Flores
As flores são belíssimos exemplares da natureza andando junto com a evolução, afinal elas servem como chamativos para que animais e insetos que se aproximam pelo seu néctar, seu cheiro ou suas cores, possam se aproximar e quando se afastam levam consigo sementes e assim as plantas caem em outros solos, podendo crescer novas arvores em outros lugares e assim continua-se o imenso ciclo da vida. Elas são o máximo desabrochar do meio natural, elas são a obra prima da natureza.
Elas em sua função mais cientificas são um dos órgãos que fazem parte de todo o ciclo de reprodução de uma planta. As flores são produzidas pelas plantas do tipo angiospermas, as quais sua produção e dispersão de sementes estão completamente atreladas às suas flores características.
A grande maioria dos exemplares possui tonalidade muito colorida, vibrante e alegra, dessa forma conseguem chamar atenção de mais animais e algumas vezes podem ser avistadas até mesmo em grandes distancias.
Uma coisa que é impossível decidir é qual é a melhor, ou ainda qual é a mais bonita, afinal cada ser humano neste planeta tem seu próprio gosto e suas próprias preferencias e que coisa boa, pois assim cada um cuida da que gosta mais e o mundo continua com sua imensa e linda variedades.
As flores voltam a dar as caras quando se inicia a primavera, o que no hemisfério Sul acontece no mês de setembro, já no hemisfério norte a primavera tem início em março. De qualquer forma, em muitos países tropicais as flores são marca registrada no cenário durante o ano todo, devidos às condições favoráveis da região.
Uma das coisas mais interessantes e maravilhosas das flores é a capacidade que elas têm de influenciar o lugar onde estão, elas podem purificar um ambiente, purificar uma pessoa e até alterar uma emoção, afinal, suas cores fortes tem todo um significado, que é definido pela ciência da cromoterapia. Principalmente as plantas que crescem dentro das residências, elas podem influenciar muito para o bem na energia de uma pessoa, ajudar a curar problemas mentais, entre outros fatores.
Flor de Iris
A flor de íris é muito uma flor de uma beleza fascinante que pode ser encontrada em cores bem coloridas e variadas, comumente ela é muito confundida com a também linda orquídea. Uma grande sorte do povo brasileiro é que essa planta ama as condições climáticas daqui e de Norte à Sul ela costuma se adaptar muito bem.
São mais de 200 variações dentro da sua espécie, isso mesmo, no entanto, a grande maioria tem apenas 3 pétalas alongadas, que são observadas principalmente nas cores azul escuro, em um tom bem vibrante e na cor roxa também.
Claro que cada região tem um tipo de Iris que se adapta mais, mas falando no geral, as que melhor vivem neste grande país são as variações sibirica, versicolor ou ainda a variação que ironicamente leva o nome de um estado americano, apesar de amar viver e desabrochar no Brasil, a Louisiana.
Como Plantar
A época de plantio depende das características climáticas de cada região, por exemplo, quando o verão é mais forte, quente e intenso a época ideal de plantio é o mês de abril, quando o verão é mais ameno e tranquilo, a melhor época para a plantação da Iris é final de fevereiro ou começo do mês de março.
Lembre-se que ao contrário de muitas outras plantas, para um plantio bem-sucedido de Iris, o rizoma dela tem que estar parcialmente fora do solo, se você plantar ele inteiro e o deixar completamente coberto, provavelmente ela não vai vingar. O espaço de plantio entre um exemplar e outro é de no mínimo 30 centímetros pois seu rizoma e sua raiz podem crescer muito e competir.
Cultivar
O solo deve ter boa drenagem de água, portanto, provavelmente solos argilosos e porosos são mais indicados, solos bem ligeiramente ácidos são indicados, já que por eles a água passa, mas uma parte pode ser armazenada, mas para maiores informações consulte um especialista. Se você plantar a linda íris em um vaso, ele deve ser essencialmente de cerâmica ou ainda ter uma camada apenas e exclusivamente para drenagem.
Deve se regar com frequência mais nem tanto, inclusive elas precisam mais de água quando são mais novas, após adultas, já não gostam tanto de água, principalmente se as condições ambientes já lhe proporcionam isso. Fertilizantes de nitrogênio não devem ser usados e em qualquer sinal de folha seca ou amarelada tire-a fora.
Fazer Mudas
As mudas podem ser feitas através dos métodos de divisão de touceiras, através da propagação ou plantio das suas sementes ou através de plântulas enraizadas que brotam a partir das hastes florais. Para a muda pegar no início da vida da Iris é indicado que ela fique no sol moderado mais ou menos umas 6 horas por dia.
Podar
A poda da Iris deve ser apenas nas folhas amarelas e nunca, mas nunca nas folhas verdes. As folhas verdes são fontes de nutrientes enquanto que as amarelas podem estar atuando como sugadora de nutrientes.