Como Plantar Grama

Quem pretende plantar um gramado, tem como o primeiro desafio escolher a forma que irá plantar a grama, sim, porque existe mais de uma opção. A escolha será entre sementes, placas ou plugs. Para facilitar na escolha é interessante conhecer as desvantagens e claro, as vantagens de cada forma de plantar grama. Além disso, apresentá-las, vamos dar dicas de como plantar e fazer a manutenção.

Formas de Plantar Grama

Formas de Plantar Grama

1- Plantio por Rolos ou Tapetes

Esse é a forma de plantar grama considerada mais prática e rápida. Devemos comprar as placas, que são vendidas nas mais diferentes espécies de grama. E é uma maneira de ter o seu gramado verdinho logo no mesmo dia em que foi feito o plantio. Outra vantagem é em relação ao tipo de manutenção de colocar os rolos ou tapetes de grama, fácil e ainda fecham bem o solo. Sendo assim, dificulta a aparição de ervas daninhas.

Esse método também é escolhido em áreas sujeitas a erosão, pois evita que o solo fique descoberto e que se forme valas. Porém, mesmo diante de tantas vantagens não é considerado vantajoso porque é muito dispendioso.

Outra desvantagem é durante o transporte, caso o produtor e o local do plantio seja distante um do outro, os rolos ou os tapetes podem acabar estragando nesse trajeto. Amarelando ou fermentado também, por causa da luz do sol. Ainda pode acontecer da grama se desidratar quando se tenta colocar os tapetes sob o sol quente, além de problemas na coloção e irrigação não suficiente.

Outros Problemas Que Podem Ocorrer Com Placas de Grama

  • Bolsas de ar que se formam entre o solo e as placas, as destroem, com certeza. Como evitar: socando bem a grama na hora do plantio. No caso de grandes rolos é muito necessário, mas se for para formar pequenos jardins, um porrete é suficiente.
  • Podem surgir pequenos desníveis depois de plantada a grama e com isso, as emendas vão ficar muito evidentes.
  • A escolha de um bom fornecedor é essencial para garantir um bom plantio.
  • A escolha pela grama de plantio de rolo ou placas é boas escolhas para pequenos jardins, que podem ser residenciais ou empresariais. Porém, o método também pode ser usado para o plantio de jardins de grande e médio porte.

No plantio:

  • Observe se o solo foi bem drenado, esteja destorroado e está perfeitamente liso.
  • Corrija buracos, morrinhos e irregularidades antes de fazer a colocação das placas ou rolos.
  • Coloque as placas como se estivesse formando um quebra-cabeça. Caso necessário, aplique nas juntas e nos espaços, areia média. As placas devem ser compactas.

2- Plantio de Mudas ou Plugs

O que chamamos de plugs são as mudas de grama enraizada. Esse tipo de grama para plantar, é produzida em bandejas descartáveis e para tal é usado substrato especial.

Esse tipo de plantio de grama é muito bom para gramados extensos, como por exemplo, o caso de campos de futebol ou de golfe, entre outros. Outra vantagem é em relação ao preço, é bem econômico comparado aos rolos de grama e tapetes.

Podemos considerar ainda como vantagem é que esse tipo de gramado evita a contaminação do solo, o que é de grande importância quando se pensa em grama para prática de esportes.

Desvantagens do Plantio de Plugs ou Mudas

  • O que pode causar problemas para esse tipo de plantio de grama é a disponibilidade de água para irrigar o terreno. A muda é pequena e o solo fica exposto, provocando uma grande evaporação.
  • O recomendado é pensar na irrigação antes mesmo de fazer o plantio desse tipo de gramado, que seja manual ou mecânica.
  • As irrigações podem ser entre duas e três vezes ao dia quando os dias estiverem muito quentes.
  • No caso dos jardins pequenos a capina manual pode ser suficiente, porém, no caso de grandes espaços é necessário usar a capina mecânica. Além disso, é necessário usar herbicida.

Sobre o plantio:

  • É um tipo de plantio simples.
  • O cabo da enxada pode ser usado para fazer sulcos e covas onde serão colocadas as mudas.
  • As mudas devem ter a medida variando entre 20 a 30 centímetros, para o fechamento o tempo deve durar a 3 a 5 meses.
  • A fertilização pode ser quinzenal, semanal e com fertilizantes de liberação rápida.
  • Atenção: solo descoberto é alvo de contaminação por ervas daninhas.

3- Plantio por Sementes

A desvantagem desse método é que poucas espécies podem ser reproduzidas dessa forma. A maioria é mais adequada aos gramados esportivos e dá para usar pouco na ornamentação de jardins. Outra fase importante é aquela de preparação de solo, quando não é feita da forma correta compromete o crescimento da grama. O solo deve ser bem preparado, a adubação, os defensivos que devem ser aplicados, irrigar bem e o plantio, tudo isso fará diferença no resultado final.

Esse tipo de grama é a mais barata para colocação, porque as sementes custam pouco e o frete também é inferior do que nos outros casos.

Porém, para que a economia valha a pena é necessário preparar bem o solo.

Dicas Que Servem Para Qualquer Tipo de Plantio de Grama

  • Não importa a forma de plantar grama escolhida por você, o momento correto de fazer o cultivo, de preferência, é na primavera, e mais, escolha os dias nublados. Os meses quentes servem para que a grama cresça e fique forte, e durante o outono e inverno ela reduzirá o crescimento vegetativo.
  • A grama deve sempre ser cortada, aparada, use a orientação da tabela que define as regras de acordo com a espécie que foi escolhida.
  • Quando se faz o primeiro corte no caso das placas e depois que se formam os plugs, use o topsoil e mais, aplique uma cama de 80% de areia média e de composto orgânico ou terra vegetal, coloque 20%.
  • O gramado deve ser irrigado com regularidade, principalmente, o recém-plantado, a partir de 3 a 4 meses as regas podem ser com espaço maior.
  • A boa irrigação fará com as raízes se afundem mais e mais e o gramado terá mais força.

Se você deseja ter um lindo gramado em seu jardim, saiba que há alguns cuidados a serem tomados antes de simplesmente “deixar” a grama crescer. Primeiro, deve-se definir como será o gramado,  e se o mesmo se adaptará bem ao terreno que será plantado. É bom saber das deficiências do solo com alguém que entenda para se fazer a devida correção com adubo próprio, evitando, assim, a perda das mudas.

Vamos falar da grama esmeralda, que é um tipo de grama rasteira, de um verde claro, bastante comum nos parques da cidade.

Como Plantar Grama

Como Plantar Grama

Pode-se escolher plantá-la por mudas ou placas de leiva. Se for utilizar as mudas (sementes), deve-se seguir passo a passo as instruções para que a semente possa germinar e se desenvolver no solo.

Agora, caso se proceda com a placa de leiva, é muito importante saber que deve passar com um rolo por sobre a grama para que ela possa fixar no solo sua raiz, de forma a obter satisfatoriamente os nutrientes e águas do solo. A grama também necessita ser regada e não somente quando chove, para estar sempre verdinha. A poda também é necessária para que ela permaneça sempre rasteira e adornando seu jardim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Jardim

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *