Como Plantar Orquídeas em Casca de Peroba

A casca de peroba é um ótimo substrato para se plantar orquídeas. Por ser rugosa, ela é boa para cultivar sementes de orquídeas. A mais usada é a peroba rosa ou Aspidosderma pyrifolium. O cultivo em casca de peroba é vertical, e dura bastante, pois não retém umidade e adubo. É muito adequada para raízes expostas. Diferentemente de outros troncos, este é durável e adequado pois não é suscetível ao apodrecimento e envelhecimento, já que não tem tecidos vivos que podem privilegiar o aparecimento de fungos e doenças.

Lembre-se que as orquídeas plantadas em cascas de árvores ressecam muito mais do que as plantadas em vaso, por isso é necessária que haja um substrato para reter a umidade, como o musgo esfagno, em generosa quantia. Ou também um pedaço de xaxim. Assim a planta absorve a água no tempo certo.

Para a adubação de plantas em casca de peroba o ideal é o ciacrope. Pulverização ou borrifação funciona muito bem. Neste artigo iremos ensinar como plantar orquídeas em casca de peroba. Há duas maneiras de plantar. Há os seedlings, que são plantas bebês, que ainda não enraizaram e também mudas ou plantas prontas e adultas. Neste artigo iremos ensinar a cultivar a orquídea em casca de peroba, seja ela o seedling ou já a muda ou a planta. Os cuidados variam de acordo com a espécie de orquídea, entretanto é fato que orquídeas plantadas em troncos verticais ressecam mais do que as em vaso e, por isso, recebem atenção especial.

Como Plantar Orquídeas Em Casca De Peroba

Orquídeas Em Casca De Peroba

Orquídeas Em Casca De Peroba

Materiais

  • Orquídea (muda) – escolha espécies que não gostam muito de água
  • Casca de peroba (proporcional ao tamanho da planta
  • Bucha de esfagno
  • Meia fina ou Kendall (para amarrar), barbante ou fio de sisal

Procedimentos

  1. Deixar o musgo de molho por meia hora em água antes de começar o plantio. Não precisa ferver, caso você compre ele limpo e novo. Veja a aparência do esfagno, ele deve estar rosado e sem sujeiras.
  2. Pegar o quantidade de musgo esfagno correspondente a aproximadamente o dobro da quantidade de raiz da planta. E coloque sobre a casca.
  3. Coloque por cima a orquídea, junto ao musgo, encostando a raiz. Não é necessário encobrir a raiz, pois orquídeas são plantas que vivem sobre árvores e não enterram as raízes, naturalmente.
  4. Amarre a orquídea juntamente com o musgo e a casca, deixando bem firme, sem quebrar ou machucar as raízes e folhas.
  5. Pendure na vertical.

Como Plantar Seedlings De Orquídeas Em Casca De Peroba

Materiais

  • Seedling de orquídea
  • Balde
  • Água
  • Casca de peroba (aproximadamente 30 cm x 15 cm
  • Musgo esfagno
  • Adubo seacrope e rotex

Procedimentos

  1. Prepare um balde/pote/frasco com água limpa
  2. Os seedlings são comprados limpos e livres de doenças, pragas, fungos e sujeiras. Então é necessário um cuidado extra ao abrir o frasco de seedling. Abra o frasco e retire todos os seedlings e transfira-os para o recipiente com água.
  3. Lave-os com cuidado na água.
  4. Espalhe musgo úmido pelas fissuras da casca de peroba
  5. Encaixe os seedlings nos esfagnos e aperte para que firmem firmes.
  6. Deixe sempre na horizontal até os seedlings enraizarem
  7. Deixe tomando luz solar direta.
  8. Faça a pulverização dos nutrientes: mistura 1mL de seacrope para 3 litros de água. E meia colher de rotex para esses mesmos 3 litros de água. Use 1 vez por semana.
  9. Repita a pulverização por 3 semanas até a enraização total.
  10. A planta deve receber água sempre que fica seca, e faça isso também em pulverização, para não ficar encharcada.
  11. Pendure na vertical após o enraizamento.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *