Flores de Ameixeira
Conhecida por vários nomes diferentes, incluindo Ameixa chinesa, Damasco japonês, Flor de ameixeira, Mei, Ameixa de inverno, Ameixa de floração, etc. O nome científico da espécie de angiosperma é Prunus Mume. Pertence à família das rosáceas. O gênero Prunus inclui outras árvores famosas também, como cerejas, pêssegos, ameixas, amêndoas e damascos.
É uma árvore icônica no Japão, apesar de não ser exatamente lá sua origem. Famosa por sua floração precoce, mas também pelos seus frutos que são usados na culinária, para picles e molhos, ou também como tempero – é um fruto bem azedo.
Origem
Originária da China, Taiwan, Vietnã e da Coreia, onde é cultivado desde 1500 anos. Conhecido há muito tempo no Japão, altamente valorizado como ornamental, o Prunus mume, ou Flor de Ameixeira, foi introduzido na Grã-Bretanha em meados do século dezenove. Nesses países, na natureza ele pode ser facilmente encontrado em florestas esparsas, margens de riachos, encostas florestais ao longo de trilhas e montanhas e regiões de cultivo.
Descrição, Flores E Frutos
Árvore de folha caduca, que começa a florescer no meio do inverno, entre janeiro e fevereiro. Pode chegar a 10 metros de altura, mas com 4 já é adulta e produz flor e fruto. É uma árvore linda e que chama a atenção.
As flores possuem entre 2 e 3 cm de diâmetro. Com cinco pétalas. Um forte aroma perfumado agradável. Cores em tons de branco, rosa, vermelho. As folhas aparecem depois das pétalas caírem. Com formato pontiagudo, e tamanho entre 4 e 8 cm de comprimento. A fruta amadurece no verão e coincide com a estação chuvosa do leste asiático. Ela tem entre 2 e 3 cm de diâmetro. Possui aparência parecida com um pêssego ou uma ameixa com casca macia e suave. Amarela antes de amadurecer e vermelha quando madura, com carne amarelada quando madura.
Propagação e Mudas
Para cultivar flor de ameixeira, você poderá fazer propagação a partir de sementes extraídas de frutos maduros. Para isso você terá que estratificar as sementes em sacos plásticos com uma mistura úmida de musgo esfagno e areia limpa por três meses na geladeira. Depois disso poderá semear ao ar livre na primavera. Ou ainda em qualquer época do ano, se for em uma estufa.
Pode também propagar assexuadamente para manter a forma de interesse, a partir de estacas de madeira macia colhidas no início do verão. Também pode ser enxertado por T com brotos de madeira macia.
Depois de plantada, poderá florescer em três anos a partir das sementes e em menos tempo a partir de enxertos e estacas.
Pragas e Doenças
Nenhuma doença é motivo de grande preocupação na flor de ameixeira. Entretanto algumas pragas são muito comuns e podem destruir e machucar a árvore. Os pulgões atrapalham o crescimento, pois depositam melada e mofo.
Os broca atacam árvores que não estão em condições de saúde ideais. Por isso mantenha-as saudáveis com aplicações regulares de fertilizantes (naturais, se possível).
Os ácaros são complicados, pois são extremamente difíceis de serem detectados. Causam amarelecimento e pontilhados nas folhas.
Além disso há as lagartas de barraca, que fazem ninhos nas árvores e depois se alimentam da folhagem. Para controlar, é bom usar Bacillus thuringiensis, no início da infestação.
Variedades De Flores De Ameixeira
Na China existem mais de 300 cultivos diferentes de Prunus Mume. As variações são classificadas de acordo com os híbridos que formam linhagens com galhos e flores de vários tipos. Alguns exemplos estão abaixo:
- ` Bonita ”, flores semiduplicadas de rosa vermelha;
- ` Dawn ”, rosa grande com babados duplos;
- ` Peggy Clarke ”, rosa dupla profunda;
- ` Rosemary Clarke ‘, flores brancas duplas com cálices vermelhos;
- ` WB Clarke ‘, flores duplas cor de rosa, forma de planta que chora;
- ` ‘Matsubara Red’ Flores duplas vermelhas escuras e novo crescimento vermelho ficando verde.
- ` Kobai ”, com flores semi-duplas vermelhas profundas, é provavelmente o menos difícil de encontrar
No Japão, ainda, os cultivos ornamentais de Prunus mume são classificadas nos tipos yabai (selvagem), hibai (vermelho) e bungo ( província de Bungo ). As árvores de bungo também são cultivadas para frutas e são híbridas entre Prunus mume e damasco. As árvores de hibai têm cerne vermelho e a maioria delas tem flores vermelhas. As árvores yabai também são usadas como material de enxerto.
Usos
Culinário
Na China e também em Taiwan é comum usar ameixas defumadas para fazer um suco chamado de Suanmeitang. É feito a partir da extração de ameixas defumadas em água e depois adoçado. É um sabor muito atípico para um suco, com um tom de defumado e salgado, mas também doce. Muito usado como um refresco para o verão. As flores e os frutos, secos ou frescos, podem ser usados para fazerem o chá, Maehwa-cha. Podem ser feitos em infusão ou não, bebidos com picância e doce, e podem também ser servidos gelados.
Na culinária também são feitos molhos e xaropes. Um molho famoso chamado de meizijiang é feito com ameixas, açúcar, vinagre, sal, gengibre, pimentão e alho. Há um xarope também, feito com açúcar que demora cem dias para ficar pronto. E depois de pronto pode ser consumido em até um ano, pois é livre de contaminação e é bem doce.
Há também uma panqueca, chamada de Hwajeon, feita com as flores. E o famoso licor de ameixa, também conhecido como vinho de ameixa. Também são feitas ameixas em conserva, que podem ser secas ou molhadas.
Medicinal
O extrato de Prunus mume é muito indicado para tratar doenças microbianas e de infecções nos dentes e garganta. Além disso evita contaminações por Helicobacter pylori, a principal causadora de úlceras e gastrite.
Símbolo e Significados
A flor de ameixeira desabrocha no verão e possui uma delicadeza e beleza imensa. Ela é um dos símbolos da estação no Japão. São a muitos anos retratadas em diversos tipos de arte na cultura asiática, como em poemas, quadros, canções, etc. O desabrochar da ameixeira dá tchau ao frio do inverno e traz a alegria do verão.
É um símbolo de persistência, obstinação, resiliência, perseverança, pois elas florescem quando ainda está muito frio, antes do inverno ir embora, quando os galhos ainda estão cheios de neve.
No Japão e na China, muitos plantam a flor de ameixeira sempre voltada para a direção nordeste, pois dizem que isso traz sorte e espanta os maus espíritos. Na China ela foi nomeada como flor nacional. Existem muitos festivais da flor de ameixeira.
A flor também representa a beleza, pureza e transitoriedade da vida. E cada uma das suas cinco pétalas representa uma bênção chinesa. As bênçãos são vida longa, fortuna, amor virtuoso, saúde e morte natural.
Os japoneses também acreditam que comer o fruto Ume no café da manhã afasta má sorte e infortúnios. De qualquer forma vale muito a pena consumir o fruto, pois é pobre em gorduras e calorias e riquíssimo em vitaminas, como a vitamina C, que aumenta a imunidade do corpo e protege contra o desenvolvimento de doenças.