Adubação De Orquídeas

É incrível criar essa percepção de que as pessoas são diferentes. Cada pessoa tem uma maneira de agir, de pensar, uma forma distinta de fazer as coisas, de se divertir. O que é bonito aos olhos de um individuo pode não ter tão interessante para outro. E isso explica também como temos diversos hobbies.

Adubação De Orquídeas

Adubação De Orquídeas

Algumas pessoas gostam de pescar, outras relaxam simples em andar, correr, fazer qualquer tipo de exercício. Algumas preferem ficar em casa e passar todo o seu tempo com a família. E temos aquelas que adoram cuidar do jardim de suas casas.

Esse hábito de cuidar dos jardins é uma técnica japonesa de relaxar. A pessoa simplesmente esquece de todos os problemas que estão em sua vida e apenas se entrega para cuidar da natureza, das flores, podar as arvores, recolher as folhas secas que ficam na grama bem verdinha.

Uma das principais flores cultivadas por esse tipo de pessoa é a orquídea. A adubação de orquídeas deve ser feita com muito cuidado. Até porque essa flor é uma das mais caras e também mais bonitas que se tem no mercado.

Quem cultiva orquídeas em casa sabe que um dos segredos para mantê-las sempre bonitas e saudáveis é contar com um bom processo de adubação, pois o mercado que trata de adubos especificamente para orquídeas é extenso. Aqui vão algumas dicas:

As orquídeas devem receber adubo na dose certa, pois tanto a falta quanto o excesso podem ser prejudiciais para a plantinha. Nunca coloque o adubo muito perto do bulbo, pois o mesmo pode queimá-lo.

Agora, lembre-se que os adubos orgânicos são os melhores. Pode-se usar a torta de mamona, a farinha de osso ou as misturas como o Bokashi, encontrado em casas especializadas.

O vaso deve ser renovado quando perceber um excesso de raízes e a água não estiver sendo devidamente drenada. A planta pode ser dividida em dois vasos pequenos ou transplantada para um vaso maior. Porém, se observar as raízes crescendo para fora do vaso, isso é normal e uma característica da orquídea. Se, apesar desses cuidados, sua orquídea não estiver florescendo, recomenda-se procurar orientação com especialistas em cultivo.

Toda planta precisa de nutrientes para que possa se desenvolver, bem como a maioria destes provém do próprio solo onde ela está, mas nem sempre este possui todos os nutrientes que o vegetal necessita. Exatamente por isso é que utiliza-se a técnica da adubação. Cada planta necessita de nutrientes diferentes, logo, de adubos diferentes. É preciso prestar atenção para não usar o adubo errado, pois isso pode matar a planta.

Em geral, as orquídeas têm uma capacidade de absorção de nutrientes muito grande, apesar de variar de espécie para espécie. Uma forma fácil e viável é a adubação orgânica, que pode ser feita utilizando-se de uma colher (sopa) de torta de mamona e duas colheres de farinha de osso. Misture os componentes em água, deixe descansar por algumas horas e regue a planta com o líquido. Esse tipo de adubação pode ser feito mensalmente. É importante também a verificação do PH, que deve estar entre 6.0 e 6.5. Para corrigir o valor do PH caso esteja errado, utilize calcário dolomítico dissolvido em água uma vez ao ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *