Orquídea Mais Cara Do Brasil

Não é novidade para ninguém que o meio ambiente é um dos principais motrizes da nossa sociedade, não é verdade? Afinal, é por meio dela que tudo o que existe em nosso planeta foi possível de ser feito: desde quando os primeiros seres humanos pisaram por aqui, a natureza teve uma participação fundamental para a vida de todos os seres vivos que residem por aqui. Tudo o que necessitamos, até hoje, são retirados da natureza, já que poucos compostos são obtidos por meio químico.

O problema é que o ser humano não respeita a importância da natureza em sua vida e, desde então, vem submetendo o meio ambiente a grandes estragos que, em muitas vezes, se converte em uma coisa irrecuperável. O Brasil, por exemplo, é um dos poucos países que ainda conseguem manter uma parcela considerável de sua mata original – estamos falando da Amazônia, que foi formada há mais de 55 milhões de anos atrás.

E essa ligação com a natureza não é facilmente quebrada, sendo isso possível com a adoção de seres vivos para a criação dentro de casa, tais como é o caso das plantas e dos animais de estimação. Ter um gato, um cachorro ou uma planta de estimação mudam e muito o astral de um ambiente. E, em se tratando de plantas, muitas pessoas optam por vegetais que pudessem ter uma maior visibilidade em se tratando das orquídeas. Mas você já ouviu falar dessas incríveis plantas? No nosso artigo de hoje, você irá aprender um pouco mais sobre essa plantas, bem como, também, terá conhecimento sobre a orquídea mais cara do Brasil. Vamos lá?

A Orquídea

A orquídea nada mais é do que uma planta muito comum em países com climas subtropicais. Originária da Ásia, ela também é a planta com o maior número de espécies em toda natureza: contabiliza mais de quinhentas dessas espécies, nas quais cerca de 350 dessas espécies se encontram em nosso país, principalmente na Amazônia. Isso se dá por conta do ótimo clima que se avizinha por aqui. A  orquídea se caracteriza como uma planta com um caule verde diferenciado, e, em suas extremidades, as flores, que são tão delicadas quanto o seu caule.

Em se tratando das orquídeas silvestres, elas são encontradas em cima das árvores, como é o caso daqui no Brasil. Mas isso não é uma regra: Em alguns lugares, como na África, é bastante fácil encontrar as orquídeas selvagens no meio das savanas, ou seja, plantadas diretamente no solo. Podemos comparar que, em relação à segurança desta planta é muito mais fácil com que as plantas que estão localizadas em cima das árvores tenham mais segurança do que as que já estão no chão.

Mas, por que as orquídeas se dão bem no topo das árvores? Basicamente, isso acontece por conta da facilidade que a orquídea passa a ter em relação a uma orquídea que não tenha o mesmo substrato. Vejamos: quando estamos falando de uma orquídea que está no solo, para que ela possa conseguir alimento, luz solar e água, a tarefa se complica muito mais.

A partir do momento que ela se encontra em um substrato, como uma árvore, ela consegue ter um contato maior com essas coisas que podem ajudar em relação às suas necessidades básicas: nos galhos das árvores, as orquídeas podem ter um acesso maior à luz solar, bem como, também, à água da chuva, que faz com que ela esteja bem em comparação às outras necessidades.

Aliás, você já parou para pensar em como ela se alimenta? Muitos acreditam que ela é uma planta que realiza fotossíntese como qualquer outra. Na verdade, ela aproveita os restos orgânicos que caem da árvore e, a partir daí, passa a fazer a digestão destas. Por conta dessa característica, muitos acusam a orquídea de ser uma planta do tipo parasita. Nesse sentido, ela não pode ser considerada como parasita, já que ela se alimenta dos materiais mortos que caem da árvore, podendo incluir nesse bolo as folhas que caíram do galho.

A Orquídea na Indústria Alimentícia

Quando nós falamos de orquídea, logo nos vem a cabeça que elas são usadas somente para fins de decoração, não é verdade? E se eu te disser que é bastante provável que, enquanto você está lendo esse artigo, pode estar muito bem comendo uma bolacha, bolachas estas que costumam envolver a baunilha em sua composição. Conseguiu entender? A baunilha nada mais é do que um componente extraído de uma orquídea, que é conhecida como “Vanilla”.

Essa Vanilla, por sua vez, é encontrada praticamente em todo o planeta. Mas sua originalidade vem da América do Sul. Já dá pra pensar de que maneira que o cultivo desta espécie de orquídea veio, não é mesmo? Através das Grandes Navegações, que foram movimentações dos colonos Europeus que estavam ávidos em busca de novas populações para serem dominadas, bem como, também, para achar uma forma de fazer com que o seus produtos fossem escoados, já que o mercado da Europa estava muito saturado.

Foto de uma Orquídea Negra

Foto de uma Orquídea Negra

Os Nativos

Enquanto estavam desbravando esse local desconhecido para a maioria das pessoas, os europeus se depararam com os nativos, conhecendo um pouco mais sobre eles e também sobre a sua própria cultura. Uma coisa que chamou a atenção foi a aplicação de uma espécie de flor para ser usada nas receitas de alimentos doces, que fazia com que o alimento adquirisse um aroma muito mais convidativo. Assim, os europeus ficaram animados com a possibilidade de levar para a Europa um pouco mais dessa cultura, fazendo com que as mudas que foram levadas para lá pudessem ser desenvolvidas e aplicadas de forma fabril. Hoje, a vanilla é o principal composto alimentício do planeta.

Qual É A Orquídea Mais Cara do Brasil (e do mundo)?

Como já dissemos, há uma enorme variedade de espécies de orquídeas. Porém, uma se destaca, como sendo a mais cara de todas. E é injusto não darmos esse título para a Orquídea Negra que, dentre outros fatos, se destaca justamente pela sua cor negra bastante forte, o que a deixa com um visual bastante exclusivo e faz qualquer um ficar de boca aberta. O custo dessas, por conta de sua raridade, pode ultrapassar a barreira dos cinco mil reais facilmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *