Como Plantar Orquídeas em Xaxim

Estar sempre perto do meio ambiente é o desejo de muitas pessoas que não aguentam mais a rotina cheia de coisas pra fazer na cidade, não é verdade? Olhar 24 horas por dia para muito cimento e asfalto deve deixar muita gente deprimida, com certeza. Um alento para que mora em lugares montanhosos é a possibilidade de contemplar montanhas por onde quer que vá. Em cidades gigantescas, como é o caso de São Paulo, não há a chance de ver montanhas por grande parte do tempo.

Só que, embora esse contato íntimo com a natureza seja desejado por muita gente, o ser humano está longe de ter uma consciência ambiental que seja condizente com que a natureza nos oferece. Desde o século XVI o ser humano vem causando grandes danos naturais, que se acreditava que ficaria reservado apenas a região que fora atacada. Atualmente, os efeitos de séculos de exploração desenfreada estão cada vez mais chegando até nós, sendo que o efeito que mais sentimos é, sem dúvida, o do aumento da temperatura. É esperado que, cada vez mais, a temperatura do planeta suba, provocando não somente o aumento do nível dos oceanos, pelo derretimento das geleiras, mas também o aumento no número de mortes por calor extremo, entre uma série de outros danos bastante significativos.

Muitas pessoas desejam esta mais próximas do meio ambiente, seja por meio da criação de um animalzinho ou de uma planta. Só que, muitas vezes, os animais não são as melhores opções por conta do espaço. Nesse sentido, acabam optando pelas plantas. E que tal cultivar umas das mais conhecidas e mais requisitadas plantas do país? Aqui nesse artigo iremos falar um pouco mais sobre as orquídeas, bem como, também, plantá-la em um substrato parecido com o Xaxim (explicaremos o porquê de não usar o xaxim diretamente mais à frente).

Orquídeas em Xaxim

Orquídeas em Xaxim

A Orquídea

A Orquídea nada mais é do que uma planta que é bastante comum em áreas tropicais, como o Brasil, tendo sido descoberta primeiramente na Ásia. Ela chama muito a atenção por sua beleza singular, depositada no caule grosso com folhas finas e flores exuberantes e com cores que deixam qualquer um admirado. As suas flores podem ter cores mais claras, como um branco bem puro até um amarelo mais intenso, com algumas espécies chegando a exibir flores negras bastante estonteantes.

Orquídea no Vaso

Orquídea no Vaso

As Variadas Orquídeas e a Indústria Alternativa

Segundo pesquisadores, existem mais de duas mil espécies de orquídeas no planeta, tendo mais de quinhentas delas só na América do Sul. E, para a nossa surpresa, trezentos e cinquenta espécies estão instaladas aqui no Brasil. E se engana quem pensa que a orquídea é utilizada somente pela indústria da decoração: existem orquídeas que são empregadas com bastante afinco na indústria alimentícia, tal como é o caso da Vanilla, que grande parte da população mundial conhece por baunilha: ela é um dos flavorizantes mais utilizados em todo o mundo.

A sua descoberta se deu quando os colonizadores espanhóis chegaram até a América. Ao conhecerem um pouco mais da cultura dos nativos, eles notaram que eles utilizavam uma orquídea para poder dar sabor em seus alimentos. Encantados com o sabor, eles levaram mudas para a Europa, que acabou por difundir pelo mundo todo esse conhecimento.

Variadas Orquídeas

Variadas Orquídeas

A orquídea pode ser encontrada em, praticamente, todo o mundo, exceto em lugares muito gelados. Isso se dá pela grande resistência que a planta carrega consigo, não sendo muito exigente quanto aos cuidados que são dispensados a ela. Geralmente, ela é encontrada pendurada em árvores, por meio de suas longas raízes.

As Orquídeas São Parasitas?

Por utilizar o substrato das árvores e se alimentar das folhas que caem dos seus galhos, muitas vezes as orquídeas são vistas como parasitas. Porém, isso está longe de ser verdade, já que parasitas causam danos ao hospedeiro, o que não há na relação entre a árvore e a orquídea. Em outros lugares, como as savanas africanas, é bem comum encontrar as orquídeas diretamente no solo, em seu estado selvagem. No Brasil, o mais comum é encontrar as orquídeas envoltas em uma árvore.

Essa técnica é utilizada domesticamente, quando se quer fazer com que a orquídea fique ao ar livre: podemos ver diversos lugares onde a orquídea é amarrada com algum tipo de pano ou arame, para que ela possa se fixar naturalmente na árvore.

Mudas de Orquídeas

Mudas de Orquídeas

Apesar de ser uma planta muito numerosa, a orquídea está sofrendo muito com o desmatamento e com a coleta indiscriminada de espécies selvagens, o que está diminuindo a planta em florestas, colocando em risco o futuro da planta (em seu estado selvagem, óbvio).

Como Plantar Orquídeas no Xaxim?

Para começo de conversa, o xaxim é um tipo de planta que é muito conhecida por conta de suas fibras. Ela, por muito tempo, foi utilizada como vaso por diversos tipos de pessoas, que incentivavam a indústria dos vasos de xaxim para plantas. Acontece que a exploração desmedida ameaçou e muito a espécie, o que fez com que o governo baixasse uma lei proibindo o comércio de xaxim no Brasil. Essa medida se deu pela exploração exacerbada de uma planta nativa da Mata Atlântica, que, hoje, responde a apenas 7% do total que existiam no país em 1500. Por conta disso, a fibra de coco entrou no lugar do xaxim, tendo a mesma eficiência da planta e ainda a protegendo. Por isso, iremos ensinar como plantar orquídeas nos vasos de fibra de coco.

Para plantar, é necessário que você tenha terra fertilizada e bem adubada. É bem natural, também, que as mudas de orquídea apresentem um período “murcho”, por conta do impacto causado desde a sua retirada do substrato. Por conta disso, a rega é muito importante.

Depois de comprar o seu vaso de fibra de coco, é necessário escolher um substrato para a sua planta: casca de carvalho é uma ótima opção. Depois disso, coloque a terra por cima, plante a orquídea e tenha cuidado para poder analisar se a orquídea precisa de uma nova rega ou não: ela é uma planta que não gosta muito de umidade. O ideal é verificar de dois em dois dias se é necessário a rega.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *