Como Cultivar Violetas

As violetas, também conhecidas como violetas africanas, são flores bastante comuns, mas que precisam de alguns cuidados específicos. Confira, a seguir, como cultivar violetas.

A iluminação deve ser de moderada a forte, de forma indireta, pois as violetas são plantas para serem cultivadas dentro dos ambientes. Em relação à rega, deve-se manter o solo úmido. Os vasos de violetas vêm com aberturas na parte de baixo e geralmente são acompanhados de pratinhos, para que a planta absorva a água.

Entretanto é importante ter cuidado para que não fique úmido demais. Se isso acontecer, a planta pode acabar apodrecendo. Ainda sobre a rega, evite que a água entre em contato com as folhas, pois isso pode deixá-las manchadas e danificadas.

Dicas:

Retire folhas e flores que estiverem velhas para incentivar o crescimento de novas. Coloque sua violeta longe de aberturas de janelas, ventiladores ou portas para evitar correntes de ar e rajadas de vento.

Necessidade de Água

Em geral, as violetas africanas precisam de água apenas o suficiente para manter o solo úmido, mas nunca encharcado. O excesso de água também pode causar a desnitrificação, que é uma condição que impede que as plantas obtenham a quantidade de nitrogênio que necessitam.

A água deve ser em temperatura ambiente, ou o mais próximo possível da temperatura do ar no local em que as plantas estão. A água muito fria, esfria as raízes das violetas, fazendo com que as folhas se enrolem para baixo assim que a água é absorvida pela planta. Além disso, se entrar em contato com a folha, a água fria pode manchá-las, causando danos que não poderão ser removidos, apenas se a folha for retirada da planta.

Independente se a água está na temperatura correta, é sempre importante que ela não entre em contato com as folhas. A única exceção é quando se usa um spray para aumentar a umidade em torno de suas plantas. Este método não irá deixar grandes gotas de água nas folhas, e, consequentemente, não irá causar as manchas.

Como se deve imaginar, uma violeta jamais deve ser exposta a chuva, pois suas folhas e flores são sensíveis e as gotas fortes de água poderão danificá-las. Isso sem contar no que já falamos a respeito do excesso de água. Por isso, verifique bem o local em que os vasos irão ficar para não correr o risco de se esquecer de colocá-las em um ambiente coberto em caso de chuva.

Evite o uso de água altamente clorada. Enquanto que uma quantidade pequena de cloro é realmente necessária para que a fotossíntese ocorra, o excesso pode trazer danos. As consequências da utilização de água com muito cloro, incluem: queima das folhas e diminuição do florescimento. Se você tem apenas água clorada e nenhuma fonte alternativa disponível, coloque a água em um recipiente e deixe repousar durante a noite para permitir que o gás do cloro saia. Depois você poderá regar sua violeta com segurança.

Necessidades de Luz

A quantidade de luz que uma recebe é muito importante para a sua saúde. Elas prosperam melhor com luz moderada e indireta. Assim como outras plantas, elas precisam de luz para realizar a fotossíntese. A função mais importante da fotossíntese é converter carbono, hidrogênio e oxigênio (na forma de dióxido de carbono e água) em energia para as plantas.

Mesmo quando todos os nutrientes essenciais estão disponíveis para a planta, uma completa ausência de luz fará com que a planta acabe morrendo. Quando uma violeta recebe luz, mas não o suficiente, irá parar de florescer e suas folhas irão ficar amareladas.

Enquanto a luz solar insuficiente pode ser prejudicial, a luz solar em excesso também pode causar problemas. Entre outros sintomas, muita luz solar irá produzir manchas marrons nas folhas e nas flores. Além disso, muito sol pode fazer com que as folhas se enrolem para baixo e percam a sua tonalidade verde característica.

Temperatura e Qualidade do Ar

Em termos de temperatura, umidade e outros fatores de qualidade do ar, as violetas prosperam em um ambiente que a maioria das pessoas consideraria agradável. Portanto, se você se sentir confortável, são grandes as chances de que as suas violetas estejam confortáveis também.

O calor excessivo faz com que as suas violetas africanas sofram, mas não é algo tão mortal quanto as temperaturas frias. No mínimo, elas irão parar de florescer e seu crescimento será mais lento. Em casos mais graves, as folhas e as flores irão rapidamente começar a murchar. Já as temperaturas mais frias deixam as violetas vulneráveis ​​a agentes patogênicos letais, especialmente quando acompanhadas de umidade excessiva.

Dependendo do grau de frio em que a sua violeta foi exposta, pode não ser possível salvá-la. Uma violeta começa a mostrar sintomas de danos por temperaturas excessivamente frias cerca de 36 horas depois de sofrê-los.

Se a sua violeta foi exposta a temperaturas frias, remova-a imediatamente para um local onde a temperatura é quente. Em seguida, remova qualquer parte dela que tenha ficado escura e mole. Isto irá prevenir a propagação de podridão.

Cuidados Que Valem a Pena

Para quem não está acostumado com plantas, pode parecer muito complicado cuidar de violetas. Mas a verdade é que isso acaba se tornando um grande lazer, uma forma de distração. O momento em que você estiver dedicando aos cuidados da planta também será uma hora só sua, para pensar, relaxar, descansar a mente.

As violetas são plantas muito baratas e fáceis de encontrar. Você poderá comprá-las em supermercados, feiras e floriculturas e dá até para colecionar. Sua casa ficará mais bonita e alegre cheia de violetas floridas e coloridas.

Os locais mais comuns para deixar seus vasos com violetas são: banheiro, aparadores na sala, cozinha e áreas de lazer. Nunca em áreas descobertas. Apenas se certifique de que o local possui as características necessárias que citamos no artigo, que são: luz moderada indireta, água sem excesso e ar fresco.

As violetas são flores bastante populares pela sua beleza e também porque são fáceis de cultivar. Para quem deseja começar, vamos ensinar como cultivar violetas num passo a passo.  Uma das características que destaca as violetas das demais plantas é o fato de ter raízes pequenas, o que torna mais fácil cultivá-las num vaso pequeno.

O primeiro passo para o cultivo é esperar o seu momento vegetativo (quando não tem flores) para fazer a transferência de vaso. Você pode aproveitar para colocá-la num vaso maior ou mesmo de cerâmica.

O segundo passo é retirar as folhas mais velhas para realizar a criação de mudas. A dica para manter as suas violetas sempre em bom estado é fazer essa retirada também durante o período vegetativo da planta. Retire as folhas da porção basal.

O próximo passo é realizar o enraizamento das folhas novas, sendo que o mais importante é preparar o substrato do vaso com perlita, areia de construção, casca de arroz ou outros. Continue encharcando o substrato e deixando escorrer (o vaso ideal é aquele que tem furos para a drenagem).

Deixe tomar sol, mas não num local de incidência direta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *