Os Agrotóxicos são compostos químicos desenvolvidos para combater problemas na plantação como insetos, as chamadas pragas, doenças e, até mesmo, as plantas daninhas que prejudicam a lavoura. Esses compostos, além do nome de agrotóxicos, também podem ser chamados de Defensivos Agrícolas ou Agroquímicos.
A discussão em torno dos Agrotóxicos existe devido ao fato de que os seus efeitos para o ser humano, meio ambiente e também para a saúde dos animais é um tanto obscuro. Uma certeza é que o uso descontrolado desses compostos pode trazer problemas para a saúde do ser humano e prejudicar muito o meio ambiente.
Os Agrotóxicos são divididos em três grandes grupos que são:
- Inseticidas – Estes produtos são destinados ao controle de insetos, ácaros e pragas em geral.
- Fungicidas – Esse tipo de Agrotóxico é utilizado para controlar o aparecimento de doenças causadas por fungos, bactérias e vírus.
- Herbicidas – Os compostos químicos desse grupo são utilizados para acabar com as plantas daninhas.
Poluição por Agrotóxicos
Se alguém lhe fala sobre poluição é natural que o seu pensamento o leve diretamente para a imagem de chaminés de indústrias trabalhando a todo vapor e também para os escapamentos dos carros. Porém, a poluição por agrotóxicos pode ser muito mais série por que é um tipo de poluição invisível.
Um dos maiores problemas em relação aos agrotóxicos é a sua utilização indiscriminada que pode poluir o solo. Uma vez que o solo está contaminado, a vida não segue o curso natural e espécies de plantas e animais perdem o seu habitat. Espécies morrem todos os dias devido a contaminação por agrotóxicos.
Além desses efeitos, essa poluição invisível pode acabar com recursos hídricos através da sua contaminação e ainda trazer diversos problemas para o ser humano. Muitas crianças nascem com problemas devido à contaminação por agrotóxicos que acontece através da mãe e também do seu leite. Trata-se de um problema muito sério que merece toda a nossa atenção.
Poluição Invisível
É assim chamada, pois, ao comprar, por exemplo, uma laranja no mercado, não conseguimos ver a quantidade de agrotóxicos que ela trás consigo. Embora invisível, esse tipo de poluição é extremamente preocupante, pois há longo prazo não sabemos qual pode ser a consequência disso para a saúde dos seres humanos e também dos animais que acabam ingerindo alimentos com agrotóxicos. Além disso, seu uso desmedido a cada dia se torna mais comum. É quase impossível comprar alimentos que não contenham pelo menos uma pequena quantidade de agrotóxicos.
ANVISA e os Agrotóxicos
ANVISA é a sigla usada para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Essa agência tem inúmeras atribuições como: fiscalização; análise e regulação, além de tratar de portos, fronteiras, alimentos, insumos farmacêuticos, entre outros.
Essa agência também é responsável pela coordenação do Sistema Nacional de Vigilância toxicológica que, por sua vez, fiscaliza e controla os agrotóxicos, o que é essencial para a nossa agricultura.
O Uso de Agrotóxicos e a Saúde
O uso de agrotóxicos se torna a cada dia mais corriqueiro na agricultura. A quantidade de pragas que tem que ser combatidas é muito grande e por isso é quase impossível abandonar os agrotóxicos, porém seu uso desmedido é muito nocivo para a saúde e é por isso que a ANVISA tem uma importância fundamental, pois evita exageros por parte dos agricultores, bem como evita que os mesmos usem produtos que não são aprovados ou em quantidades que prejudiquem a saúde dos consumidores de seus produtos.