Vaso Marajoara

Saiba Mais Sobre Vasos Marajoara e Sua História Cultural

Se você tem em sua decoração de casa um vaso marajoara, com certeza se considere um privilegiado dos mais nobres, pois esta peça merece um belo aplauso. Além de bela, é extremamente cara e muito valorizada por ter uma longa história: é uma peça rara há milênios na cultura humana. Se você ou seu decorador curtem este artigo para uma decoração de interiores, saiba o quão maravilhoso é o seu apreço e o quanto de bom gosto vocês dois possuem em relação a itens para o lar.

Ceramica Marajoara

Ceramica Marajoara

A cerâmica marajoara é uma peça bem antiga na cultura e por isso é muito mais que um simples vaso. Os vasos marajoara são considerados peças tradicionais, culturais e seu feito é um processo ensinado de parente em parente ao longo de gerações. Estima-se a origem de tais vasos em meados do período pré-colonial, indo entre os anos de 400 a 1400 d.C. Não se sabe o certo uma data, mas as primeiras peças foram encontradas no período acima descrito e por isso é uma peça não apenas bela, mas um sinônimo de uma cultura inteira e, portanto, bem mais especial.

Cerâmica Marajoara Era De Pai Para Filho

Ao se observar um vaso marajoara já dá para notar que estas peças são bem mais especiais que simples vasos. Elas sempre possuem desenhos lembrando inscritos indígenas, o que na verdade são.

Marajoara

Marajoara

A tal cerâmica é de origem amazônica, exclusivamente brasileira e se você encontrar algum vaso marajoara por aí pode ter certeza que é um produto brasileiro importado e da melhor qualidade. Nossos índios sabem mover com o barro como ninguém e são famosos no mundo todo por seu apreço com as formas, cores e desenhos sempre com uma grande mensagem.

Os vasos marajoara na verdade são um ensinamento de tribo, indo de pai para filho. Não existem mais hoje em dia, são apenas restos de um período de tribos amazônicas que viveram por anos mas hoje não se sabe se existem ainda descendentes, apenas se forem perdidos, pois as tribos não existem mais. Ao que se sabe de pesquisas arqueológicas e de historiadores, tudo indica serem os vasos marajoaras um ensinamento básico das tribos, de pai para filho, pela quantidade de peças encontradas hoje em dia. Existem pequenas e grandes, mas todas com muita destreza, sem sinal de alguma falha, apenas do tempo.

Vaso

Vaso

Existem no mundo diversos vasos marajoara em bom estado de conservação hoje em dia, sem sinal de anos de erosão e ação de terra, vento, ar e água. Muitos estão em perfeito estado e não apresentam qualquer arranhão ou problema, outros já estão um pouco rachados, o que é bem justo diante do tempo em que foram fabricados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vasos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *