Quando se fala em gramado, geralmente se pensa em campos de futebol, no entanto são inúmeras as pessoas que em suas residências ou casas de campo possuem um gramado compondo a decoração do ambiente.
Isso ocorre, pelo fato das pessoas gostarem de ter a vida e o verde das plantas próximas de si, além do mais, as gramas combinadas com outras espécies vegetais transmitem vida e ajudam a dar ao local um ar de maior claridade ao local, realçando todo o local.
As gramas são utilizadas na composição de pradarias e pastagens, e alguns tipos servem de alimento para algumas espécies animais.
Devido ao fato dos gramados terem importância no aspecto ornamental e até mesmo alimentício para os animais, ter um gramado verde e bonito é o sonho de muitas pessoas que cultivam alguma espécie gramínea. Inclusive, a composição de jardins com gramados, preferencialmente uniformes, densos, saudáveis e bonitos tem sido bastante requisitadas a decoradores e paisagistas.
No entanto, nem sempre é algo fácil manter o gramado sempre verde, bonito e saudável, pois apesar de realizarmos o plantio e a manutenção de forma periódica, existem pragas, doenças e outras situações que colocam em risco: o vigor, a saúde e a beleza dos gramados.
Portanto, é importante que as pessoas que cultivem um gramado procurem conhecer todas as informações possíveis, de forma que conheça os sinais que existe algum problema com o gramado, como por exemplo: crescimento difícil, a grama com manchas, a grama se encontra amarela ou com aparência de queimada.
Situações e Condições que Tornam o Gramado Doente
De uma maneira geral, as doenças e pragas se manifestam e são mais fortes quando o gramado não está sendo bem nutrido, está sofrendo com a umidade excessiva e estarem sendo feitas podas que deixam as gramas muito baixas.
Outra situação que pode levar o gramado a ficar fraco e acabar com as reservas de nutrientes da grama é a realização de podas e cortes com bastante frequência. Por isso os especialistas recomendam que a poda não deve ser realizada quando a grama se encontrar muito alta para que as folhas não sejam machucadas e nem possam ser criados pontos com falhas, pois isso acaba tornando a grama mais vulnerável e suscetível a pragas e doenças.
Outro grande causador de problemas, principalmente doenças para os gramados são os fungos, que geralmente causam a formação de locais marrons ou amarelados na grama e chegam a crescer e evoluir, criando pústulas mais escurecidas. É necessário que a pessoa que cultive a grama intervenha e tome os cuidados necessários, pois a incidência dos fungos pode levar o gramado e sua folhagem à morte total.
Portanto, para que seu gramado se mantenha forte, vigoroso, verde e saudável é importante que sejam tomados todos os cuidados com relação a adubação adequada, a irrigação correta e a poda no momento apropriado. Além disso, é importante que antes de implantar um gramado, o solo seja preparado adequadamente, passando por um processo de descompactação.
É importante também que seja feito o controle das ervas daninhas, mas é necessário muito cuidado na aplicação de herbicidas, pois estes podem causar danos aos gramados.
Por isso, para manter o gramado sempre verde, sem a incidência de pragas e doenças, é importante que seja mantido o equilíbrio das condições ideais do cultivo dos gramados – a adubação, a rega e a poda.
O Que Fazer Quando o Gramado Está Doente?
Apesar da tomada de inúmeros cuidados, os gramados podem ficar doentes e com aquele aspecto de queimado ou amarelado. E para resolver esse problema, é necessária a adoção de ações para corrigir o gramado que se encontra doente e recuperar o vigor, beleza e cor.
Muitas vezes, o uso de fungicidas naturais conseguem trazer bons resultados quando utilizados de forma correta, no entanto, os fungicidas sintéticos ou químicos apresentam um resultado mais rápido no tratamento das pragas e doenças.
Cuidados a Serem Tomados com o Gramado
Para se ter uma grama verde e bonita, sem aspecto de queimado ou manchas amareladas, é necessário realizar a manutenção preventiva: fertilizar, podar, irrigar e controlar o surgimento de pragas e ervas daninhas.
Manter o gramado verde, com textura bonita e uniforme é o que mais deseja as pessoas que cultivam um gramado, por isso são necessários tomar uma série de cuidados para que a grama fique sempre bonita, forte e saudável:
a) O gramado é uma espécie vegetal que não tolera a passagem de muitas pessoas sobre ele, por isso deve ser evitado o transito constante de pessoas sobre a grama;
b) Procure manter o solo do gramado sempre no mesmo nível;
c) Nos locais em que existir fluxo intenso de pessoas, coloque pedras ou pedaços de troncos de arvores, como forma de isolar o gramado e manter a grama bonita e homogênea sem ser pisada pelas pessoas;
d) Realizar o corte ou a poda de maneira correta e no tempo certo, dessa forma o gramado se torna mais forte e resistente. O tempo para realizar o corte do gramado vai variar de acordo com o tipo do gramado, o período do ano, a temperatura e o clima, o estado nutricional e a utilidade da grama. Quando se demora em demasia para cortar a grama, geralmente ela fica com aspecto de queimado, no entanto tome cuidado com o excesso, pois cortar demais a grama acaba prejudicando o seu vigor;
e) De uma maneira geral, uma grama terá um crescimento maior com a combinação do tripé: maior fertilização, maior rega e maior temperatura, com isso existirá maior ocorrência de podas;
f) Quando a poda de um gramado é feita de maneira correta, as raízes da grama penetram com mais força o solo, tornando a grama mais forte e bonita;
g) Mantenha as ferramentas (aparadores) muito bem afiados, pois os equipamentos “cegos”tendem a facilitar o surgimento de doenças e pragas;
h) Irrigue a grama diariamente no fim da tarde, quando o sol está mais frio, o que evita da grama ser queimada pela força do sol;
i) Se na época chuvosa o gramado estiver amarelado ou com aspecto de queimado, isso pode ser sinal da existência de fungos, por isso deve ser identificado para aplicação do fungicida correto;
j) Anualmente deve se cobrir o gramado com uma pequena e leve camada de terra, para que a grama fique nivelada e conquiste um vigor novo;
Nota-se que a grama esmeralda é muito suscetível de fungos.
No período do inverno é muito acentuada a cor amarelada.
Em algumas partes a grama fica como se fosse queimada.
Qual a solução?