O Que Colocar na Água Para Beija-flor?

Você deseja receber a visita de lindos beija-flores no quintal da sua casa? Então pode instalar um bebedouro num local relevante e aguardar que os pequeninos e lindos pássaros venham bebericar a água doce. A grande questão está em saber como fazer a mistura ideal de água e açúcar para atrair esses pássaros.

Algumas pessoas ao fazer esse processo acabam atraindo abelhas para o seu lar e apesar delas serem muito importantes para o equilíbrio do planeta sabemos que pode criar uma situação problemática haja vista que há muitas pessoas alérgicas a sua ferroada. Outra questão importante é atentar para uma eventual fermentação da mistura que pode causar problemas à saúde dos pássaros.

Dicas de Como Preparar o Bebedouro Para o Beija-Flor

Comprou o bebedouro e não sabe como preparar uma mistura satisfatória para atender ao paladar desses pássaros encantadores? Então confira dicas a seguir de como oferecer a melhor combinação doce para beija-flores!

Proporcionalidade de Água e Açúcar

O mais indicado para a alimentação artificial de beija-flores é combinar quatro partes de água previamente filtrada com uma parte de açúcar. Dando um exemplo prático com números, numa mistura de 100 ml deveremos ter 20 ml de açúcar e 80 ml de água.

Muito açúcar é um desperdício, porém, não acarreta necessariamente a problemas de saúde nos pássaros. Açúcar é um elemento que fornece energia, no entanto, as aves ainda precisam complementar sua dieta com pequenas aranhas e insetos para ter uma boa base de proteínas.

Limpeza dos Bebedouros

Falta de higienização em bebedouros de beija-flores pode levar os pássaros à morte. Todos os dias o bebedouro deve ser higienizado e a mistura de água com açúcar trocada. Fazer isso evita o aparecimento e proliferação de um fungo que se instala na garganta dos beija-flores e pode leva-los a óbito por asfixia.

O bebedouro sujo deve retirado e lavado em água corrente, use uma escova de dentes para limpar bem os pontos de acúmulo de sujeira, aqueles pontos que ficam pretos devido a presença de fungos. Deixe de molho por cerca de 20 minutos num recipiente com água com um pouco de água sanitária. Por fim enxágue bem e deixe secando para ser reutilizado no dia seguinte.

O ideal é ter dois bebedouros de maneira que enquanto um está sendo limpo e secando outro possa estar disponível para que as aves sempre encontrem alimento e continuem voltando para te visitar.

Como Proteger o Bebedouro de Formigas?

As formigas podem ser evitadas passando vaselina no arame e gancho que prendem o bebedouro. Isso evita que elas passem.

Como Proteger o Bebedouro de Abelhas?

Se o bebedouro dos beija-flores começou a ser muito visitado por abelhas é possível reduzir o volume de açúcar na mistura. As aves se contentam com menos açúcar, mas para as abelhas se torna desinteressante. Esses insetos tendem a aparecer somente em alguns períodos do ano em que há falta de flores para sua alimentação no meio ambiente.

Então após algum tempo do início das visitas das abelhas é bem provável que elas desapareçam porque não irão mais necessitar do açúcar do bebedouro uma vez que terão as flores disponíveis novamente. Com um pouco de paciência é possível superar esse período de visitas constantes das abelhas ao seu bebedouro.

Como Fazer Repelente Natural de Abelhas

Se mesmo depois de diminuir a quantidade de açúcar as abelhas continuarem ‘visitando’ o bebedouro dos beija-flores é possível fazer um repelente natural. A receita desse repelente consiste em misturar 01 colher de sopa de azeite com 01 colher de sopa de vinagre e ¼ de dente de alho.

Use um garfo para amassar bem o alho e vá adicionando outros ingredientes com o objetivo de deixar a mistura bem homogênea. No bebedouro limpo você deverá colocar a mistura de água com açúcar. Usando um pincel passe o repelente nos pontos em que as abelhas pousam, pode ser nas flores de plástico ou no entorno do furo.

O repelente não deve ser misturado com a solução de açúcar, a sobra dessa mistura pode ser guardada na geladeira durante alguns dias para ser reutilizada. Antes de reutilizar o repelente você deverá deixa-lo por alguns minutos em temperatura ambiente. Tenha cuidado para que o repelente não se misture com a água açucarada dos beija-flores.

Beija-Flor-Tesourão: O Dono do Bebedouro

O beija-flor-tesourão (Eupetomena macroura) tem um rabo comprido e ao todo mede em torno de 19 centímetros. Trata-se de uma ave que costuma dominar o ambiente podendo impedir que outras aves se alimentem no bebedouro. Uma dica para evitar essa situação é instalar outro ponto de alimentação para os outros beija-flores. Deixe os bebedouros afastados para que mais aves possam se alimentar.

Cambacicas ou Sebinhos

No bebedouro para beija-flores é possível ainda receber a visitar de cambacicas ou sebinhos assim como outras aves que também tem sua alimentação composta por néctar. Para tornar mais fácil para que essas aves se alimentem é interessante instalar um poleiro no bebedouro.

Esse poleiro pode ser feito com um palito de churrasco ou então com um pauzinho japonês. Lembre-se que parte do objetivo do bebedouro é atrair aves para o seu jardim, janela ou varanda, várias aves distintas. Mais uma vez lembramos que os bebedouros não são a única fonte de alimento dos beija-flores já que eles também necessitam de proteínas e por isso também se alimentam de insetos e pequenas aranhas.

Como Fazer Bebedouro de Garrafa PET

Bebedouro de Garrafa PET

Bebedouro de Garrafa PET

Para fazer bebedouro de garrafa PET você precisará de uma garrafa de refrigerante ou água mineral de 500 ml ou até menor. Com cuidado aqueça um prego fino e faça um furinho na base da sua garrafa. No entorno do furinho pinte com esmalte vermelho e pendure usando um barbante ou arame no local em que deseja deixar o bebedouro. Viu como é fácil fazer um bebedouro com garrafa PET? Não deixe de fazer o seu e garanta mais visitas de beija-flores ao seu jardim!

Gostou de saber mais sobre bebedouros e como alimentar beija-flores? Curta e compartilhe para que mais pessoas possam viver essa experiência com essas lindas aves visitante o seu jardim!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *