Como Fazer Kokedama com Orquídeas?

Não é novidade para ninguém que estar entre plantas e animais é muito bom para a nossa saúde. E, também, não é novidade para ninguém que o excesso de concreto ao nosso entorno é um verdadeiro mal ao nosso bem estar e à nossa saúde mental. Por conta disso, muitos especialistas recomendam que nós tenhamos perto de nós exemplares de plantas ou animais, por fazerem o nosso ambiente ficar mais aconchegante.

No Brasil, o mais comum é que as pessoas morem em apartamentos, por conta dos valores ainda altos praticados para a compra de imóveis. E, como nós bem sabemos, os apartamentos costumam ser pequenos, não sendo muito espaçosos para fazer coisas mais extravagantes em termos de colocar coisas de grande dimensão em seu interior. Por conta disso, muitas pessoas preferem ter plantas, até por questão de praticidade, pois precisam ter um pouco menos de atenção e não consomem muitos recursos, além de serem “imóveis” e não causarem transtornos aos vizinhos.

E, uma das plantas escolhidas para poderem fazer parte da decoração é, sem dúvida, a orquídea. Isso porque elas tem uma beleza singular, que faz com que seu uso seja muito requisitado pelos decoradores, que acreditam que essa é uma forma de harmonizar um ambiente muito castigado pelos elementos não naturais.

Kokedama com Orquídea Roxa

Kokedama com Orquídea Roxa

E, nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as orquídeas, bem como, também, como fazer um Kokedama com elas. Vamos lá?

As Orquídeas

As orquídeas são flores que pertencem, na natureza, a uma das maiores famílias de plantas de todo o ecossistema existente. Uma de suas características bastante conhecidas é a possibilidade de ter várias formas, tendo a capacidade, também, de aparecer em praticamente todo o globo, em exceção do continente da Antártica, por questões óbvias.  Por conta de suas formas e grande variedade de cores, as orquídeas são flores que passaram a ser muito requisitadas para serem utilizadas como presentes às demais pessoas e, também, servir como decoração interna.

O apreço pela orquídea ser uma planta para decoração repousa muito também por conta de sua fácil adaptabilidade aos diversos tipos de ambientes. Na natureza, em seu estado selvagem, ela é encontrada sob as árvores, já que o substrato delas é utilizado pelas orquídeas para se fixarem e receberem a luz solar.

Já no caso do alimento, através de suas raízes, elas reciclam o material orgânico que cai da própria árvore, o que promove uma reciclagem orgânica. Muitos podem achar que a planta se encaixa na categoria de parasita, mas não é bem isso que acontece, não. Ela é epífita, por se aproveitar dos restos orgânicos que caem da árvore e que já fora explicado antes.

Kokedamas Feitas com Variadas Espécies de Orquídeas

Kokedamas Feitas com Variadas Espécies de Orquídeas

Uso

As espécies de orquídea são, majoritariamente, utilizadas para fins de decoração, sendo poucas as espécimes que são empregadas para outros fins. Um exemplo disso é a orquídea vanilla, que dá origem a um dos flavorizantes alimentícios mais conhecidos de todos: a baunilha, que é utilizada para poder dar sabor a biscoitos, bolos, doces, enfim. Não se sabe ao certo porque somente poucas espécies de orquídeas são utilizadas como condimentos para os alimentos, mas alguns acreditam que é por causa do seu alto preço de comércio.

Como já dito anteriormente, a Orquídea é uma planta que possui um grande número de espécimes. Só na América do Sul, existem mais de 350 tipos, no qual o país sul americano da Colômbia é o país com a maior diversidade de orquídeas de todo o continente.

As Orquídeas e a Extinção

E, embora tenha uma grande presença em todo o planeta, a orquídea é uma das plantas que corre um sério risco de extinção, por variados motivos, que incluem a coleta irregular de espécimes de seus habitats naturais, bem como, também, as diversas ações destrutivas do ser humano nas florestas. Só que, uma vantagem observada na orquídea é que a sua recuperação pode ser bastante rápida, já que o fruto dela pode chegar a ter milhares de sementes, o que facilita e muito a polinização no território escolhido. Em comparação, recuperar essa espécie de planta é infinitamente mais fácil do que um animal, por exemplo.

Apesar de ser muito encontrada nos substratos de árvores, a planta pode ser achada, também, em vários tipos de ambientes, como as campinas e savanas (ou seja, em locais de baixa vegetação). No caso, o importante para o seu crescimento é a disponibilidade de luz solar.

Kokedamas Penduradas

Kokedamas Penduradas

A história do uso da orquídea já vem de muito tempo, tendo sido utilizada no passado como ingredientes especiais de poções, afrodisíacos, entre diversos outros tipos de receitas, já que se acreditava que a flor possuía diversos tipos de benefícios ao organismo. Dez séculos antes do nascimento de Jesus Cristo, na China Antiga, a flor já era descrita e estudada.

Inclusive, a Vanilla que foi citada anteriormente foi uma espécie de orquídea encontrada na América, e que, depois de levada para a Europa, passou a ser utilizada como um condimento que é hoje aplicado em escala industrial.

Como Fazer Kokedama Com Orquídeas

Um kokedama nada mais é do que a junção de musgo com flores, ou seja, é uma bola de musgo, literalmente. Utilizando os próprios musgos para poder fazer uma planta apenas com as flores no meio para poder dar um toque ameno no verde, se transforma em um belo arranjo floral, marcando uma boa presença.

Além disso, por conta do musgo conseguir concentrar umidade, a sua rega é bastante facilitada, o que permite muito que esse arranjo fique internamente, se assim você preferir.

O musgo, inclusive, é uma das plantas mais fáceis de se adaptar em um ambiente. Comumente encontrado em locais úmidos, consegue se proliferar rapidamente, tendo alguns cientistas afirmado que a planta é uma das mais importantes para o estudo da vida, por, talvez, ela ter sido a forma de vida mais primitiva a chegar por aqui.

Para aprender como fazer o seu arranjo, siga esse tutorial.

Lindas Kokedamas Feitas com Orquídeas Brancas e Roxas

Lindas Kokedamas Feitas com Orquídeas Brancas e Roxas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *