As orquídeas estão entre as flores mais comuns de todo o mundo, principalmente aqui no Brasil onde ela é uma das plantas e flores mais vendidas no país. O sucesso da orquídea se dá por diversos fatores, entre eles se tem a questão de que ela na maioria das suas variedades é uma planta muito resistente às adversidades que poderia encontrar, ela consegue passar alguns períodos sem água e nem precisa de sol direto por muito tempo, na verdade algumas orquídeas sequer precisam de sol, elas vivem muito bem em locais sombreados que tenham luminosidade.
Orquídeas
É claro que elas precisam sim de cuidados, precisam ser plantadas nos locais adequados, até porque as orquídeas preferem os substratos aos vasos de planta mais comuns, porém ela tem uma resistência bem grande, o que a faz ser além de bonita, uma planta prática para muita gente que não teria tanto tempo para cuidar das suas orquídeas.
Falar sobre a beleza da flor de orquídea é uma questão mais delicada, pois a sua variedade é imensa, são muitas as opções e possibilidades de orquídeas, elas existem em muitas diferentes cores, em diferentes tamanhos, em diferentes estilos, em misturas de tonalidades, são muitas coisas que fazem cada espécie ser única e exclusiva.
Somado a todas essas suas incríveis qualidades ainda se tem a alta durabilidade da sua flor, que dependendo das condições em que vivem e dos cuidados para com ela, pode durar até mais de um mês, podem sim acontecer variações nas diversas espécies, mas a orquídea é definitivamente conhecida em grande parte pela sua durabilidade. O florescimento das orquídeas é variado, eles podem ser uma vez ao ano ou várias vezes ao ano, são muitas as questões que podem interferir nisso, mas há orquídeas que passam quase o ano todo floridas e belíssimas.
As orquídeas são originalmente flores de climas mais tropicais e temperados, elas são naturais de florestas e gostam de viver acopladas à arvores, normalmente já na parte de sombra do seu tronco, ela pode ser encontrada em madeiras caídas ou outros locais das florestas, porém as orquídeas gostam muito de viver “agarradas” em uma estrutura, lembrando que ao contrário do que algumas pessoas confundem em relação à essas flores elas não são espécies parasitas, nada disso, elas são na verdade espécies que vivem junto à outras, mas sem consumir seus nutrientes, suas reservas e nada disso.
As orquídeas são independentes, elas vivem com os seus próprios recursos e de forma alguma tem a relação de parasitismo. As orquídeas mais comuns no Brasil são as brancas rajadas de outras colorações, é muito comum que as orquídeas tenham mais de uma cor, a amarela também é muito vista, assim como a rosa, mas a branca realmente tem uma aceitação e procura quase inigualáveis dentro do grupo das orquídeas.
Orquídeas Raras
Falamos sobre as orquídeas mais comuns, por outro lado se tem o grupo das orquídeas mais raras, não somente do Brasil, mas também de todo o mundo, elas não costumam ser tão conhecidas assim, porém os apaixonados por flores são muitos, os colecionadores e criadores de orquídeas, isso faz com que eles amem uma exclusividade, mas vamos entender quais são as espécies que são consideradas raras e quais são as suas características que as fazem ganhar esse titulo.
Olha que elas são algumas entre muitas, afinal a estimativa é que existam no mundo de hoje mais de 3600 tipos de orquídeas cujas espécies já são conhecidas, mas sempre há a questão de que na natureza provavelmente possam existir muitos outros que ainda não se encontrou ou que não foram catalogadas pelos cientistas e estudiosos, há ainda a questão que algumas espécies são artificiais, ou seja, elas foram criadas nos laboratórios. É complicado qual seja a orquídea mais rara do mundo, porque alguns fatores diferentes em relação a isso devem ser analisados, mas é possível selecionar um grupo das orquídeas mais distintas nessa questão.
Dendrophylax Lindenii
Essa orquídea é natural de Cuba e da Flórida, a questão é que ela possui muito poucos exemplares e tem a sua existência ameaçada de extinção, o seu nome popular curiosamente é orquídea fantasma, apesar disso, ela não costuma se adaptar a muitos lugares, ela tem um habitat e hábitos mais específicos, isso faz com que seu cultivo seja muito localizado e mais complicado de acontecer em outros locais com especificidades diferentes.
Além disso, essa orquídea ainda possui uma reprodução mais difícil do que acontece em outras espécies e a sua resistência às adversidades não é tão grande quanto a resistência das espécies mais populares que se encontra no mercado. Na Flórida no local onde essa flor é encontrada, a espécie é protegida ambientalmente. O seu nome de orquídea fantasma é porque ela é toda branca, enquanto outras espécies da sua mesma região são mais coloridas e vibrantes. Existe um filme que foi inspirado nessa espécie, ele se chama “O ladrão de orquídeas”.
Shenzhen Nongke
Essa orquídea é além de rara a mais cara do mundo, o seu valor comercial informado foi de 202 mil dólares, essa flor foi criada pelo laboratório o qual leva o nome e ela posteriormente foi vendida em um leilão, o que se diz sobre ela é que a sua produção demorou um período de 8 anos para ser concluída e que não há muitas informações sobre ela, como os cuidados que ela precisa, entre outras coisas, o que se sabe é que é orquídeas naturais.
Paphiopediulum Rothschildianum
Essa orquídea é de origem malásia e ela só cresce em um lugar que é o seu habitat natural, esse local é o Monte Kinabalu. Ela é muito conhecida pela sua beleza exótica e original, inclusive o próprio descobridor dessa espécie admitiu que ela era a mais linda de todo o gênero que ele já havia visto. As suas cores possuem listras incrivelmente bonitas, que mais parecem que foram pintadas a mão, possui cores vibrantes mescladas com branco.
Como essa orquídea era muito bonita e chamaria muita atenção da comunidade internacional, foi então decidido que mais informações sobre ela não seriam divulgadas e assim ela permaneceria preservada, mas acontece que em 1950, quase um século após a descoberta dessa orquídea o seu habitat foi revelado e com isso ela entrou em extinção em decorrência das muitas pessoas que foram até lá para colher a flor ilegalmente.
Vinte anos depois se descobriu mais alguns exemplares em local próximo e que ainda contava com a proteção ambiental, mesmo assim, novamente as orquídeas foram retiradas da natureza, outras foram sendo retiradas para dar lugar as atividades humanas como a agricultura, o uso de madeira, entre outras coisas.
Houve tentativas de reintrodução que não tiveram sucesso devido a queimadas, na atualidade a situação é a seguinte, há ainda exemplares dessa orquídea na natureza, porém apesar delas se encontrarem dentro do território do parque de preservação, a realidade é que ela ainda corre riscos e a sua existência é impactada com a questão da extinção dessa planta. Os colecionadores de orquídeas nesse caso quase destruíram a espécie, o amor à planta deveria lutar pela sua manutenção, na verdade contribuiu para a sua quase extinção.
Orquídea Borboleta de Hochstetter
Essa orquídea é originária da França e o seu nome popular foi dado pelo seu formato parecido com a forma de uma borboleta, o curioso é que após muitos anos de retirada dessa orquídea da natureza ela ficou desaparecida por mais ou menos uns 170 anos até que foi encontrada no meio natural novamente, isso aconteceu no ano de 2013 na Ilha de São Jorge. O local exato é o Pico da Esperança na Ilha de São Jorge no território de Portugal, até hoje só foram encontrados naturalmente uma média de 250 plantas dessa espécie.