As flores são os presentes mais lindos que a natureza nos dá, concordam? Existem infinitos formatos, cores e cheiros que deixam o mundo mais colorido e alegre. Quem não gosta de ter flores em casa? Muitas espécies de plantas possuem flores que fazem as pessoas plantarem em casa não pela sua folhagem, nem pelo seu fruto, mas sim pela beleza das flores.
Neste artigo vamos citar as flores mais comuns que existem pelas casas e jardins afora. Além disso falar um pouco sobre o cultivo de algumas delas.
Nomes De Flores Comuns
- Lírio
- Orquídea
- Girassol
- Margarida
- Rosas
- Violeta
- Tulipa
- Cravo
- Camélia
- Azalea
- Hortênsia
- Amor-perfeito
- Sardinheira
- Dedaleira
- Chorões
- Begônia
- Bromélia
- Primavera
- Onze-horas
- Dama-da-noite
- Flor-de-maio
Lírio
Os lírios são as flores pertencentes ao gênero Lilium e à família Liliaceae. Existem mais de cem espécies de lírios espalhadas principalmente pela América do Norte, Ásia e Europa, além de China e Japão. No Brasil muitas espécies exóticas são comercializadas. As cores que existem de lírios são a amarela, brancas, lilás, azuis e laranjas, variando em intensidade da cor e algumas misturam duas ou três cores.
Os Tipos De Lírios São:
- Lírios Orientais — que ostentam flores maiores e mais perfume;
- Lírios Asiáticos — quase sem perfume e com flores menores, porém com cores fortes e bastante variadas;
- Lírios Longuiflorum — que apresentam a cor creme e branca e flores grandes
Para cultivar lírio em vasos, dentro de casa, é necessário que haja muita iluminação, mas que deve ser indireta, a luz solar direta pode queimar e ressecar as flores. O substrato deve estar sempre úmido mas nunca encharcado.
Girassol
O nome da espécie é Helianthus annus e é uma flor originária da América do Norte e Central e, nestas regiões, já foi considerado uma divindade. Hoje é cultivado no mundo todo. Possui as cores amarelas nas pétalas, vermelha, laranja e branca. É uma flor de um dos mais famosos quadros do artista Van Gogh.
Para cultivar os girassóis em casa, é simples. Pois resiste a variações climáticas com força. Deve ser plantada em solo não muito úmido e as flores devem sempre receber incidência direta da luz solar, ou seja, não é aconselhável manter dentro de casa, mas sim em quintais. A terra deve ser nutrida e adubada sempre que possível.
Margarida
Existem mais de 20 mil variedades de margaridas distribuídas pelo mundo. Sâo originadas da Ásia e da Europa. Podem medir até 60 cm de altura. Possuem pétalas brancas, delicadas, com miolo amarelo. É a famosa flor encantadora que os jovens e crianças brincam de “mal me quer bem me quer”.
Assim como os girassóis, as margaridas adoram o sol. Devem ficar posicionadas em local iluminado o dia todo. Não é necessário que o substrato esteja sempre muito úmido. Regue quando perceber que está ressecando. Pode ser adubada com restos orgânicos de alimentos e suplemento de fósforo. Se caso perceber a presença de folhagem amarelada é sinal de que algo está errado, o que pode ser presença de doença e praga ou falta de vitamina.
Tulipa
As tulipas são uma das flores mais apreciadas e procuradas nas floriculturas. São charmosas e diferentes. De origem Persa e sempre associada à Holanda, já que é lá que existem lindos campos e jardins cobertos com tulipas, antigamente era permitida que fosse cultivada apenas em jardins reais. Hoje pode ser comercializada no mundo todo.
Existem de diversas cores, como roxo, branco e vermelho, em pétalas verticais e largas, que formam um copinho muito diferente de outras flores, com arranjos florais abertos. Em casa, é muito usada em vasos como arranjos de mesa e para ornamentar ambientes sofisticados.
Dentro de casa ela deve receber iluminação indireta, apenas, da luz solar. Além disso, nos vasos, como ela é acostumada com locais frios, adicione pedras de gelo no vaso, sempre que a temperatura do ambiente esteja quente.
Violeta
A violetas são flores com muitas variedades, diferentes cores e algumas com formatos diferentes. São muito lindas, por estarem sempre floridas e com muitas cores cobrindo a folhagem verde. Possuem flores pequenas, coloridas. São plantas pequenas, que possuem aproximadamente 15 centímetros de altura e por isso são fáceis de serem cultivadas em casa.
Para cultivas, alguns cuidados básicos são necessários. Ao regar, regue apenas o substrato, cuidado para não regar as flores e folhas pois podem permitir o aparecimento de fungos. A iluminação deve ser de luz solar indireta e não tão forte. Em contrapartida devem estar em local ventilado. Para que ela floresça sempre, é necessária uma adubação 4 vezes ao ano com NPK 1010.