Plantas Ornamentais De Jardim

O jardim representa um grande prazer para quem escolhe cultivar plantas como um hobby ou mesmo com efeito de decoração do lar. Contar com grande variedade de opções de flores e plantas é um desejo inerente de quem está começando na tarefa de criar um jardim. Além de atenção e carinho o jardim precisa de algum conhecimento por parte do jardineiro para fazer as escolhas mais assertivas de plantas.

Escolha das Plantas Certas

Para que o seu jardim se torne um espaço legal e que corresponda as suas expectativas você deve escolher as plantas corretas para cada ambiente. O primeiro passo para fazer uma escolha assertiva é determinar qual será o seu objetivo com o jardim. Pense se você quer um jardim com muitas flores ou então um jardim que conte com plantas ornamentais. Será que você prefere cultivar legumes ou ervas aromáticas?

Quando você tem bem clara essa definição em mente se torna mais fácil escolher o local em que o jardim irá ficar e quais as plantas que irão compor o espaço. É importante que o jardim que você irá criar converse com o restante da sua casa e estilo de vida. Ter um jardim significa ter um espaço que demanda cuidados e que você se dedique.

Flores

Se você chegou a conclusão de que deseja contar com flores em seu jardim precisa aprender a fazer a diferenciação entre flores do tipo perenes – que tem seu período de floração curto, mas que acontece todos os anos sem que seja necessário plantar novamente – flores do tipo anuais – aquelas que precisam ser replantadas anualmente, mas que em contrapartida tem floração durante o verão todo.

Os jardineiros de primeira viagem pode parecer um tanto complicado fazer tantas escolhas, a dica é começar com um jardim pequeno e ir aos poucos conhecendo melhor o terreno. Conforme for adquirindo experiência com jardinagem pode ir expandindo o pedaço dedicado ao seu jardim. Tudo depende de como você se relaciona com esse trabalho.

Plantas Ornamentais

As plantas conhecidas como plantas ornamentais são aquelas cujo cultivo se deve especialmente por sua beleza. Esse tipo de planta costuma ser empregada na arquitetura para decorar interiores e também pelo paisagismo nos espaços externos. Acredita-se que desde o começo da humanidade espécies ornamentais eram usadas com fim decorativo como o lírio-branco que ficou registrado nas pinturas da Civilização Minoica. Trata-se do registro mais antigo que se tem do cultivo dessa espécie.

Opções de Plantas Ornamentais Para o Jardim

Avenca (Adiantum sp)

Basicamente as avencas são samambaias do tipo perenes que possuem rizomas e folhagem bastante delicada que podem chegar a medir entre 30 e 40 cm de altura. Uma planta muito usada na decoração de interiores e também em jardineiras uma vez que deixa os ambientes em que é inserida com mais leveza. Uma das suas características de algumas variedades é ser variegadas, ou seja, com manchas.

Cuidados com Avencas

Normalmente esse tipo de planta tem o seu cultivo feito em vasos e sua adaptação se dá melhor em ambientes que tenham entre média e elevada luminosidade em especial locais que tem luz indireta, ou seja, sem o sol direto. São plantas que suportam bem áreas com pouca luminosidade e que tem tendência a ter folhas abertas.

O seu crescimento ocorre melhor em ambientes que tem temperaturas entre médias e altas, necessitam de boa umidade relativa do ar. A terra deve ser mantida úmida, mas jamais encharcada. Nos períodos mais frios do ano é necessário esperar que o solo esteja seco para somente então regar.

Bromélia-guzmânia (Guzmania ligulata)

Essa bromélia do tipo perene tem como principal característica ser epífita podendo chegar a uma altura que fica entre 20 e 30 cm. O florescimento da Guzmânia é bastante exuberante o que se torna o principal atrativo da planta. A floração dessa planta costuma acontecer no verão, contudo, pode ocorrer em outras épocas do ano.

Existe uma grande variedade de tipos de Guzmânia podendo ser encontradas com formas e cores diferentes. Como se trata de uma planta muito bonita pode ser usada para fazer a decoração de ambientes internos. Dentre os cuidados que essa planta exige estão ambientes com temperaturas elevadas e com umidade relativa do ar acima de 65%.

Cavalinha (Equisetum giganteum)

Também é um tipo de samambaia perene que pode chegar a medir entre 1,5 e 2 metros de altura. Possui um formato bastante curioso que é o que chama atenção, bastante semelhante com as avencas essa planta se caracteriza por não produzir flores, mas contem cones com esporos.

Uma planta que conta com diferentes espécies e que tem sua origem em regiões de pântano. Uma planta que pode ser cultivada com sucesso em variadas temperaturas e que até tem boa tolerância as temperaturas baixas. A dica para o cultivo dessa planta é regar com regularidade no caso de cultivá-la em vasos ou canteiros.

O Local

O local em que o jardim irá ficar deve ser escolhido com muita atenção e cuidado, faça uma avaliação do lugar que está disponível para fazer o cultivo das suas plantas e faça a delimitação do espaço. Indicamos criar o seu jardim num local em que haja pouca circulação de pessoas e animais domésticos, pois senão as suas plantas nunca conseguirão crescer plenamente.

Observação

Vale a pena dedicar algum tempo a observar as horas de sol e de sombra no espaço escolhido para saber qual é a lógica do espaço de maneira a escolher as plantas e flores certas. Saiba que boa parte das plantas precisa de pelo menos seis horas de luz solar todo dia, mas nem todas as plantas são assim.

No caso de perceber que tem muito mais tempo de sombra que de sol não precisa desanimar já que tem inúmeras plantas que preferem e precisam de mais tempo de sombra. Já avisamos que as plantas que exigem as seis mínimas de sol acabarão apodrecendo ou morrendo se ficarem muito tempo na sombra assim como aquelas que precisam mais de sombra não se dão bem no sol.

Existe uma variedade muito grande de plantas ornamentais para jardim e, certamente, haverá uma que servirá para cada tipo de jardim escolhido. Hoje, vamos falar sobre a Alamanda Amarela (Allamanda cathartica), também conhecida somente como Alamanda, Dedal de dama, Carolina.

A Alamanda é uma trepadeira, do tipo perene e é encontrada em quase todo o território brasileiro. Ela é semi-lenhosa e muito cultivada em paisagismo, por ser bastante conhecida e por sua folhagem ser bastante ornamental.

É composta de folhas verdes verticiladas, ovais ou oblongas, espessas e brilhantes e de coloração amarelo-ouro. É considerada uma plana tóxica, já que sua ingestão pode ter efeito purgante. Por isso é bom evitar que fique ao alcance de crianças e animais.

Seu cultivo se dá, principalmente na primavera-verão, tendo floração praticamente o ano inteiro. Ela é mais bem cultivada em caramanchões, muros, portais, pérgulas e cercas, devendo-se evitar cerca ou treliça devido ao peso de sua vigorosa ramagem.

Fica bem a pleno Sol e seu solo deve ser bastante fértil, rico em matéria orgânica. Pode ser adubado a cada dois meses. Deve-se tomar cuidado com ácaros e pulgões que atacam principalmente as folhas mais novas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *