A pedra canjiquinha, conhecida ainda como filete ou palito, é uma derivação do corte manual da pedra, sendo inicialmente um subproduto de aparas das serrarias de quartzito.
Geralmente, é derivado de pedras brutas, como o arenito, a pedra são Tomé ou a pedra Goiás. Costuma serem cortadas em comprimentos, profundidades, formas, tamanhos e espessuras diferentes, mas pode também receber um padrão de corte. Suas cores são outra característica que pode variar.
Esta pedra tem sido muito utilizada em decorações, principalmente em ambientes com maior sofisticação. Bonita, antiderrapante e durável, a pedra canjiquinha também apresenta alta resistência à corrosão, além de absorver naturalmente o calor.
O seu visual caracteristicamente robusto é utilizado quando se pretende dar um ar de personalidade às construções, garantindo uma maior imponência. Além disso, a modernidade é outro traço da pedra canjiquinha, que rotineiramente enfeita as construções de pouca idade, dando-lhes assim um design diferenciado pelo encaixe das pedras.