A Floresta Amazônica tem uma relevância ímpar para o planeta do ponto de vista ecológico e de manutenção da vida. Porém, algo que deve ser dito a respeito desse fabuloso ecossistema é que não se trata de uma das florestas mais ricas em belas e ornamentais flores. Há algumas espécies de flores que mesmo sendo reconhecidas como da Amazônia na verdade são de origem estrangeira e foram introduzidas no ambiente da floresta.
A seguir vamos apresentar algumas flores exóticas que podem ser vistas na floresta e que despertam grande curiosidade dos expectadores. Que tal mergulhar um pouco mais no visual diferenciado dessa floresta?
Conheça as Flores Exóticas da Amazônia
Confira a seguir as espécies de flores exóticas que podem ser avistadas na maravilhosa floresta amazônica.
Alamanda (Allamanda cathartica)
As flores, com cerca de 10 centímetros de altura, que compõem essa trepadeira apresentam uma tonalidade amarela intensa que lembra a cor de um canário. Desenvolve-se com facilidade em regiões tropicais de forma espontânea ou cultivada. Pode ser muito bem-vinda na ornamentação de jardins.
Antúrio (Anthurium SP)
Essa flor não é essencialmente exótica haja vista que pode ser encontrada por todo o território nacional inclusive cultivada dentro de casa. Consiste numa planta epífita ou terrestre cujas inflorescências são chamadas espádice por estarem devidamente protegidas por uma bráctea de grande tamanho que é chamada espata e que apresenta uma tonalidade vermelha viva.
Bananeira Brava (Heliconia rostrata)
Uma planta bastante curiosa que é originária de Rondônia, um dos seus diferenciais é ter um falso tronco formado por bainhas das folhas que podem ter 2 ou 3 metros de altura. A sua inflorescência é pendente e formada por flores pequeninas dentro de brácteas.
Barba de Barata (Caesalpinia pulcherrima)
Com flores vermelhas com pequeninas manchas amarelas, a Barba de Barata, é uma planta arbusto que pode alcançar 2 ou 3 metros de altura. Caracteriza-se por ser espinhoso e aparece em alguns jardins espontaneamente. Possui dispersão e germinação de sementes bastante fácil. Consiste numa planta de origem antilhana.
Bico-de-Papagaio (Heliconia psittacorum)
Bastante ornamental as flores dessa planta herbácea acaule surgem em pedúnculos alongados com coloração cor de abóbora. Perfeita para a composição de lindos jardins.
Castanha-de-Macaco (Couroupita guianensis)
Encontrada nas áreas de várzea alta do Amazonas, a Castanha-de-Macaco, é uma árvore grandiosa. Conta com frutos redondos e com bom volume podendo pesar até 2 kg. De corola vistosa as flores dessa árvore se apresentam em lindos cachos provenientes do tronco e dos galhos grossos. Os cachos podem ter entre 6 e 8 centímetros de diâmetro com a coloração púrpura internamente e amarelo por fora. São flores bastante perfumadas.
Catleia (Cattleya violácea)
Encontrada com grande facilidade na bacia do Rio Negro, a Catleia é uma das lindas orquídeas existentes e se tornou conhecida no universo literário ao ser citada no livro “Um Amor de Swann” de Marcel Proust. As orquídeas são plantas epífitas que se desenvolvem usando outras plantas como suporte, mas sem parasitá-las.
Catasseto (Catasetum macrocarpum)
Uma flor que realmente merece a alcunha de exótica devido ao seu formato destoante dentre as demais orquídeas. Costuma crescer nos troncos e ramos que recebem mais sol, são visitadas pelos insetos chamados de “mamangabas” que realizam o trabalho de polinização cruzada. Essas são flores amarelo-esverdeadas.
Cebola Braba (Hippeastrum equestre)
O nome dessa planta se deve ao seu caule, subterrâneo e bulboso, que possui o formato de uma cebola. Essa é uma planta com a qual se deve ter cuidado, pois seu caule é venenoso podendo até mesmo levar o ser humano a óbito. Possui flores de grande porte com tonalidade avermelhada. Uma planta que é encontrada em regiões campestres, arenosas e que pode ser encontrada em áreas úmidas.
Cebola-da-Mata (Clusia insignis)
Possui flores com quatro pétalas brancas externamente e com tonalidade vermelho-escura por dentro. Além de seu visual tem um perfume exótico, é bastante comum na região Amazônica como um todo. Do tipo epífita é encontrada somente nas árvores altas da mata, é difícil de alcança-la.
Cipó-de-Leite (Mandevilla hirsuta)
Conta com flor em tubulosa com tonalidade amarelo-alaranjada cuja parte interna tem cor de vinho tinto. Essa planta é um tipo de cipó leitoso, fino e com revestimento de pelos. Pode ser encontrado por toda região amazônica.
Faveira-do-Igapó (Parkia auriculata)
O conjunto das flores dessa planta lembra uma chupeta, a inflorescência é ovalada com coloração marrom-escura. Trata-se de uma árvore de pequeno porte que pode ser encontrada na beira de rios, é bastante comum na Bacia do Rio Negro.
Jurubebão (Solanum grandiflorum)
As flores dessa planta arbustiva com até 3 metros de altura e repleta de espinhos possuem a corola da cor roxo-azulada com a sua parte central amarela. Uma planta bastante comum nas capoeiras da região.
Mamorana (Pachira aquática)
Consiste numa árvore pequenina que tem entre 4 e 8 metros de altura e que pode ser utilizada com finalidade de arborização. Possui grandes flores com tonalidade verde-castanho com comprimento que fica entre 25 e 30 centímetros de altura enroladas no formato espiral. Pode ser encontrada com grande facilidade nas regiões alagadas da periferia de Belém.
Mucuna (Dioclea virgata)
Possui lindas e vistosas flores roxas que estão em inflorescências racemosas, consiste num cipó lenhoso disponível nas capoeiras da região.
Papo-de-Peru (Aristolachia SP)
Encontrada em capoeiras, matas e cerrados, a Papo-de-Peru é uma trepadeira que possui flores gigantes com forma de jarro. A polinização é feita por insetos que ficam retidos no bojo do vaso. Uma curiosidade é que essa flor tem um cheiro intenso de carniça que é usado como atrativo para os insetos. Essas flores podem apresentar lábios inferiores com medida de até 60 cm por 40 cm com cor esverdeada e manchas arroxeadas.
Pata-de-Boi (Bauhinia SP)
Suas flores tem coloração rósea e são bem parecidas com catleias, suas folhas tem a forma do casco de boi, o motivo do nome dessa planta. Trata-se de um arbusto meio escandente que tem entre 3 e 4 metros de altura.
Toé (Datura insignis)
Uma planta arbustiva que apresenta entre 12 e 15 centímetros de altura com flores afuniladas e com tonalidade levemente rosa. Suas folhas são tóxicas e podem ser alucinógenas, motivo que as tornou parte de alguns rituais indígenas. Cultivada por toda a Amazônia é encontrada no alto dos rios.
Vitória-Régia (Victoria amazônica)
Uma das plantas mais bonitas do mundo, a Vitória Régia, se caracteriza por suas folhas circulares flutuantes que podem ter mais de 2 metros de diâmetro. As flores dessa planta podem chegar a ter até 30 centímetros de diâmetro, se abrem no começo do por-do-sol. Enquanto está de noite as pétalas das flores são alvas, contudo, com a ação dos raios solares passam a apresentar tonalidade avermelhada.
Gostou de conhecer as flores exóticas da Amazônia?