Sementes Medicinais

A medicina caseira é uma constante na vida de todos,  seja um chazinho quando o resfriado vem chegando, seja uma receita de xarope que a sua vó lhe passou de geração em geração, não é difícil encontrar casos, e exemplos não faltam.

As sementes ocupam um espaço especial neste tipo de medicina caseira, pois elas são usadas não apenas como remédio contra os males que agridem o corpo, mas também como formas de prevenção de tais doenças.

Sementes de uva, de linhaça, e de vários outros vegetais são usadas como formas de enriquecimento de alimentos, de fibras, e em combinações que prometem fazer as pessoas emagrecerem.

Também em pesquisas no ramo de farmacêuticos, as sementes vêm ganhando lugar cada vez mais, como fontes de pesquisa e também de uso medicinal.

O importante na hora de se pensar em recorrer a um remédio caseiro, feito com sementes medicinais, é que ele deve ser tratado como paliativo, como um complemento ao remédio principal, e nunca ser tomado como principal forma de cura de alguma doença, ou tratamento de algum caso mais grave.

Sementes Medicinais

Sementes Medicinais

É preciso também ter o conselho de um médico responsável e competente em cada tratamento, e também é primordial que ele seja informado sobre a ingestão de quaisquer tipo de infusões, tinturas, chás e similares tomados pelo paciente. Mesmo que seja apenas um chazinho, os componentes básicos estarão ali e podem influir no resultado final do tratamento.

Para aqueles que tomam todos estes cuidados, sempre dá para dar um jeitinho de se ter uma horta em casa e tomar conta de suas próprias sementes medicinais. Para aqueles que não têm espaço, potinhos na soleira da janela sempre foram um bom truque para flores, certamente as sementes medicinais também podem ter um lugar ao sol ali.

O importante é saber exatamente o que se está tomando ou mesmo cultivando, para que serve, e quais seus efeitos reais. Pesquise antes de apenas seguir o conselho de tomar uma semente ou outra, e tenha a certeza de que isso não irá prejudicar seu organismo ao invés de ajudá-lo. Caso alguma reação seja tida através destas sementes – e essa reação seja negativa – procure um médico responsável imediatamente e informe exatamente tudo o que tomou, e com o que, pois cada detalhe pode fazer a diferença.

Nunca administre estes chás de sementes ou similares a crianças sem consulta a um pediatra, e mantenha as sementes longes de animais de estimação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *