As decorações de jardim de inverno têm a finalidade de fazer com que a casa apresente características que realcem a natureza e que ainda otimizem o espaço da casa, mesmo quando o ambiente não é muito espaçoso e sem muitas extensões. Mesmo quando feito em um pequenino espaço, o jardim de inverno tem a capacidade de transformar uma casa, trazendo elegância, suavidade e paz ao ambiente, que são características que podemos encontrar em um jardim tradicional também.
No entanto, não se deve pensar no jardim de inverno como um ambiente totalmente separado da casa, como se fosse um jardim externo, um jardim tradicional. Um jardim de inverno de qualidade e bem organizado deve ser visto como uma extensão natural da casa, sem que ele seja exatamente muito delimitado e separado ou como ser fosse um local encontrado na casa para acolher vasos e plantas que não tinham mais outro local para serem colocadas. Sendo assim, para montar um bom jardim de inverno, deve-se, em primeiro lugar, incorporar nesse jardim plantas e adornos que combinem com o restante da casa e, principalmente, com o estilo de vida das pessoas que moram nessa casa.
Seguindo o raciocínio de que um jardim de inverno não deve ser pura e simplesmente um local à parte da casa, eles podem, inclusive, serem locais para refeições, como um jardim de inverno incorporado à sala de jantar, por exemplo. Outra opção bastante utilizada é fazer do jardim de inverno uma sala de estar, uma sala de leitura ou até mesmo uma segunda sala de visitas, uma vez que devido a presença do jardim, este pode se transformar em um ambiente bastante agradável para receber os amigos, bem como os familiares.
Conforme já citado anteriormente, para decorar o jardim de inverno será necessário casa o estilo do restante da casa com o estilo das pessoas que a habitam. Mas, independentemente do estilo que será empregado para a decoração desse jardim de inverno, é importante sempre lembrar técnicas de mesclagem de ambientes internos e externos em proporções adequadas e harmoniosas.
Adicionar mobílias no jardim de inverno não é uma tarefa difícil, uma vez que caso esteja sendo valorizado um estilo mais rústico, os móveis usados ou o uso de móveis que já existem na casa, mas que por vezes são menos utilizados ou subutilizados também podem agregar valor ao jardim, com um menor custo. O tipo de mobília também vai depender do tamanho do jardim, embora alguns especialistas apontem para a indicação de móveis mais minimalistas e menos robustos, uma vez que a priori o ambiente tem a proposta de trazer paz, tranquilidade e leveza à casa. Outra questão importante no que diz respeito às mobílias é a questão da qualidade, uma vez que no caso da utilização contínua do jardim, como no caso de um jardim de inverno integrado à uma sala de jantar, por exemplo, há a necessidade de utilizar móveis mais resistentes e de maior qualidade, do que um jardim cuja finalidade seja apenas a de decoração da casa.
Sendo assim, com relação ao uso de cores, sempre é bom preferir tons mais pastéis e tons neutros, se sobrepondo aos tons da natureza, como o verde e até tons mais fortes, que podem trazer um ar de elegância ao jardim de inverno, como o vermelho e o laranja, por exemplo. No caso de se tratar de um jardim de inverno pequeno, as cores mais suaves são mais indicadas, porque elas geralmente provocam uma sensação de ampliação do espaço, quando comparadas às cores fortes e marcantes.
A luz ambiente deve contar com boas entradas de luz natural, o que pode ser obtido com a ampliação de janelas, com a construção de claraboias, ou até mesmo com a construção de paredes de vidro, que facilitam a integração do ambiente interno com o ambiente externo da casa. Se a finalidade for dar um ar de descontração ao jardim de inverno é indicada a mistura de diferentes arquiteturas, como a contemporânea, a clássica, a mais tradicional, dentre outras. Com relação aos tipos de vasos, eles devem ser escolhidos pensando no crescimento das plantas, tanto transversal quanto longitudinalmente. Outra questão importante é o tipo de planta a ser utilizada para a elaboração de um jardim de inverno, uma vez que elas devem ser resistentes o suficiente para sobreviverem em ambientes internos e geralmente com pouca luminosidade. Exemplos dessas plantas são cacto, espada de São Jorge, a famosa planta “Comigo ninguém pode”, antúrios e lírios da paz, que são utilizadas em larga escala para a construção de jardins de inverno.
Podem ser solicitados profissionais que são especialistas na construção de jardins de inverno e que levam em consideração todos os fatores necessários para sua manutenção, como questões de tempo para rega, poda e até mesmo com as questões de luminosidade da casa. Com relação aos custos de um jardim de inverno, assim como a grande maioria das coisas, principalmente relacionadas à construção, a reformas ou à decoração, podem variar bastante. Mas o principal determinante dos custos é o tamanho do jardim que se deseja ser construído e decorado.
Tati Bettio | Espero que sim viu eu nunca gostei muito de inlges, estudo italiano desde os meus 15 anos, hehe.Bom, mas esta na hora neh hoje sem inlges, muitas portas se fecham, infelizmente.Italiano vc tira de letra, e9 um idioma muito gostoso de aprender. Beijos.