Flores Naturais na Decoração

Muito admiradas tanto no Ocidente quanto no Oriente, os primeiros arranjos de flores surgiram de uma tradição indiana, embora tenham se tornado tradicional no Japão, lá pelo século VI. No inicio o uso destes arranjos era restrito as oferendas e eram também usadas as flores naturais na decoração dos templos budistas onde era dada uma grande importância ao fato de que os arranjos fossem simples e harmoniosos.

Vinda para o Ocidente

Esta foi uma arte que juntamente com a cultura japonesa se expandiu pelo mundo e chegou então ao Ocidente, onde essa influencia foi muito bem recebida, pois aí a cultura de uso de flores já se fazia presente e as flores pois era objeto de decoração. Os antigos de Roma as usavam para decorar os salões de festas. Na Idade Media quando o significado das flores começou a ter importância, foi então que os buquês começaram a se tornarem populares e usados em cerimônias de casamentos.

A popularidade de hoje

Se antes as flores eram ainda usadas somente em eventos mais importantes, atualmente seu uso aumenta cada vez mais sejam em presentes com flores e bebidas, sejam para ornamentar a casa onde as flores em vasos são muito usadas, enfim em todos os tipos de decorações nos mais variados ambientes dos mais formais como consultórios, escritórios, ou naqueles ambientes de casa onde a intimidade e informalidade devem dar o tom. Na verdade somente as flores já se encarregam de dar um belíssimo toque na questão da decoração onde a opção por flores plantadas ou arranjos vai depender somente do ambiente e das pessoas que vão habitar o local. Seja como for elas tem o dom de combinar beleza e elegância conferindo um toque mais do que especial a qualquer lugar.

Cuidados com o uso de flores naturais

Quando formos fazer uso de arranjos de flores naturais na decoração da casa ou do escritório temos de ter muito cuidado com o tipo que iremos usar, levando em consideração o ambiente que estamos querendo decorar. Se estivermos querendo um arranjo para o escritório o mais indicado seriam os lírios cujos tons são discretos. Se as flores em vasos são para o quarto de dormir o cuidado deve ser com os perfumes fortes que não é recomendado. Já o arranjo para a sala pode ser mais livre, mas devemos lembrar que este deve ser preservado de vento, porém em local arejado. Cozinha e sala de jantar optem por flores que não soltem pólen. Quando as flores a serem escolhidas forem para locais fechados como é o caso dos lavabos escolha as espécies de acordo com sua menor necessidade de luz dando preferência para as que não precisam que os raios solares incidam diretamente sobre elas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *