Como Fazer Vaso De Fibra de Coco

O meio ambiente é um dos locais mais encantadores do planeta, não é? Seja em qualquer região que ele estiver localizado, desde os lugares tropicais, como o nosso próprio país, ou até mesmo no deserto escaldante de países africanos, o meio ambiente é diferente em cada um desses locais: apresenta os seus animais e plantas naturais daquele ambiente.

Só que, mesmo com toda essa importância e com o aparente equilíbrio que parece funcionar, os seres humanos não respeitam toda essa importância, infelizmente. Com uma exploração desenfreada que vem desde o início da globalização, a natureza começou a demonstrar recentemente que esses longos anos de penúria têm um preço: o aumento na temperatura média do planeta está cada vez mais aparente, sendo que o derretimento das geleiras nos extremos do planeta está cada vez mais acelerado por conta disso.

O problema é que, daqui alguns anos, as geleiras irão derreter a tal ponto que o aumento de água no mar será uma coisa inevitável, podendo fazer sumir diversas cidades litorâneas no mundo, bem como, também, ilhas famosas que o nosso planeta possuí.

Felizmente, parece que o mundo está acordando para esse problema, com diversas nações se ajudando em busca de soluções para que o planeta não pereça com as investidas cada vez mais violentas do ser humano. Uma das medidas tomadas e que vem sendo implantadas em diversos países é justamente o desuso de materiais vindo de florestas desmatadas sem o consentimento de órgãos ambientais.

E sabia que você também pode contribuir para manter as nossas florestas saudáveis? Aqui nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre uma planta que foi explorada durante anos mas, aos poucos, foi sendo substituída de forma sustentável. Vamos lá?

Vaso De Fibra de Coco

Vaso De Fibra de Coco

O Xaxim

Quem é que nunca foi até a casa de um parente e não reparou nas plantas que eles mantém em suas casas? Muitos deles tem um apreço bastante considerável com essas plantas, vendo nelas uma maneira de deixar o ambiente mais receptivo para as pessoas. Nesses jardins, é bastante comum também a presença das samambaias. Nas casas mais antigas, preste atenção: é bastante provável que a samambaia esteja apoiada em uma estrutura que lembra muito um tronco de arvore com “pelos”: possivelmente, aquilo é um xaxim. Mas o que ele é ao certo?

O xaxim nada mais é do que uma arvore nativa  da Mata Atlântica, que se caracteriza por não ser muito alta, chegando até, no máximo 2 metros de altura. É uma palmeira, de uma forma mais geral, no qual o principal objetivo de quem cultiva outras plantas.

Xaxim

Xaxim

Onde é Encontrado

Ele pode ser encontrada com mais frequência nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, nos locais que ainda há reservas da Mata Atlântica, hoje esta reduzida a apenas 7% da sua totalidade original. Essa trágica redução se dá por conta da chegada dos portugueses pro aqui a partir da idade Média, bem como, também, o desenvolvimento das cidades que se seguiram pelos séculos.

Um dos maiores motivos para que o xaxim seja uma figura rara na floresta é que ele demora muito para poder se desenvolver: de acordo com estimativas, é necessário de 50 a 100 anos para que ela possa crescer um metro de altura. Com alguns ultrapassando o limite e atingindo até 5 metros de altura, é possível que esse xaxim possa ter até 500 anos de idade.

A sua extração se deu, basicamente, pela sua possibilidade de ser substrato de outras plantas, como é o caso das orquídeas, bem como, também, por ter um preço muito mais acessível do que o dos vasos de barro, que eram obtidos artesanalmente.

Por conta disso, então, a extração do xaxim iniciou-se de uma maneira bastante meteórica, na qual não se definiu um critério para a preservação da planta, como uma forma de mantê-la. Desse modo, quase que a nível industrial, a extração foi tão profunda que, rapidamente, o xaxim foi declarado como uma espécie em extinção. Logo, o Brasil baixou uma lei proibindo a extração, para que a espécie possa se recuperar. Desde então, a população vêm tentando encontrar meios que possa substituir o xaxim. Quem foi pego extraindo xaxim das matas pode pagar uma salgada multa para órgãos ambientais especializados. É válido lembrar que quem já possuía xaxim em seu poder antes da baixa da nova lei não precisa se preocupar.

Um dos substitutos a altura do xaxim que surgiu foi o uso da fibra de coco. Veremos mais a seguir:

A Fibra De Coco: A Opção “verde” Para O Xaxim

Manta de Fibra De Coco

Manta de Fibra De Coco

Assim que a extração do xaxim foi proibida, logo se correu atrás de uma opção que pudesse ter as mesmas empregabilidades do produto. E, depois de pesquisas, chegou-se à conclusão que a fibra do coco, que tem uma estrutura parecida com a do xaxim, poderia ser utilizada de uma forma substituta ao original.

De uma forma mais resumida, o uso da fibra de coco é bom para os dois lados. Isso porque o material era descartado assim que o seu recheio (ou seja, a parte interna do coco) fosse utilizada, indo diretamente para o lixo. Com o emprego desta na fabricação de estruturas parecidas com a do xaxim, a fibra de coco é reciclada para um novo propósito, bem como também passa a gerar novos empregos para o processamento dessa fibra.

Vídeo Sobre Vaso de Fibra de Coco

Com a fibra de coco, pode se fazer diversos tipos de coisas: os substratos para as plantas e até mesmo vasos de fibra de coco, que é uma versão ainda mais ecológica, já que os vasos, em sua maioria, são feitos de plástico, por conta do seu baixo preço. No vídeo a seguir, será mostrado a vocês como fazer um bom vaso de plantas utilizando-se a fibra de coco. Vale lembrar que é um processo puramente artesanal. Portanto, a paciência é a chave do sucesso. Para que você faça bem, é preciso analisar todo o vídeo, entender o que ele necessita de matérias primas e, aí sim, começar a por a mão na massa. Veja:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Flores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *