Reprodução Das Briófitas

As briófitas estão entre as plantas mais simples do reino Plantae. Elas não possuem sistema vascular, como acontece com as espécies mais complexas, mas diferente das algas, estas tem organização tecidual.

As briófitas podem ser classificadas em três grupos: Hepaticae, Anthocerotae e Musci. Elas também apresentam dois diferentes modos de reprodução, que pode ser assexuada ou sexuada.

Reprodução Das Briófitas

Reprodução Das Briófitas

Na reprodução assexuada, formam-se propágulos no interior da planta-mãe, e estes são dispersados através de respingos de água. Uma vez que tenham alojado-se em um novo substrato, estes propágulos se desenvolvem em organismos adultos.

No entanto, é mais comum a reprodução sexuada das briófitas. Os gametas masculinos, chamado de anterídio, possuem flagelos, podendo mover-se na água. Quanto são lançados de encontro a uma planta feminina, estes fecundam os gametas femininos (oosferas), formando um zigoto, que se desenvolverá ainda no gametófito feminino, semelhante ao que ocorre durante a gestação de mamíferos, originando o esporófito.

Ao atingir a maturidade, estes esporófitos se dividem por meiose, tornando-se esporos haploides, que são lançados para o ambiente. Ao chegarem a um meio adequado, este germina, recomeçando o ciclo.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *