Uma das principais lembranças que muitas pessoas têm da casa de suas avós é a horta caseira em que eram cultivados temperos e pequenas hortaliças. Nessas hortas é possível encontrar uma grande variedade de alimentos saudáveis e orgânicos sem a adição de agrotóxicos. Nada melhor do que saber a procedência do que está sendo levado para a sua mesa.
Com o passar do tempo as pessoas foram perdendo o hábito de ter hortas em casa devido a redução dos espaços residenciais e a difusão de apartamentos como principal escolha de moradia. Porém, se engana quem pensa que para ter uma horta produtiva é necessário ter um amplo quintal a disposição. A seguir vamos te dar dicas de como montar a sua horta em casa.
Horta Orgânica?
Já faz algum tempo que a palavra “orgânico” se tornou um agregador de valor para diversos produtos, no entanto, muitas pessoas não tem o pleno conhecimento do que isso significa de verdade. Basicamente horta orgânica é uma horta que se vale de recursos da natureza para dar bons resultados e não tem o uso de agrotóxicos sendo assim uma fonte de alimentos mais saudáveis.
Uma característica interessante das hortas orgânicas é a ideia não cultivar sempre o mesmo produto no mesmo local. Uma recomendação dos especialistas é manter um ritmo rotativo no seu espaço de horta ora tendo tubérculos e ora tendo leguminosas. A variação é importante para que cada elemento realize uma tarefa de preparação do solo como a fixação de nitrogênio, por exemplo, realizada pelas leguminosas.
O Equilíbrio Para Uma Horta Saudável
Uma das formas de evitar que existam problemas com a sua horta é manter o sistema da mesma em equilíbrio. Por exemplo, quando há incidência de pragas ou insetos é recomendado fazer uso de “remédios” naturais como chás e sucos feitos com base em plantas. Você ainda pode cultivar junto com as suas plantas da horta as chamadas plantas repelentes.
Numa horta orgânica o sistema de encontra em equilíbrio e suas hortaliças são saudáveis. A produção de vegetais numa horta orgânica não leva nenhum tipo de aditivos químicos assim como adubo granular. O adubo para ajudar as suas plantas a crescerem nesse sistema de horta orgânica deve ser feito com restos de alimentos e da própria horta de maneira sendo feito com base natural. O uso de compostos orgânicos ajuda a manter o solo produtivo e com os nutrientes de que necessita.
Horta Caseira em Pequenos Espaços
A única coisa que você precisa para ter uma horta caseira é ter um espaço na sua casa que receba sol, independente do tamanho. Não existe a necessidade de ter um espaço demasiadamente amplo para fazer o cultivo da sua horta. Tendo uma varanda pequena já é possível fazer o cultivo de temperos, hortaliças e leguminosas.
Você pode montar a sua horta numa jardineira de maneira que o espaço é bem aproveitado. Além da jardineira é necessário contar com terra preta (substrato vegetal), argila expandida, tesoura, uma pá e manta de bidim. Se desejar ter menos gastos e ainda contribuir para a sustentabilidade pode usar garrafas pet ao invés de jardineiras.
Mudas ou Sementes?
Para o cultivo de uma horta em casa tem duas opções que podem ser escolhidas, o uso de mudas ou sementes. Quem optar por mudas terá uma colheita mais rápida, pois no caso das sementes é necessário contar o período de germinação que torna o processo mais longo. Para que a sua horta ofereça bons resultados é importante manter o cuidado de regar pelo menos uma vez por dia.
Dicas do que Cultivar na Sua Horta Caseira
Tendo esses conhecimentos a respeito de horta caseira você deve estar animado para começar a cultivar as suas plantas, não é mesmo? Pois, confira abaixo uma lista com opções do que cultivar nesse espaço.
Legumes e Frutíferas
- Batata-doce
- Quiabo
- Maracujá
- Alface
- Repolho
- Agrião
- Morango
- Tomate
- Chuchu
- Nabo
- Laranjeira
Temperos, Folhas e Ervas
- Erva mate
- Orégano
- Mostarda
- Erva cidreira
- Salsa
- Alecrim
- Pimenta do reino
- Lavanda
- Camomila