O Girassol e seus Significados
O Girassol é uma planta pertencente ao grupo das angiospermas, ou seja, plantas que produzem flor e fruto. É uma planta anual que pertence à família das Asteraceae, ao gênero das Heliantheae. Seu nome científico é Heliantus annuus. Ela é cultivada, comercialmente, principalmente devido ao seu óleo, o óleo de girassol, que é amplamente usado na culinária, mas também pelos seus frutos. Porém, o girassol possui uma flor extremamente linda e com significados, e pode ser cultivado apenas por este motivo.
Esta flor possui várias inflorescências do tipo capítulo, o que explica suas muitas pétalas. Possui aproximadamente 30 cm de diâmetro, com caules que podem chegar a medir até 3 metros de altura. O girassol é uma das maiores flores populares. Já foram encontrados girassóis com mais de nove metros de altura.
O seu nome faz referência ao sol, até porque ele realmente parece um sol, com sua coroa cheia de flores de cor amarelo vivo e um miolo marrom. O girassol é amado pelo mundo todo e além de ser lindo, ele traz também muito significado. Por este motivo, o girassol é uma flor que as pessoas amam ter em casa.
Segundo o Feng Shui, que estuda a distribuição dos objetos dentro da casa relacionando com a energia, o girassol é uma flor que potencializa a força do interior que quer ser transmitida. Beleza, estética, força e equilíbrio são as palavras que definem a energia de um girassol. Com isso ele traz energias positivas e muita força para o ambiente. Há quem defenda ainda que o girassol está relacionado com a riqueza e fortuna.
As suas flores e o seu nome estão relacionadas com a energia solar, por isso ele também representa e significa energia, alegria, felicidade, direcionamento, sorte. O fato de ser uma flor grande e com postura ereta traz o significado de respeito, admiração!
O girassol está relacionado também com algumas lendas. Uma delas diz que o girassol é capaz de curar a infertilidade. Basta colocar as sementes ao sol. Em alguns lugares ele também está relacionado com o sexo do bebê – as pessoas colocam as sementes na beira da janela para que assim a grávida tenha um filho homem.
Porque Presentear Alguém com um Buquê de Girassol?
Você quer romantismo, mas não quer apenas dar o clássico buquê de rosas? Você quer mostrar admiração, carinho, respeito por alguém? Ou você quer agradar alguém do seu trabalho, como seu/sua chefe, mas quer sair do óbvio? Aposte no buquê de girassol! O girassol está relacionado com admiração.
O buquê de girassol agrada por ser, além de lindo e exuberante, é muito resistente, comparado a outras flores, por isso ele dura mais tempo enfeitando o ambiente. E claro, ele vai trazer alegria e cores para o ambiente. Os significados que um buquê de girassol vão levar a quem ganha o presente são força, longevidade, felicidade, sorte, vitalidade, energia positiva, calor, entusiasmo, adoração!
O girassol vai se destacar e chamar a atenção de qualquer um que entrar no ambiente. É claro, você está acostumado a entrar em um lugar e ver um buquê de flores, mas não de girassol! Pode ser cultivado em vasos, nos jardins, em quintais, etc. Ele sempre vai ser associado com alegria e coisas positivas, por isso na dúvida escolha o girassol. Dificilmente alguém terá algum sentimento ruim relacionado ao girassol.
Como Fazer um Buquê de Girassol
Primeiramente você deverá decidir se irá plantar os girassóis ou não. Você pode plantar os girassóis para posteriormente montar um buquê ou então presentear alguém com um vaso de girassóis. Ou então você pode comprar as flores prontas já em uma floricultura. Mas é muito legal plantar os girassóis no seu jardim para ter sempre essa planta maravilhosa.
-
Cultivar
Para cultivar os girassóis em casa você deverá ter espaço e luz, no seu jardim. Só depois de as flores estarem grandes, você poderá colher. É bem trabalhoso o processo de plantio, mas você irá ficar maravilhado com o resultado. Você pode plantar em um vaso ou um pequeno jardim também.
-
Separe os Materiais
Você irá precisar de uma pistola de cola quente, cola quente, uma tesoura afiada, flores de girassol com o caule inteiro, arame floral, fita de cetim (ou tro material) para acabamento.
-
Prepare os Girassóis
Primeiramente defina para quem será o presente. Se for para um primeiro encontro romântico, por exemplo, a dica é: escolha flores menores, caso contrário a pessoa vai ter dificuldades para carregar o buquê – você não irá gostar muito disso!
Segundo, você pode escolher entre deixar as folhas ou não no seu arranjo. Fica mais natural quando elas estão, mas é questão de gosto, apenas. Caso você decida que não quer as folhas no seu arranjo, basta arrancar do caule com cuidado.
Escolha as flores. O ideal são flores com aproximadamente 18 a 25cm de diâmetro. Separe cerca de 10 flores (depende de como você quer). Depois de separar, corte os caules para que eles fiquem com 25cm de comprimento, a partir da base das flores.
-
Agrupe as Flores
Agora é o momento de montar os buquês, ou seja, de agrupar as flores. Não é tão simples quanto parece. Primeiro, separe 3 ou 4 grupos de 3 flores em cada (pode escolher diferentes tamanhos para dar um efeito mais natural). Amarre cada grupo como um pequeno buquê e amarre com arame floral, sem machucar o caule.
Faça isso com todos os conjuntos, sejam eles quantos forem. Depois você deverá juntar os grupos de 3 flores um com o outro. Amarre o arame prendendo um grupo ao outro até que todos estejam firmes (sem apertar muito os caules). Depois de terminar esta etapa, basta fazer o acabamento.
-
Faça o Acabamento
Para realizar a finalização do buquê, você pode escolher uma fita bem linda para isso. Cores como o laranja, vermelho, branco, marrom ficam lindas! Pegue a cola quente, primeiramente, e passe por todo o arame, em seguida amarre com a fita, tampando o arame. Corte a fita com aproximadamente 60cm, para conseguir fazer um lindo laço para finalizar. Importante que antes do laço, você faça 2 nós firmes, assim você garante que o buquê não vai se desfazer.