Muitos jardineiros iniciantes pensam que pelo fato de suas plantas estarem bem sem fertilizantes, irão continuar assim no próximo ano, também. Porém, é um engano pensar assim, uma vez que o solo sofre um desgaste natural com o passar dos tempos. Por isso, o uso de um bom fertilizante ou adubo se faz necessário.
Para quem não sabe, a diferença entre adubo e fertilizante, é que o primeiro é feito de material orgânico, com substâncias naturais, enquanto o segundo é sintético, onde produtos químicos são adicionados ao solo. Caso o solo seja muito pobre em nutrientes, é recomendável o uso do fertilizante inorgânico.
Isso porque o fertilizante, ao contrário do adubo, libera os nutrientes imediatamente no solo. Enquanto os orgânicos demoram um pouco mais para reagir, ou, o que é mais comum, não contém todos os nutrientes , sendo necessário recorrer a uma mistura de adubos, tipo algas e farinha de osso. A vantagem do fertilizante inorgânico é que essa mistura já vem pronta. Na embalagem sempre vem três números impressos para indicar a percentagem dos nutrientes e para qual tipo de planta é o mais indicado.
O solo nem sempre tem todos os nutrientes necessários para que uma planta cresça saudável. Exatamente por isso é que especialistas na área de jardinagem e agricultura começaram a utilizar adubo e criaram os fertilizantes para suprir outras necessidades.
A utilização destes recursos não se restringe apenas às grandes plantações, mas também aos pequenos vasos e jardins que as pessoas têm em casa. Quando se decide ter algum tipo de planta no ambiente doméstico, é necessário ter desde o princípio a preocupação com o tipo de adubo necessário, pois excesso de nutrientes também mata a planta.
A propósito, é preciso saber a diferença entre adubação e fertilização. Fertilizantes são conhecidos também como adubos sintéticos, que são compostos químicos produzidos em laboratório. Já os adubos são orgânicos, podendo ser composto por frutas, comidas, outras plantas em decomposição e esterco de animais.
Em plantações caseiras é mais comum e viável o uso de adubo orgânico, que pode ser produzido em casa. A fertilização é mais utilizada em lavouras e plantações de grande porte, em que os responsáveis visam o crescimento rápido do vegetal.
Com todo respeito ao criador do blog, mas adubo e fertilizantes são a mesma coisa.
De acordo com a Embrapa, Fertilizantes são todas as substâncias minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas, que fornecem um ou mais nutrientes para as plantas.
Sendo assim o adubo também conhecido como fertilizantes, são a mesma coisa.
Existe o orgânico e o inorgânico.
ADOREI!!! ISTO ME AJUDOU MUITO NA AVALIAÇÃO DE QUÍMICA
PROF CLAUDETE ARAÚJO OLIVEIRA
ADOREI!!! ME AJUDOU MUITO NA AVALIAÇÃO DE QUÍMICA CLAUDETE ARAÚJO OLIVEIRA <3