é encontrado na Mata Atlântica e pode ser encontrada com grande facilidade ao longo da floresta da Bahia ao Rio Grande do Sul. Também chamada de Ficheira pode ser vista em áreas urbanas da cidade de São Paulo como o Parque Ibirapuera e o Parque da Aclimação. Uma árvore que se desenvolve muito rapidamente e é uma das árvores de maior porte do país tendo entre 10 e 20 metros de altura.
Jequitibá Rosa
O nome científico da árvore conhecida como Jequitibá Rosa ou Jequitibá Vermelho é Cariniana legalis e ela faz parte da família Lecythidaceae. Uma árvore bastante imponente que pode chegar a ter mais de 50 metros de altura e o seu diâmetro pode chegar a um metro. As suas flores são brancas e as folhas do tipo permanentes, o florescimento dessa árvore frondosa acontece nos meses de dezembro e janeiro.
Orquídea
A Orquídea é uma espécie que se destaca dentre as pessoas que gostam de flores. Diferentemente do que se pensa a Orquídea não é uma planta parasita e sim epífita, ou seja, ela se abriga sobre árvores, mas não extrai nada das mesmas. As raízes dessa planta são aéreas para que elas possam se fixar nos troncos ou galhos das árvores. As Orquídeas buscam um lugar que tenha sombra e umidade que lhes ajude a sobreviver e se desenvolver.
Quaresmeira e o Manacá
Apesar de serem plantas existentes em todo o Brasil, a Quaresmeira e o Manacá, são características dessa formação vegetal. A família dessas plantas é a Melastomataceae e são nativas da Mata Atlântica. Uma família que conta com diversas espécies inclusive ervas pequenas e árvores de pequeno e médio porte.
Palmito-Juçara
A principal característica da Palmito-Juçara é precisar de um ambiente úmido para se desenvolver. O seu clima preferido é o quente e úmido, motivo pelo qual pode ser encontrada em florestas pluviais. É possível encontrar espécimes dessa planta higrófila na bacia do Paraná em particular nas matas ciliares.
Manacá da Serra
Uma planta com um belo visual ornamental, contudo, o Manacá da Serra também pode ter a sua madeira usada para construções. A árvore tem como nome científico Tibouchina mutabilis e faz parte da família Melastomataceae. É possível encontrar essa árvore na região que vai do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul por toda a floresta da Mata Atlântica.
Pau-Ferro
Essa planta é encontrada com facilidade na região que vai do Piauí a São Paulo em especial na floresta pluvial que faz parte da Mata Atlântica. O nome científico do Pau-Ferro é Caesalpineae férrea. Uma espécie que tem boa parte de sua dispersão feita por animais principalmente roedores pequeninos. Gosta de clima quente e úmido.
Embaúba
As Embaúbas se caracterizam por terem folhas bastante grandes e de um tom de verde claro na parte de cima e de verde prateado nas partes inferiores. Essa árvore pode ser encontrada tanto na Mata Atlântica como em outros pontos do país. A árvore possui flores pequeninas que se juntam em formas que lembram espigas, os frutos da Embaúba se desenvolvem dentro dessas falsas espigas servindo de alimento para vários animais da fauna da Mata Atlântica.
Cedro
A planta que faz parte da família Meliaceae tem como nome científico Cedrela fissilis. Uma planta que está presente em todo o território nacional, mas que se concentra em maior quantidade na região do Rio Grande do Sul a Minas Gerais na floresta semi-decídua Atlântica. Esse tipo de planta é encontrado nas florestas do tipo abertas ou então em campos que possuem clima úmido e quente. O melhor solo para o Cedro é aquele que tem boa drenagem.
Cássia
A Cássia é uma árvore ornamental que se destaca dentre as demais desse tipo por ter flores espetaculares com um tom de amarelo bastante vivo e que formam cachos. O verde intenso da folhagem dessa árvore faz um lindo contraste com as suas flores amarelas.
Sibipiruna
Uma árvore que impressiona por seu tamanho e por ser frondosa, o seu nome científico é Caesalpinia peltophoroides. Trata-se de uma espécie que pode ser encontrada com mais facilidade ao longo do litoral da Bahia ao litoral do Rio de Janeiro. A principal característica da Sibipiruna é ter uma quantidade bastante grande de flores. Essa árvore chegou ao Brasil através de D.João VI que a incluiu dentre as plantas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Pau-Brasil
A árvore que deu nome ao nosso país foi a principal e mais lucrativa descoberta dos portugueses nas nossas terras. O Pau-Brasil foi descoberto em nosso território pelo português Américo Vespúcio em 1.501. Os portugueses vislumbraram a possibilidade de obter muito lucro com a terra que haviam acabado de descobrir. Atualmente, a árvore se encontra quase extinta havendo bem poucos espécimes de Pau-Brasil.
As plantas da mata Atlântica certamente são as mais variadas de todo o mundo, já que mais de 25 mil espécies comportam toda a fauna local, a maior diversidade em todo o mundo. A beleza e raridade das plantas são diferentemente avaliadas, e a cada nova pesquisa são abordados temas variados, com a presença e classificação de todas essas plantas tipicamente brasileiras.
Podemos encontrar plantas bem características e que fazem parte dessa fauna tão rica e poderosa, como nenhuma outra é capaz de ser igual.
Jequitibá – Manacá-da-Serra – Jacarandá
Jequitibá: O jequitibá é uma árvore de grande porte, tanto em altura quando em circunferência do tronco. Seu nome vem do tupi e significa gigante da floresta, palavras que a descrevem muito bem, pois a árvore é considerada uma das maiores do Brasil.
Manacá-da-Serra: Também conhecido como flor-de-quarema, é uma das primeiras árvores da Mata Atlântica. Pode chegar a 12 metros de altura e o tronco cerca de 30 cm de diâmetro.
Jacarandá: Trata-se de uma madeira bastante valorizada e que tem sido explorada desde os períodos do Brasil colônia. O Jacarandá pode atingir até 25 metros de altura e o seu tronco pode chegar a um diâmetro de 80 cm.
Maçaranduba – Caviúna – Pau-Brasil
Maçaranduba: Trata-se de uma árvore nativa do Brasil e também do México. É uma espécie que está na lista das ameaçadas de extinção e sua situação é considerada como crítica. É também conhecida como abacateiro-do-mato.
Caviúna: É uma árvore leguminosa que é frequente em pastagens. Floresce entre os meses de outubro e dezembro. Começa a se reproduzir com cerca de 10 anos.
Pau-Brasil: Outra árvore leguminosa, foi ela que deu origem ao nome do Brasil. Pode alcançar de 10 a 15 metros de altura, tem um tronco reto e suas flores são amarelas com uma pequena parte em vermelho.
Outros exemplos:
- Xaxim
- Palmito
- Paineira
- Figueira
- Angico
- Ipê-rosa
- Bromélias
Vídeos das Plantas da Mata Atlântica
Posts Relacionados
Confira nossos post com dicas de plantas nativas da Mata Atlântica adaptadas para jardim, essa é uma forma de ter um pouco da nossa natureza na sua casa. Saiba como compor uma sementeira para transplantar as suas plantas para vasos, jardins, etc. Entenda como você estará colaborando com a proteção da flora do Brasil fazendo isso.
legal
legal de mais
otimo o blog
pessim
isso é nogento nunca vi alguma coisa tao, tao retardada
meu filho vai tirar 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000,000
kkkkkkk…. nus td isso já é de+ mais 10 pod até ser
pra vc acha isso vc deve ser mtooo idiota
vc e muito idiota
que coisa feia
eu acho q vou tira 10.amei o site indico pra todo mundo
eu acho q vou tirar 10
eu disse isso pro iago viu gente
Nuuus muito bom esse site gosti……..kkkkk
mentira
vcs sao horriveis pq eu quero outra coisa que eu apertei
que llllllleeeeeeeeeeegggggggaaaaaaaaaaaaaaallllllllllllllllllllll cara
sato de mais
isso e chato todo mundo que comentou e indiota
Muito interessante to fazendo um trabalho sobre issso
Esse troço só tem coisa que eu já sei!!!!
mas eu nao sei
iago voce e muito bobo.
idiotas
mt lindos (a) essas plantas
O site é interessante gostei dos exemplos dados…gosto muit de árvores que florescem!….quanto aos outros comentários. ..acredito que foram feitos por crianças sem educação. ..e com a mente extremamente fechada e poluída. ..se não tiverem nada de construtivo a escrevem…Não comentem!
Achei o site muito bom e interessante!!!
concordo plenamente
Isso me ajudou bastante com a minha pesquisa, gostei do Blog mas respeito quem não gosta e de quem gosta. Prefiro não arranjar brigas.
Achei o site muito bom, legal e interessante!!!!
me ajudo muito
ajudou muito minha pesquisa escolar 🙂
me ajudou bastante na pesquisa escolar
uMA BOSTA TO DE BRNKS 🙂
eu gostei me ajudou muito
EU ADOREI ESSE SITE PORQUE TINHA COISAS QUE EU NAO SABIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!