Orquídea Bambu Nome Científico

Flores

As flores são verdadeiros presentes da natureza para nós, elas mudam o estado de espirito das pessoas, servem como presentes para todas as ocasiões, desde aniversários, até casamentos e funerais, elas sempre estão presentes. Elas podem ser das mais diversas cores, sendo que as pessoas acreditam que cada cor tem o seu significado específico e traz uma energia diferenciada nos ambientais.

É realmente de se perder as contas de quantas espécies diferentes de flores que existem atualmente, algumas foi a natureza que nos deu como elas são, algumas foram modificadas e melhoradas pelo homem, outras ainda foram submetidas ao famoso cruzamento cruzado com outras espécies, mas todas são lindas, especiais e únicas.

Entre as flores mais populares nos dias atuais, podemos citar a velha e tradicional rosa, talvez a mais romântica das flores, a doce e inocente lavanda, a pureza das margaridas, a imponência de uma flor do tipo copo de leite e a elegâncias das orquídeas.

Orquídeas

As orquídeas são aquelas plantas, aquelas flores que geralmente estão penduradas ou esticadas sobre algum lugar, podem ser em galhos de arvores, em troncos caídos, em vasos, ou em outros lugares, mas muito dificilmente elas serão vistas no chão, por esse motivo muitas pessoas acabam por imaginar que essas plantas sejam parasitas, mas elas não são nada disso, apenas se apoiam sobre outras, pois na verdade são plantas parasitas.

Esse fato de usar outras plantas ou outros elementos como um apoio, é uma espécie de adaptação que a orquídea sofreu ao longo da evolução, uma vez que quando apoiadas é mais fácil delas acumularem água que posteriormente consomem, nutrientes e materiais que após a decomposição elas usam de alimento e de fonte de vitaminas e minerais.

Uma das orquídeas mais famosas em todo o mundo e em toda indústria é o gênero das Vanillas, ou como se chama no Brasil baunilha. Sim a baunilha que tanto vemos em produtos cosméticos e produtos do mercado alimentício vem de algumas espécies de orquídeas. Antes era extraído diretamente da planta, o que é não é algo agradável do ponto de vista ambiental, mas atualmente a essência de baunilha já é produzida em laboratório, assim não mais perturbando a flora natural.

As orquídeas estão entre as plantas mais populares de todo o mundo, ao redor de todo o planeta existem competições de produtores de orquídeas, é uma flor considerada chique, requintada, elegante e bonita. Há inclusive alguns concursos que oferecem prêmios caríssimos para seus vencedores. Ela é uma flor considerada ornamental, pela sua beleza é uma das mais procuradas no ramo da decoração e jardinagem e muitas vezes por isso seu preço chega a ser até mais caro do que a média das outras flores.

Não se pode negar que essa espécie possui variedade, pois elas são encontradas nas mais diversas cores que se pode imaginar, geralmente as mais procuradas são as brancas, ou ainda as mescladas, ou seja, que possuem mais de uma cor, mas há cores para todos os gostos. Hoje muitas orquídeas já foram modificadas, principalmente para atingir ainda mais altos patamares de beleza e vem dando certo, pois cada vez mais se vê flores realmente magnificas.

Uma grande vantagem evolutiva para essa espécie é que elas são adaptadas aos mais diversificados tipos de clima ao redor do mundo. Em todos os biomas e padrões climáticos é possível ver essas belíssimas flores, entretanto a grande preferência entre elas são os climas e regiões tropicais, uma vez que sua variedade nessas regiões quase dobra em relação a outros locais.

Um exemplo é o próprio Brasil, pois por aqui existem ao todo nada menos que 1500 espécies catalogadas de orquídeas, sendo que provavelmente nos dias de hoje esse valor já é até maior. Essas espécies catalogadas são vistas principalmente nas áreas florestais, tanto na floresta amazônica, quanto na floresta de mata atlântica.

A região do mundo com maior número de gênero de orquídeas catalogadas é a américa latina com a América do Sul, seguido pela Ásia em sua porção marítima, ou seja, as suas ilhas. O local onde se encontra a menor variedade de gêneros de orquídea é na Europa, com apenas cerca de 40 a 50 gêneros encontrados, isso pode ser em grande parte por causa do continente já não ter tanta área de floresta.

Orquídea Bambu

Os nomes científicos das espécies conhecidas como orquídeas bambu são, Arundina graminifolia e Arundina bambusifolia, ambas são membros da família Orchidaceae. Esse tipo de planta é um dos queridinhos das pessoas, afinal não é para menos, elas são ornamentais e muito, mas muito lindas.

Essas plantas podem ser criadas dentro e fora de casa, mas muitas pessoas deixam no interior de suas residências principalmente como parte de sua decoração interna. Outro motivo delas ficarem dentro das casas é que muitas pessoas acreditam que as plantas modificam e transmutam a energia de um ambiente, dessa maneira afastando más energias e canalizando as boas vibrações que chegam até ali.

As orquídeas bambu são originarias principalmente da Ásia, da Ásia continental, no entanto ela é vista e originária principalmente da porção continental e marítima do continente, tal como a Índia e algumas ilhas como a Tailândia e a Indonésia.

Essas orquídeas muitas vezes tem um efeito cascata por causa de darem muitas flores, isso faz com que o peso das suas folhas e flores seja maior e ela “despenque” assim ganhando o efeito que lhe deu o nome pelo qual é conhecida, orquídea bambu.

Algumas dicas sobre as orquídeas, principalmente as orquídeas bambu é que elas precisam de solos ricos em matéria orgânica, pois assim elas podem retirar muitos nutrientes dali para conseguirem crescer saudáveis. Se você não conseguir achar um solo rico em matéria orgânica, adube o solo, mas tome cuidado com o que coloca, afinal nem todos os fertilizantes são bons e alguns podem até intoxicar a planta. Dê preferência aos fertilizantes naturais, tais como estercos e restos de comida, por exemplo, cascas de frutas.

Para a regagem das orquídeas, sempre colocar um pouquinho de água, principalmente quando elas estão em lugares que não pega chuva direta e principalmente em região muito quentes, dê preferência para as regas noturnas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *