Rosa de Jericó e Suas Características

Rosa de Jericó e Suas Características

1)Conhecendo a Rosa de Jericó

A rosa de jericó, com nome cientifico (Selaginella lepidophylla) é uma flor encontrada em ambientes áridos pelo mundo, principalmente em desertos e também é chamada por muitos como flor da ressurreição. Uma espécie de de “outlier” do mundo das rosas, onde a maioria são coloridas nos mais diferentes tons, com características delicadas ao toque, e encontradas em região de clima temperado, a rosa de jericó pode ser vista em algumas regiões da América Central, e no Oriente Médio. Essa flor tem muitos significados subjetivos, que são atribuídos às mais diferentes crenças, e vem carregada de misticismo. O nome Jericó, indica que a flor foi notificado inicialmente na região de Jericó, na Palestina.

A planta da ressurreição no Brasil pode ser encontrada em algumas lojas de flores, espalhadas pelo país e em muitas lojas online , principalmente no Mercado Livre. A principio, ela fica fechada, lembrando muito um coco descascado. Com o desabrochar desta planta, ela se espaça, e vai criando ramificações, fazendo com que a circunferência original se torna uma espécie de tapete, da mesma cor inicial. Com o passar do tempo, a rosa de jericó adquire coloração esverdeada, e sua beleza finalmente fica completa. Pode aparecer variações roxas do meio para o fim do galho da planta. Durante o processo de abertura da bola, as sementes internas se soltam e germinam. Se durante o processo de crescimento a planta não tiver água, ela até se desenvolve, porém com um aspecto fosco e seco. Ao entrar em contato com a água, começa a esverdear e adquire uma aparência linda e saudável.

2) A Mística da Rosa de Jericó

São muitas as associações subjetivas realizadas com a rosa de jericó. Uma das mais importantes é a utilização dela na aromaterapia, em que ela é utilizada para atrair coisas muito desejadas como uma situação financeira , ou então um pouco mais de harmonia para o lar, e afastar todos os pontos de inveja instalados ao nosso redor. A aromaterapia ressalta que algumas subjetividades podem ser eliminadas a partir de um trabalho de sensações possíveis de percepção ao tato e ao olfato (acompanhado de música ou silencio). Existem inclusive orações que são realizadas para a própria divindade da rosa de jericó. Essa oração pode ser realizada para atrair principalmente paz e dinheiro.

Muitas pessoas plantam a rosa de jericó, e jogam dinheiro no vaso para impulsionar o crescimento da vida financeira daquela casa. Tida como possuidora de um grande poder, de transformar energias negativas em positivas, para muitos tem a capacidade atrair até amores e saúde. A seguir veremos alguns trabalhos caseiros que servem para equilibrar a vida em alguns quesitos.

2.1) Retirando a Inveja: Inserimos a Rosa de Jericó em um recipiente com água em seu interior, a ponto de que as raízes fiquem encobertas pela água, mas as suas folhas continuem respirando. Os horários mais adequados são as 9 e as 15. A duração deve ser exatamente de 3 dias, e o horário a ser retirada a rosa, deve ser pontualmente o mesmo em que ela foi inserida. Durante todos os dias, para complementar a o ritual, deve ser feita a oração da rosa de jericó, que pode ser encontrada com qualquer pesquisa online.

2.2) Obtendo Dinheiro : Para conseguir dinheiro usando a rosa de jericó, o procedimento consiste em inserir a flor em um vaso bem grande, cobri-la quase que inteiramente por água, e colocar  lá dentro 5 moedas que estejam vigentes na circulação monetária do país em que você está. O ritual pede que a oração da rosa de jericó seja realizada diariamente, a medida que a flor e as moedas ainda estejam dentro do vaso.

3) Cuidados e Cultivo da Rosa de Jericó

A rosa de jericó é uma flor típica de regiões extremamente quentes do Oriente Médio e afins, e os cuidados necessários, devido a esta condição de origem, são um pouco mais simples que muitas outras plantas.

Cultivo da Rosa de Jericó

Cultivo da Rosa de Jericó

O cuidado básico e essencial, consiste em trocar a água do recipiente que ela está inserida. A principio, a planta deve ser inserida em um vaso ou em um prato que seja bem fundo, e juntamente a ele, coloque água também. Deve ser estabelecido um horário, durante o dia, em que a água deve ser trocada (para que se torne uma rotina a troca de água) a cada dois dias. Duas vezes por ano, num período de 6 em 6 meses, a planta deve ser retirada deste vaso com água e colocada em um ambiente que tenha sol, fazendo-a secar. Lembrando que esta secagem deve se estender até que a rosa de jericó esteja completamente seca e sem sinais de umidade. Depois que o processo de secagem acabar, a planta deve ser recolocada na água.

O ideal é sempre manter a água limpa, e a medida que a planta acumular impurezas , o que é natural, deve se retirar e lava-la de modo que a sua aparência continue límpida. A água utilizada deve ser escolhida com cuidado, para que não seja usada a típica água de torneira com muito cloro, o que pode afetar verdadeiramente a cor e a vibração da planta.

4) Rosa de Jericó e Onde é Encontrada

Como já dito anteriormente, não se encontra rosa de jericó em lugares típicos de outras flores, ou até mesmo de outras rosas. O cultivo até pode ser feito em lugares que não propiciam o seu desenvolvimento total, porem quando ela se abre e se espalha pelo substrato, a sua coloração não será tão verde como nas regiões apropriadas.

A rosa de jericó pode ser encontrada em muitos desertos, mas os lugares mais populares são:

4.1)Deserto de Alexandria: A  flor da imortalidade pode ser encontrada aqui. Localizado no Egito, é a cidade mais populosa depois da capital Cairo. Tem o maior porto do país, e é um dos pontos mais especulados por turistas. Alexandria em si é uma cidade muito bonita, o deserto de encontra na chamada “ estrada do deserto” que liga Alexandria ao Cairo, em um trecho de 220 km.

4.2) Mar Vermelho e seus Afluentes: Ao longo dos afluentes do Mar Vermelho também se encontra sem muito esforço essa flor. Um dos afluentes é rio Nilo, e este juntos se estendem por grande parte do Oriente Médio. Além disso, estes trechos estão constantemente presentes na narrativa Bíblica, inclusive no Antigo Testamento quando Moisés abre o Mar Vermelho.

4.3)América Central: Evidente que não são encontradas rosas de jericó somente no Oriente Médio, mas o único lugar fora de lá que essas flores são encontras naturalmente é na América Central. Ao longo deste istmo que tem um clima propenso ao crescimento das rosas de jericó, podemos encontrar a flor em países como Nicarágua, Honduras e El Salvador.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *