Como Capinar o Jardim

Muita gente pensa que capinar um jardim é algo muito simples, que não existe nenhum conhecimento ou técnica especifica. Às vezes pode até parecer simples mesmo e com o decorrer do tempo, com a prática, tudo torna-se muito mais fácil e até mesmo automático. Mas o que precisamos nos atentar é que, mesmo sendo uma tarefa simples, o ato de capinar o jardim merece muito atenção e cuidados, até mesmo para evitarmos arrancar plantas que não são ervas daninhas, por não conhecê-la bem e nos atentarmos com o cuidado e o manuseio de ferramentas é de suma importância, pois evitamos, desta forma, acidentes. Então, além da técnica necessária e do conhecimento indispensável para fazer uma boa capinagem, os cuidados para a prevenção de acidentes com os materiais cortantes deve ser bem rigoroso.

Como Capinar o Jardim

Como Capinar o Jardim

Separando o Joio do Trigo

Bom, o primeiro passo para que o seu jardim fique sempre bonito e bem cuidado é saber separar o joio do trigo, ou seja, o que é planta ornamental e o que é erva daninha, ou mato. Os especialistas consideram erva daninha aquelas plantas que crescem naturalmente, sem terem sido cultivadas. Geralmente elas têm o seu crescimento muito acelerado, até mais rápido do que o das outras plantas e, desta forma consomem muito mais nutrientes do solo, deixando, muitas vezes, as outras plantas sem extratos suficientes para o seu devido crescimento e florescimento. Desta forma é necessário que estas ervas daninha, conhecidas popularmente como “mato”, seja capinadas. Para capiná-las, é necessário analisar o seu tamanho. Se elas forem pequenas ou médias, poderão ser arrancadas com a mão mesmo, pois a maioria delas tem fácil remoção, apesar, muitas vezes, de terem as raízes bem resistentes e profundas. Entretanto, há algumas que, mesmo não tendo as hastes, ou galhos, muito grandes, são bem enraizadas e como essas raízes são muito fortes, pode dificultar a sua retirada do solo, precisando de um esforço maior e até mesmo de ajuda de uma pessoa mais forte e mais experiente e mesmo o uso de ferramentas que façam este trabalho.

Herbicidas

Além das ferramentas que podem ser utilizadas para capinar, é possível também fazer o uso de herbicidas. Herbicidas são produtos químicos que são utilizados na agricultura para o controle e extermínio de controle de ervas daninha. O uso não é indiscriminado, pois a venda é realizada mediante prescrição de um agrônomo, pois são produtos químicos que podem causar alguns danos à saúde se não forem usados de forma adequada e obedecendo as normas de segurança. A vantagem do uso de herbicidas é que, além da sua ação ser bem rápida, em se comparando com os métodos manuais, o custo é reduzido e a ação é bem eficiente, pois o solo que recebeu o herbicida vai ter o crescimento posterior bem mais lento. O uso do herbicida tem vantagens, mas também desvantagens, pois além de contaminar o solo, o seu uso pode trazer riscos à saúde se não forem usados dentro das normas de segurança. E se o seu jardim for de pequena proporção, o mais adequado será o uso de ferramentas como a enxada, o sancho de coração ou o sancho de duas pontas, o arrancador em “V” ou em “U”, etc. Para facilitar o seu manuseio, conheça melhor as ferramentas que podem ser usadas para capinar o jardim.

Herbicidas

Herbicidas

Ferramentas Usadas para Capinar

Existem várias ferramentas, além da enxada, que podem ser usadas para capinar. Vai depender da sua necessidade, do tamanho do seu jardim e também do tipo de erva daninha que está alastrada, se de médio ou grande porte e também a quantidade de mato espalhado pelo local.

  • Sacho Coração – Possuindo duas extremidades, uma pontuda, que pode ser usada para cavar a raiz do mato, quando muito longa e dura, e a outra extremidade que é semelhante à enxada, o que serve para capinar e cortar o mato rente ao solo, assim também como abrir valos.
  • Sacho Duas Pontas – Este sacho também possui duas extremidades, onde uma também é semelhante a enxada, e a outra possui duas pontas, em forma de U, com pontas finas que proporcionam versatilidade e agilidade na hora do uso.
  • Sacho Coração Duas Pontas – Este sacho é a junção do sacho coração com o sacho duas pontas, onde, em cada extremidade, há um objeto diferente, com funções diferentes, versáteis e diferente da enxada, já que não possui uma extremidade lisa, como a enxada e como os outros dois modelos de sachos acima.
Ferramentas Usadas para Capinar

Ferramentas Usadas para Capinar

  • Arrancador de inço “V” ou “U” – É uma das ferramentas bem uteis para capinar pequenos jardins, pois com o arrancador de inço em forma de “V” ou em forma de “U”, é possível arrancar as ervas daninha até a raiz.
  • Roçadeiras – Há no mercado, atualmente, vários modelos e marcas de roçadeiras, que são bem úteis no ato de capinar, entretanto vale lembrar que as roçadeiras só cortam o mato rente ao solo, não eliminando-o desde a raiz como algumas ferramentas fazem. Mas é bem prática e requer menos esforço.

Essas são algumas das ferramentas mais utilizadas para capinar o jardim. Elas têm funções muito semelhantes, diferenciando apenas de acordo com o tipo de erva daninha quem no seu quintal, pois como já falamos, o tipo de mato que nasceu no seu jardim é que vai determinar o tipo de ferramenta que você vai utilizar para capinar, já que o tipo de erva influencia, diretamente, no tipo e tamanho da raiz, que pode ser bem rígida e profunda, mas também, a depender do tipo, pode ser bem superficial e de fácil remoção. A importância de capinar o jardim é que, além de deixá-lo mais bonito, de forma que as flores e plantas ornamentais fiquem ainda mais aparentes, que é, na verdade, esta intenção de quem cultiva um jardim, é importante mantê-lo livre das ervas daninha, pois estas sugam os substratos do solo, deixando-o mais pobre e desfavorecendo a quantidade de substratos para as plantas ornamentais. A manutenção da poda ou capinagem vai depender do crescimento que apresentará o seu jardim, pois em algumas épocas do ano as plantas crescem mais rápido devido ao clima e a estação propícia. Então, sempre que achar que está na hora de carpir o seu jardim, faça-o. Mantenha o seu jardim sempre bem capinado e bonito. Ele será um lugar agradável e de ar fresco do seu lar!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *