Orquídeas
As orquídeas são uma espécie de plantas que pertencem à classe Liliopsida, na qual está contida à ordem Asparagales, que pertence à família Orchidaceae. Essa família é uma das maiores famílias de plantas existente sobre a face da Terra. É uma das plantas que possui mais variedade de territórios, podendo ser observada nos mais remotos cantos do planeta, com apenas uma exceção, o continente congelado da Antártida.
Apesar da sua vasta adaptação, essa planta prefere ambientes quentes, como as áreas tropicais, nas localidades que ficam entre os dois trópicos, trópico de Capricórnio e trópico de Câncer. Por terem tantas variedades de habitat também apresentam as mais inúmeras variedades de formas, cores, hábitos, etc. é uma das plantas que tem mais variedades de flores, que por sua vez existem em todas as cores imagináveis e com diferentes formatos, tamanhos e padrão de pétalas.
Ao contrário do que muita gente pensa, essas plantas não são parasitas. Muitas vezes, na verdade em quase todas as vezes em que são vistas elas estão sobre algum tronco de árvore, sobre algum galho, pois são praticamente plantas trepadeiras, por isso muitas vezes são confundidas com parasitas, mas na verdade elas utilizam nutrientes do solo, materiais de decomposição que caem tanto de árvores, quanto de frutos e até de animais, também podem se nutrir de eventuais materiais em decomposição que se alojam no meio de suas grandes raízes.
No meio natural geralmente se reproduzem através da dispersão de sementes, mas no meio artificial, normalmente são cultivadas por métodos de jardinagem tais como o cultivo de touceiras, que são a utilização de madeiras ou galhos para que elas possam se apoiar durante o período de crescimento, como a reprodução artificial in vitro ou ainda pela técnica de meristemagem.
Curiosidade
Você sabia que a baunilha é produzida a partir das orquídeas? Pois é, é isso mesmo, elas são produzidas a partir das plantas do gênero Vanilla, que contém mais de 100 diferentes tipos de planta desse grupo, algumas dela dão origem à famosa baunilha, que tanto da gosto e sabor às nossas vidas, tanto no gênero alimentício quanto nas áreas da perfumaria.
Esse é o único uso comercial encontrado para essas flores, além do uso ornamental como parte da decoração de um lugar, pelo qual ela é muitíssima comercializada. No entanto, atualmente a grande maioria dos compostos de baunilha produzidos são feitos em laboratório, diminuindo o uso prático dessas plantas. Não possui até onde se sabe efeitos medicinais e não é uma espécie alimentícia.
Produtores
Há tantas pessoas fascinadas pela beleza de suas flores, que ao redor de todo o mundo acontecem campeonatos e exposições de orquídeas, os locais onde são cultivadas e mantidas chama-se orquidário.
Acredite ou não nem todas as espécies são chamativas, muitas possuem pequenas flores, que em geral, quanto menores, menos valorizadas. No meio das florestas podem existir algumas sub espécies que passam até despercebidas em meio às grandes árvores.
Mesmo assim, na natureza também existem certas variações esplêndidas, de cores fortes e com combinações de tonalidades inusitadas, no entanto, cada vez mais os produtores de orquídeas vêm testando novos cruzamentos, naturais ou em laboratório para criar novas variações, mais coloridas, mais imponentes, mais chamativas ao público.
Essas experiências são feitas tanto pelo lado comercial do negócio quanto pelo lado esportivo, pois constantemente acontecem feiras para ver qual produtos conseguiu a variação mais bonita e exótica. Muitas pessoas são fascinadas por essa família de plantas e no mundo existem muitas coleções com centenas de exemplares que são verdadeiras obras de arte da natureza.
Evolução
As orquídeas vêm mudando com o passar do tempo, como é natural, mas ao passo que muitas plantas já atingiram uma certa estabilidade na escala evolutiva, a orquídea continua em processo de mudança que acontece de maneira muito mais acelerada do que em outros gêneros de plantas, constantemente ela se adapta a novas condições climáticas, muda aspectos do seu organismo, adapta suas folhas e modifica as condições de suas flores.
Ela é altamente adaptável, isso não há dúvida, principalmente quando se lembra que ela ocorre ao redor de todo mundo. Um outro aspecto que isso nos leva a pensar é que ela serve de alimento para diferentes classes de animais, principalmente diferentes tipos de inseto, cada um de acordo com a região e o clima local. Portanto, ela é uma das plantas que mais serve de alimento em todo mundo, ao passo que o sentido contrário também é benéfico, uma vez que por esse motivo ela é muito polinizada e espalhada na natureza.
Distribuição
Acredita-se que somente no Brasil, principalmente na região amazônica, mas também na região de mata atlântica existam mais de 1500 espécies, isso contando somente as catalogadas e estudadas, mas sabemos que na realidade o valor é muito maior que esse.
Em todo o mundo, o país que até a data atual teve a maior variedade de espécies de orquídeas registradas e catalogadas é a Colômbia e esse número por lá passa dos 4 mil, ou seja, há mais de 4 mil tipos de orquídeas diferentes por lá. É muita coisa.
A seguir iremos deixar alguns dados aproximados da sua distribuição ao redor de todas as regiões do mundo.
- Europa e Ásia juntos (Uma vez que constituem a mesma porção de terra): Valores entre 40 e 60 gêneros.
- América do Norte: Valores entre 20 e 30 gêneros.
- América Latina: Valores entre 300 e 350 gêneros.
- África tropical: Valores entre 125 e 150 gêneros.
- Ásia tropical (Principalmente a região de suas ilhas): Valores entre 250 e 300 gêneros.
- Oceania: Valores entre 50 e 70 gêneros.
Sub Famílias
Segundo as classificações oficiais essa grande família se divide em 5 distintas sub famílias, são elas:
- Apostasioideae: São as plantas que como característica principal tem o pólen pastoso ou farinhoso, têm folhas de bases embainhadas, e seu labelo similar às pétalas. No mundo todo estão divididas em 2 gêneros, onde existem mais de 16 espécies que vivem principalmente na Ásia.
- Cypripedioideae: São as plantas que assim como a anterior, têm o seu pólen pastoso ou farinhoso. Elas apresentam duas anteras férteis oblongas ou ovais, folhas de bases embainhadas. Estão divididas em 5 gêneros e incríveis mais de 70 espécies, que ocorrem principalmente nas regiões temperadas do mundo.
- Vanilloideae: Essas plantas tem uma antera fértil incumbente e folhas sem bases embainhadas. Ao redor do globo terrestre são cerca de 15 gêneros, que contam com 250 espécies que estão vivendo em regiões tropicais e regiões subtropicais do planeta.
- Orchidoideae: Essas são as plantas que têm um pólen coeso que por fim formam polínias. Contam ainda com uma antera fértil ereta ou tombada para trás e folhas enroladas, uma de suas principais especificidades é que normalmente suas raízes são carnosas. Estão divididas em 208 gêneros e nada menos do que incríveis 3630 espécies que habitam diversos habitats, com exceções dos desertos e da Antártida.
- Epidendroideae: Essas plantas são as que têm pólen coeso formando polínias, com antera incumbente e também apresentam raízes carnosas. No total dentro deste gênero têm mais de 500 gêneros e por volta de 20 mil espécies distribuídas em toda a terra, menos na Antártida.
Orquídeas Bambu
A famosa orquídea bambu tão conhecida no ramo das decorações é originária das regiões da Ásia, principalmente as regiões conhecidas como Ásia tropical, que engloba principalmente os países Índia, Nepal, Tailândia, Malásia, Cingapura, Indonésia, sul da China e algumas outras ilhas encontradas no oceano pacífico.
Muitas pessoas não sabem, mas esta não é uma orquídea aérea e sim um exemplar de orquídea terrestre. É chamada de bambu por causa do grande volume de suas folhas e também de suas flores, que formam assim como os bambus, grandes grupos concentrados de plantas. Essas orquídeas apelidadas de bambu são as cientificamente conhecidas como Arundina graminifolia e Arundina bambusifolia, elas são da família Orchidaceae.
Entre as especificidades desta planta está o fato de que a Arundina graminifolia tem o seu caule juncoso, que por isso forma grandes massas de planta, de folhas e de flores. Acredite se quiser, mas esse grupo de flores pode atingir até 2 metros de altura, isso mesmo 2 metros. Os botões de suas flores surgem no ápice dos caules e contam com folhas pequenas, que se assemelham às do bambu. Uma das coisas que mais atrai os admiradores dessa espécie é que sua floração contínua ao longo do ano.
Ela é muito incidente nos climas tropicais e reage bem a esses locais, mas por esse motivo ´precisa ser regada todos os dias, para que possa suportar o calor constante, o horário preferencial de regagem é durante a noite. O solo que você planta a orquídea deve ser rico em matéria orgânica ou adubo.
Orquídeas Bambu Amarelas
As orquídeas existem nas mais diversas tonalidades, mas uma das mais procuradas é a amarela, pois é uma cor solar, que traz mais energia e vitalidade ao ambiente onde está inserida.
Dentre as variações de orquídeas amarelas as mais bonitas e consequentemente mais procuradas, muitas delas foram criadas pelo homem, através de processos híbridos de mutação. Mesmo assim são lindas e encantadoras, alguns exemplos são:
- Yellow Fantasy’
- Masdevallia Angel Frost
- Burana’
Se você gosta de flores tenho certeza que vai gostar de um exemplar de orquídea na sua casa, são lindas, de uma energia muito boas, colorem o ambiente, em especial as amarelas e ainda são fáceis de cuidar.