O coqueiro, abundante nos estados do Nordeste e Norte do país, está crescendo na preferência de cultivadores do Sudeste por representar um impulso para a economia. Trata-se de uma planta que oferece uma grande variedade de usos e que já representa o sustento para muitas famílias. A seguir vamos apresentar mais detalhadamente uma função bastante interessante que vem sendo atribuída ao tronco de coqueiro, ser usado como xaxim.
Xaxim: Uso Proibido
O termo xaxim é atribuído a algumas plantas arborescentes pteridófitas que podem ter seus troncos divididos em segmentos para servir de substrato para o crescimento de outras plantas. Essa característica fez com que houvesse um uso intenso dos xaxins para o cultivo de outras plantas, algo que resultou na ameaça de extinção.
Com uma redução bastante significativa das populações dessa planta o governo decretou a proibição do seu uso. Isso tornou necessário que fossem encontrados potenciais substitutos, no que o tronco de coqueiro ganha destaque. Entenda melhor como esse tronco pode ser usado como substrato para o crescimento de outras plantas.
Fibras de Coco Usadas Para Conter Barrancos
O processamento das fibras de coco origina fibras, pó e pequeninos pedaços que podem ser prensados num tecido de aniagem posteriormente embalados com plástico para a criação de mantas vegetais que são usadas para conter barrancos. Quando os barrancos são estabilizados são cultivadas e semeadas novas plantas, espécies que sejam indicadas para essa área. As mantas de aniagem e fibra de coco são usadas ladeira abaixo.
É realizado um processo de irrigação e alimentação com material orgânica para que as plantas que estão germinando tenham os nutrientes de que precisam para crescer fortes. Não demora para que o barranco esteja totalmente vegetado de maneira a conter o processo de erosão. As mudinhas que são cultivadas emergencialmente nos barrancos passam então por um processo de adubação líquida.
Características das Fibras
As fibras tem uma grande leveza e seus diversos poros permitem que as raízes das mudas respirem e se consolidem para a fase de transplante. A adubação orgânica é realizada com pó junto a compostos animais e vegetais de maneira que a terra se torna mais profícua. Aliás, as fibras já vêm sendo usadas na produção de coqueiros, basicamente são dispostas a uma distância de 0,50 m em torno do pé de maneira a favorecer uma evaporação menos significativa da água usada para as regas.
Embalagens Orgânicas
É interessante mencionar que as fibras também apresentam grande potencial para o fabrico de embalagens orgânicas de maneira que podem ser usadas também para a floricultura. Uma forma inclusive de proteger os frutos e assim reduzir riscos de danos físicos e diminuir também o uso de papel que impacta a natureza. Há também potencial uso no artesanato, o mesocarpo duro pode ser usado para criar colares, móbiles e recipientes.
As folhas ainda podem ser usadas para criar chapéus, esteiras, telhados para gazebos entre outros itens como coberturas para carros. A criatividade é uma ferramenta de potencialização das inúmeras possibilidades que os elementos da natureza nos propiciam.