Muitas pessoas têm como hobby cultivar plantas e flores em um belo jardim, todavia, há aqueles que vão além. Aproveitam o espaço disponível e o tempo investido nos cuidados com a terra para desenvolver um pequeno negócio, onde desenvolvem a horticultura. A horticultura nada mais é que o cultivo de hortaliças que, pelo alto valor de mercado que alcançam, torna-se uma atividade altamente compensatória.
Para um cultivo caseiro, em um pequeno espaço até para consumo próprio mesmo, as hortaliças mais fáceis de serem cultivadas e que não requerem muito trabalho são as alfaces, beterrabas, tomate, salsa, cebola, hortelã, almerão, camomila, manjericão, alecrim e até alguns tipos de pimentas, além de outras culturas, como o milho, abobrinha, pimentão que precisam de uma área maior.
Uma boa opção é criar alguns animais, como galinhas, que garantem o solo drenado além de serem um ótimo controle natural de pragas e outros insetos. Você pode ter uma horta extensiva, de cerca de dez a vinte hectares, intensiva, de um a dois hectares, ou uma horta doméstica, também chamada de micro horta, de 50 a 500 m².
Qualquer que seja a escolha, iniciar uma horticultura é garantia certa de rendimentos, seja pela proximidade dos centros consumidores, como feiras e comércios, seja pela economia que se faz ao consumo próprio.