Tulipas
Tulipas são um gênero de plantas dos geófitos bulbíferos herbáceos perenes, pertencentes à família Liliaceae e têm aproximadamente 75 espécies. Só crescem na primavera dando grandes flores que podem ser vermelhas, rosas, amarelas ou brancas, quando chega o verão elas morrem. Chegam a ter de 10 a 28 centímetros de altura.
Os primeiros cultivos de tulipa ocorreram na Pérsia no século 10. 14 espécies de tulipas que são encontradas na Turquia hoje em dia foram primeiramente cultivadas pelo Império Otomano. Elas geralmente são vermelhas e foram frutos de hibridizações ao longo do tempo.
Não existem registros históricos de como as tulipas foram levadas para a Europa Ocidental. A única coisa que se sabe é que em 1559 no jardim do vereador Heinrich Herwart, viu-se pela primeira vez o nascimento dessa flor. A partir de então as tulipas começaram a crescer por toda a Europa.
Nos Estados Unidos as primeiras tulipas apareceram devido a uma grande encomenda feita por um milionário. Ele comprou plantas de diferentes espécies, vindas de várias partes do mundo. Esse acontecimento ocorreu por volta dos anos de 1847 e 1865.
As flores das tulipas são erguidas por um caule e geralmente apresentam apenas uma flor por haste. Existem também as plantas plurifloras em que nasce mais de uma flor por caule, porém elas são um pouco mais raras. Elas têm dois formatos distintos, ou tem a forma de xícara ou a forma de estrela. As pétalas externas são grandes e ovais e as internas são delicadas com uma fenda no topo. Elas não contêm nenhum cheiro característico.
Na tulipa a fruta é encapsulada em um envoltório de couro com o formato circular, dentro dessas cápsulas estão as sementes que apresentam a aparência de um disco. Somente espécies com o caule mais longo apresentam várias folhas, porém a maioria não tem muitas. Dependendo da espécie a quantidade de folhas variam entre duas até doze folhas. Elas têm o formato de tiras e são cobertas por uma cera.
O principal país produtor de tulipas do mundo é a Holanda. Ela produz 3 bilhões de bulbos por ano, sendo que a maior parte é para exportação. No país há vários parques de tulipas, o maior deles é o de Keukenhof e é um dos lugares mais importantes para o turismo do país.
Os bulbos devem ser plantados a uma profundidade de 10 a 20 centímetros, assim como a distância de um bulbo para o outro também deve ser de 10 a 20 centímetros.
Manter as batatas de tulipas plantadas para que elas produzam mais flores pode ser prejudicial para a planta. O crescimento de novas flores em um curto espaço de tempo esgota os suprimentos de nutrientes que estão em seu bulbo. Os bulbos são também muitas vezes jogados fora depois do florescimento. Porém com certos cuidados é possível guardá-los para que depois de algum tempo, até anos, eles possam florescer novamente.
Como Guardar as Batatas da Tulipa?
As batatas das flores também são chamadas de bulbos. Bulbo é o caule de algumas espécies de plantas e flores, ele serve como armazenamento de alimentos e água em temporadas em que há seca e escassez de nutrientes.
Como dito anteriormente as tulipas nascem na primavera, quando chega o verão e o clima fica mais quente elas morrem, e assim é necessário saber como armazenar os bulbos para que eles possam florescer na mesma estação pelos próximos anos.
Depois que as flores morrem é preciso cortar o talo da planta com uma tesoura o mais próximo possível da base do caule, dessa forma ele não gastará seus nutrientes. Preservar as folhas é uma ótima maneira de garantir mais energia para os próximos anos de cultivo. Essa é a forma mais simples de manter o bulbo para que ele floresça mais tarde, porém não é o mais eficaz.
Abaixo está descrito a melhor maneira de se guardar o bulbo.
O primeiro passo é a retirada do bulbo. É necessário remover o bulbo do solo, pois se a terra estiver muito úmida o bulbo poderá apodrecer. Após mais ou menos 6 semanas de floreio as flores e folhas começam a amarelar, indicando que estão morrendo, é nesse período que o bulbo deve ser retirado. As hastes neste caso também devem ser cortadas.
