Sempre que pensamos em jardim, o nosso pensamento nos remete a um lugar grande, espaço, bem ventilado e totalmente arborizado. Se levarmos em consideração as praças públicas, os castelos medievais e os jardins clássicos, essa nossa suposição não está errada. E geralmente, quando desejamos ter um jardim em casa, logo procuramos por espaços e mais espaços necessários para aquele imenso jardim que sempre sonhamos.
Mas o que muitos de nós ainda não se deu conta é de que, para termos hoje um jardim, para cultivarmos aquele verde que está cada dia mais escasso, principalmente nos grandes centros, nós não precisamos mais de tanto espaço. Existem muitas alternativas para poucos espaços, ou para pequenos espaços, sem tampouco abrirmos mão de um espaço verde em nossa casa ou escritório.
Além dos jardins verticais, que são bem úteis, os microjardins têm sido uma maneira muito prática, barata, eficiente e sustentável de termos um espaço verde. E por isso hoje vamos lhe dar algumas dicas de como criar microjardins, e o melhor: você pode ter vários microjardins em sua casa, pois os espaços para mantê-los são os mais inusitados possíveis.
Microjardins Em Bolas Natalinas (Ou Terrarios)
Material Necessário:
- Bola de Natal Transparente e grande;
- Jornal;
- Argila Expandida;
- Terra;
- Grama;
- Muda de Suculentas;
- Chave de Fenda Elétrica;
- CD usado;
- Fita Adesiva Transparente.
Modo De Fazer:
Com a chave de fenda elétrica, faça um furo de cada lado na parte superior da bola de natal e separe as partes. Pegue o jornal, embole, de modo a fazer algumas bolinhas e ponha até a metade de uma das partes do bola e depois coloque o CD usado, de preferência que o CD esteja todo sem a tinta, para que fique transparente e complete com terra vegetal o espaço entre o jornal e o CD.
O pequeno espaço na frente do CD deve ser preenchido com a argila expandida. Aperte bem a terra e a argila e com muito cuidado retire o CD e as bolinha de jornal, de modo que a terra mantenha-se na bola, de forma organizada. Faça este processo, separadamente, em ambos os lados das bolas.
Coloque a grama de forma homogênea nas duas metades e em uma delas ponha a muda de suculenta. Junte as duas partes, de modo que a suculenta fique no meio e passe fita adesiva transparente na costura da bola. Os buracos serão usados na hora de regar o seu microjardim. Amarre um cordão de barbante ou de nylon no pêndulo da bola e dependure-a em um lugar de sua preferência!
Microjardim Em Pneu
Material Necessário
- 1 pneu velho;
- Terra vegetal;
- Argila;
- Tinta Spray (na cor de sua preferência);
- Mudas de Samambaia ou Avenca;
- 2 ganchos;
- Corda ou barbante;
- Grama (opcional).
Modo De Fazer:
Lave o pneu e seque bem, removendo desta forma toda sujeira. Seque bem e depois aplique a tinta spray na cor de sua preferência. Deixe secando por 6 horas. Depois dê mais uma demão de tinta e deixe secando por 24 horas. Faça alguns furos em dos lados do pneu, que servirá para escoar a água da rega.
Prepare a terra, colocando a argila em concomitância com a terra vegetal, misturando bem e espalhando-a de forma uniforme em um dos lados do pneu (o lado que foi furado). Plante a muda de samambaia (avenca ou qualquer outra planta de sua preferência). Se desejar, depois de plantadas as mudas, poderá também plantar um pouco de grama, mas é opcional.
Perfure a parte de cima do pneu, ponha os ganhos, um de cada lado e amarre um pedaço de corda ou barbante resistente de cada lado e dependure o pneu em uma área ventilada, bem arejada e com boa ventilação.
Microjardim De Violetas
Material Necessário:
- 1 Painel Metálico
- 5 Vasos plásticos com revestimento de imã;
- 5 Violetas;
- Tinha spray (na cor ou nas cores de sua preferência).
Modo De Fazer:
Para começar a montar o seu microjardins de violetas, pinte com tinta spray o painel metálico. Você pode pintar de uma cor ou pode usar a criatividade e fazer uma arte sua preferência. Pinte os vasos plásticos com revestimento de imã, podendo também ter cor geral, da mesma cor do painel, ou de cores variadas, tudo isso vai depender do seu gosto e imaginação. Deixe secar por 24 horas.
Depois que os vasos estiverem totalmente secos, transfira as violetas para os vasos plásticos, coleque composto vegetal para violetas, caso julgue necessário, arrume direitinho as mudas em seu novo local e prenda-as no painel metálico. O painel deverá ser fixado em uma parede, seja na sala, no quarto, na cozinha ou no local de sua preferência.
Além de ser uma linda opção de um cantinho verde da casa, o microjardim também complementa a decoração. Além da violeta, você poderá utilizar outras plantas, além de usar outros modelos e tamanhos de vasinhos com revestimento de imã.
Quadro Vivo
Material Necessário:
- 1 moldura em plástico ABS no tamanho e cor de sua preferência;
- Mudas de plantas de sua preferência;
- Pafcal (composto patenteado para plantas;
Modo De Fazer:
Espalhe Pafcal no suporte da moldura, de forma uniforme e homogênea e plante a muda de sua preferência. Coloque a parte superior da moldura de plástico ABS sem o vidro. Ajeite a planta direito, para que não fique nenhuma parte amassada ou presa na moldura e prenda na parede, em local de sua preferência.
A rega deverá ser feita de acordo com a necessidade de cada planta e com o auxílio de um borrifador, de modo que a água não escorra, pois poderá danificar a moldura.
Você poderá fazer vários quadros com os tamanhos, cores e mudas de sua preferência e decorar a sala da sua casa, a varanda, a cozinha ou até mesmo o banheiro. Fica a critério da sua imaginação.
Essas ideias de microjardins são excelentes para espaços reduzidos e desta forma, você não deixar a sua casa sem nenhum verdinho, ou seja, mesmo em espaços pequenos, é possível usar a criatividade e a imaginação e deixar a casa carregada de microjardins, usando todas as técnicas e possibilidades existentes, pois além do baixo custo, as plantas ajudam a purificar o ar ambiente o que melhora, significativamente, a qualidade do ar que você e sua família respiram!