O espaço dos apartamentos pode ser inimigo de projetos paisagísticos. O uso de plantas ornamentais é sempre um desafio para um arquiteto, ou um proprietário de um imóvel pequeno que sonha em ter um jardim, mesmo sem possuir quintal. Ainda que a intenção não seja montar um “jardim botânico” em casa, algumas dicas são importantes quanto à escolha das espécies. Os chamados jardins de inverno são uma excelente saída para quem sonha em ter um jardim em um apartamento. O uso de plantas que exigem pouco tempo de exposição à luz são as indicadas, pois nem todos os imóveis são privilegiados pelo sol durante boa parte do dia. Pensar em distribuir as plantas pela casa também é uma boa saída. Aproveitando não só a sacada, como também beirais de janelas e possíveis pequenos espaços na sala e na cozinha.
Qual a planta ideal para o seu apartamento Muitos pontos devem ser considerados no momento de escolher a planta perfeita para a sua casa ou apartamento e não apenas a decoração. Mesmo morando em uma região quente do país, vale prestar atenção à temperatura dentro da própria casa, que pode variar muito até de rua para rua. Assim, é possível escolher a planta que melhor se adapta ao clima do apartamento. Da mesma forma que o sol e o clima devem ser observados, é preciso ficar atento ao vento. Flores como as tulipas não são resistentes ao vento, então mesmo que o clima e a luz sejam favoráveis à sua sacada, o vento pode inviabilizar seus planos. Se o sol incidir por longas horas em sua sacada, pense em espécies como a rosa do deserto, cuja floração ocorre durante o ano inteiro, além de ser muito apreciada.
As rosas do deserto são muito resistentes ao sol e a escassez de água. E seus galhos possuem formato único, que a torna charmosa mesmo sem flores. Outra forma de formar um jardim em apartamento é pensar na disposição vertical. Em vez de limitar o espaço físico enchendo a sacada e outros ambientes de vasos pelo chão, uma saída é pendurá-los na parede. Uma armação em madeira pode evitar a necessidade de vários furos, assim, é possível utilizar pequenos vasos, com espécies que gerem boas folhagens, mas que não sejam muito pesadas, como as samambaias, por exemplo.
A vantagem dos jardins verticais é que além de estarem em alta, permitem que você utilize um canto da parede próximo à janela que não teria outra finalidade. Até um metro horizontal já seria suficiente para transformar sua sala, ou sacada. Lembre-se sempre de atentar quanto a toxicidade das plantas que escolhe. No caso de haverem crianças e, até mesmo, animais de estimação na casa plantas como a popular “comigo-ninguém-pode” oferecem um risco alto.