O segundo passo é tirar as raízes e as folhas. As folhas por já estarem mortas são facilmente removidas com as mãos, caso contrário pode-se utilizar uma tesoura para auxiliar no corte. Corte as raízes e as folhas bem próximas ao caule.
O terceiro passo é a limpeza do caule. Utilize um papel toalha para remover qualquer resíduo de terra, umidade ou insetos que podem estar incrustados na parte externa do bulbo. Isso fará com que ele seque mais brevemente. Se qualquer parte da camada externa estiver amarelada é sinal que está podre ou morrendo, essa parte pode ser removida passando o papel toalha lentamente.
O quarto passo é a secagem. Coloque os bulbos em alguma bandeja e os deixe secar por dois dias em local arejado e fresco. Não devem ser secos com exposição ao sol, por isso é importante que fiquem o tempo todo embaixo da sombra.
Caso alguma batata esteja murcha, ela deve ser jogada fora, pois não servirá mais para o replantio.
O quinto passo é empacotar os bulbos individualmente com folhas de jornal ou serragem. Isso ajudará na conservação da umidade e da temperatura. Depois é só os guardar em uma bolsa de malha.
Nas próximas 12 semanas os bulbos deverão ser armazenados em um lugar seco e sem a presença de nenhum tipo de luz, pois eles podem começar a crescer antes do tempo. Para regiões com clima quente, os bulbos podem ser guardados na geladeira, desde que não haja incidência de luz sobre eles e nem que a temperatura ultrapasse os 10° C.
A cada 2 semanas conferir se não há a presença de nenhum bulbo murcho ou podre, caso tenha eles deverão ser descartados.
Por fim esses bulbos podem ser novamente cultivados. O melhor período para o plantio é no começo da primavera ou no finalzinho do inverno.
Grupos de Tulipas
As tulipas são separadas por 14 grupos que se diferem entre si pela estrutura da flor e sua dimensão, são elas:
1 – Solteiros Cedo: As flores são simples, têm o formato de xícaras, apresentam 8 centímetros de largura e crescem entre 15 a 45 centímetros de altura.
2 – Dobrar Cedo: As flores são duplas, têm o formato de uma tigela, apresentam 8 centímetros de diâmetro e crescem entre 30 a 40 centímetros de altura.
3 – Triunfo: As flores são simples, têm o formato de xícaras, apresentam 6 centímetros de largura e crescem entre 35 a 60 centímetros de altura.
4 – Híbrido de Darwin: As flores são simples, têm o formato oval, apresentam 8 centímetros de largura e crescem entre 50 a 70 centímetros de altura.
5 – Flores Simples Tardias: Em um caule pode nascer várias flores, têm o formato de uma taça, apresentam 8 centímetros de largura e crescem entre 45 a 75 centímetros de altura.
6 – Flor de Lírio: As flores têm pétalas pontiagudas e refletidas.
7 – Franjas: As flores são simples, têm o formato de uma taça, e crescem entre 45 a 65 centímetros de altura.
8 – Viridiflora: As flores são verdes listradas, têm o formato de uma concha e apresentam 7 centímetros de diâmetro. Crescem entre 40 a 50 centímetros de altura.
9 – Rembrandt: São tulipas totalmente diferentes das demais, pois suas flores apresentam dois tons de cores, elas se tornaram inspiração para muitos pintores holandeses, devido a sua grande beleza.
10 – Papagaio: Têm as flores manchadas com branco e rosa e suas pétalas se assemelham a franjas.
11 – Duplo Tardio: As flores são maiores e densas e crescem entre 20 a 56 centímetros de altura.
12 – Kaufmanniana: As flores são amarelas. Crescem até 15 centímetros de altura.
13 – Fosteriana: É uma espécie selvagem, suas flores são simples no formato de tigela, tem 12 centímetros de largura.
14 – Espécies ou Botânicas: São do tipo selvagem, apresentam maior força enquanto crescem diferente de outras espécies.