Não é novidade para ninguém que a natureza participa ativamente da nossa vida, não é verdade? É claro que, nos últimos tempos, a nossa presença por lá tem ficado cada vez mais indireta, já que o que necessitamos para poder viver estão disponíveis mais próximo para nós. Mas, há milhares de anos atrás era preciso que os nossos ancestrais colocassem a mão na massa de verdade para que pudessem sobreviver.
O problema é que, apesar de nossa dependência direta da natureza ter acabado, acabamos por substituí-la pela dependência indireta, ou seja, a exploração de recursos para a fabricação dos insumos necessários para a nossa sobrevivência começou a ser feita de forma exagerada, bem mais do que necessitávamos para poder sobreviver. Esse desequilíbrio está começando a despertar reações indesejáveis no meio ambiente: as temperaturas estão aumentando cada vez mais, fazendo com que as geleiras dos extremos e também nas montanhas entrem em um processo acelerado de derretimento, o que, consequentemente, aumenta o nível de água dos mares e oceanos. Em um período de tempo, é esperado que varias cidades costeiras sejam engolidas totalmente pelas águas oceânicas.
Porém, várias medidas para frear esses acontecimentos estão sendo tomadas: por exemplo, a preocupação com a preservação da Amazônia, na qual o Brasil detém a maior porção natural da floresta, é mundial: diversas nações contribuem com fundos para fazer com que a floresta seja mantida intacta.
E, já que estamos falando sobre a natureza, você já se perguntou como as plantas fazem para se reproduzir? Aqui nesse artigo pretendemos te revelar todas essas coisas, bem como, também, algumas curiosidades acerca desse processo. Vamos lá?
As Flores
Quando nós vamos presentear alguém, seja por algum motivo específico (o mais comum é o aniversário da pessoa) as vezes cogitamos em dar flores para ela. Mas por quê? Talvez o simbolismo que as flores carregam ajudam a transformá-la em um presente ideal: para os casais apaixonados, por exemplo, entregar uma flor para um deles (na cor vermelha, preferencialmente) indica que um tem um enorme amor pelo outro. Não é à toa que o vermelho é considerado como a cor da paixão, não é verdade? Pois bem. Geralmente, a rosa de cor vermelha que é o símbolo do amor, sendo bastante comum, por exemplo, os buquês feitos desse estilo de flor.
As Orquídeas
Outras flores que também são muito utilizadas para propósitos decorativos são as orquídeas, por transmitirem elegância e, ao mesmo tempo, simplicidade à decoração que for reservada para ela. O Brasil, nesse sentido, é abençoado se comparado aos demais países: das mais de 500 espécies de orquídeas existentes na América, 350 estão em solo tupiniquim, sendo que a grande maioria está incrustrada na floresta amazônica.
Além da grande importância na área decorativa, as orquídeas também tem um emprego na área alimentícia: a baunilha, um dos aditivos alimentares mais difundidos em todo o mundo, é obtida através da vanilla, um tipo de orquídea que é originária da América Central. A utilização a nível industrial da baunilha foi iniciada a partir do momento que esta foi levada para a Europa por meio dos colonizadores, que se encantaram ao ver os nativos utilizarem a planta para deixarem os alimentos com um sabor e um aroma mais convidativo.
Mas sabia que o intuito da flor é muito maior do que esse? Muita gente acredita que elas só tem a função de enfeitar a planta. Mas não é bem assim
A Função Principal das Flores
O intuito das flores é poder permitir que as plantas possam se reproduzir de maneira assexuada, garantindo assim a perpetuação da espécie. Dessa maneira, elas conseguem fazer com que as sementes, que para as plantas é uma propagação de sua espécie para uma nova geração, consiga se reproduzir.
A “novela” para que isso aconteça é mais ou menos o seguinte: depois que a planta começa a amadurecer, ela começa a desenvolver as estruturas para a flor se formar. A partir daí, ela começa a se formar e assim definir se ela produz o pólen (que é o gameta masculino da planta), que irá fecundar os pistilos (ou estigma) de outras flores, que são os órgãos reprodutores femininos das flores. Mas como elas conseguem fecundar outras sendo que ela não conseguem se mexer? Pois bem.
Para que o processo de fecundação possa ocorrer da forma mais natural e melhor possível, a planta consegue utilizar feromônios que são bastante fortes ao olfato de animais, fazendo com que estes sejam atraídos até ela. Por exemplo: quando um beija flor vai até uma flor e suga o seu néctar, ele está, ao mesmo tempo, absorvendo o seu pólen. E, enquanto ele vai até outra planta, ele consegue fazer esse pólen entrar em contato com as estruturas femininas da flor. E, dessa maneira, a fecundação ocorre.
Qual Flor É Mais Indicada Para Presentear Alguém?
Se analisarmos todo o contexto ambiental, podemos perceber que há inúmeros tipos de flores que estão disponíveis para servirem como um presente, não é verdade? Talvez a flor mais conhecida e que seja utilizada justamente para presentear alguém seja a própria rosa, não é verdade? Mas saiba que existem outras milhares de flores que também podem servir como presente.
A orquídea, já citava aqui anteriormente, é uma ótima pedida, mais para presentes que não tem qualquer sentimento amoroso ou de paixão; sendo utilizada como uma flor para presentear de forma profissional ou com relação de amizade entre as pessoas.
Além da orquídea, outra flor que também é bastante bela para servir como presente são os copos-de-leite. O seu formato bastante único e agradável faz com que a decoração fique ainda mais sublime, deixando um toque moderno e bem descontraído.
As tulipas também começaram a fazer grande sucesso recentemente, por seu formato bastante retraído e pelas cores fortes que elas conseguem transparecer. As tulipas de cores vermelhas são as mais bonitas, principalmente as de cores vermelhas mais profundas (cor vinho, por exemplo).
As margaridas também são boas flores para se presentear alguém, por conta da meiguice e simplicidade que elas transparecem.