Existem diversas pessoas que gostam de cultivar plantas, seja como: um jardim, uma pequena horta para colher verduras e legumes ou uma planta ornamental. E as pessoas apreciam plantas que se encontram fortes, vigorosas e saudáveis, isto é, possuem folhas bonitas, verdes e vibrantes, apresentam caules e troncos plenos de força e vigor, uma grama verde, farta e bonita e etc.
No entanto, a ocorrência de doenças nas plantas é algo natural e comum, e mesmo sendo algo normal, as pragas e doenças são indesejáveis, e podem prejudicar o crescimento e o desenvolvimento das plantas.
Por isso, são necessários alguns cuidados para que sejam evitados e controlados a ocorrência de pragas e doenças, de forma que as plantas se mantenham sempre bonitos, fortes, vigorosas e saudáveis.
De uma maneira geral, deve ser evitada a monocultura, pois as pestes adoram essa situação, por isso é interessante que exista uma variedade no cultivo das espécies vegetais, pois isso ajuda o solo a trabalhar de forma diferente, por isso é interessante fazer uma mistura de espécies.
Outras condições interessantes para evitar o surgimento de pragas e doenças é que as plantas se mantenham adubadas, o solo ligeiramente úmido, os galhos, as folhas e flores velhas sejam podadas.
E importante evitar o plantio de muitas espécies vegetais em um local, pois dessa maneira existe grande competição pela água e pelos nutrientes, o que enfraquece as espécies vegetais.
Segue abaixo dicas para evitar o surgimento de doenças e pragas em suas plantas.
Dicas Para Evitar Doenças
Segue abaixo algumas dicas para evitar o surgimento de doenças entre as plantas que você cultiva em sua residência (jardim, horta ou plantas ornamentais):
- Procure cultivar espécies vegetais que apresentem maior resistência;
- Quando aparecer o sinal de algum tipo de doença, aja com velocidade para que a mesma não se alastre. Para isso, é necessário verificar constantemente o local onde as plantas são cultivadas e sempre que tiver folhas, flores, frutos e plantas com algum tipo de infecção, estas devem ser removidas;
- Faça a retirada das folhas amareladas e dos frutos caídos para não virarem locais onde as doenças venham a se manifestar e se alastrar pelo restante da planta;
- Não faça o plantio de mudas de espécies vegetais que se encontrem doentes. Para a propagação das plantas, faça uso de espécies vegetais saudáveis;
- Após o uso das ferramentas, faça a limpeza e desinfete as mesmas terem sido usadas ou antes de ir realizar a poda de outra planta;
- As ferramentas utilizadas para a poda devem ser mantidas sempre afiadas, pois os cortes realizados por ferramentas cegas podem infectar as plantas;
- Em caso de cultivo de arvores frutíferas, faça a aplicação de um fungicida que seja fabricado a base de limão ou cobre, isto ajuda a controlar o surgimento dos esporos na época do inverno;
- Não converta em material orgânico: ervas daninhas; folhas e flores de plantas doentes. Pode acontecer da composição orgânica não ter força (calor) para matar a parte doente e acabar infectando as plantas saudáveis. Por isso, após a retirada desse tipo de material coloque em saco e jogue no lixo;
- Para realizar a melhoria da circulação do ar, você deve podar o centro das suas plantas, isso ajuda a diminuir o acumulo de sujeiras e portanto a possibilidade do surgimento de doenças;
- Para diminuir a possibilidade de ocorrer doenças, de vírus e insetos que possam ter seu surgimento proveniente do solo, é interessante evitar o cultivo de espécies vegetais da mesma família de maneira consecutiva;
- Mantenha os insetos que transmitem doenças sob controle;
- No outono, faça a verificação dos troncos das arvores, pois nesse período os fungos crescem mais e com maior velocidade. A existência de fungos no tronco de uma arvore pode ser um sinal de que a planta está podre por dentro, e precise ser arrancada por completo;
- Tome cuidado coma irrigação das plantas, pois em caso de encharcamentos pode haver danos (apodrecimento) das raízes e por consequência a planta fica mais frágil e pode vir a morrer;
- Não estacione carros sobre as raízes das plantas;
- Não faça uso de herbicidas para grama em locais próximos as raízes das plantas;
Dicas Para Combater As Pragas
A forma mais indicada para manter as suas plantas livres das pragas é que elas sejam espécies vegetais saudáveis, e para obter plantas com saúde é necessário conhecer as necessidades particulares de cada tipo de planta cultivada.
O surgimento de pragas é normal em uma plantação, e a presença delas não indicam que exista algum problema. A questão é quando existe uma quantidade excessiva dessas pragas nas plantas.
Normalmente, quando existe uma quantidade excessiva de pragas, é pelo fato da espécie vegetal não está sendo cultivada dentro de suas condições ideais (luminosidade, temperatura, solo, umidade e etc.), alem de estar sofrendo de outras questões: irrigação, floração, frutificação e etc. Todas essas questões podem enfraquecer a planta, o que pode deixa-la fragilizada e suscetível ao ataque das pragas.
Por isso, sempre que for detectado algum ataque de pragas as plantas que você cultiva, procure fazer a eliminação das mesmas e depois procure recuperar a saúde da espécie vegetal atacada.
Segue Abaixo Algumas Informações Sobre As Principais Pragas Que Podem Vir a Atacar As Suas Plantas:
Formigas Cortadeiras
São insetos oriundos das regiões tropicais do planeta. Elas pegam folhas para cultivar os fungos dos quais elas se alimentam.
Para eliminar esse tipo de formiga, basta fazer uso de Mirex (10 gramas são suficientes) para que essas pragas sejam eliminadas e não perturbem pelo menos até a próxima primavera.
Pulgões
Os pulgões se caracterizam por serem insetos sugadores e cores diversas e que possuem tamanho variado e grande capacidade de multiplicação.
Os pulgões podem causar grandes prejuízos as plantações, pois muitos deles são bem pequenos e as pessoas só conseguem notar o ataque da praga, quando a planta já se encontra muito fraca.
Os pulgões de uma maneira geral são de cor verde fluorescente e costuma atacar os brotos e os botões de flores. Para combater esta praga, pode ser utilizada a calda de fumo que é amplamente vendida em lojas especializadas.
Para identificar o ataque de pulgões a uma planta, basta verificar se existem formigas andando pela planta, pois estas se alimentam de uma substancia produzida pelos pulgões.
Entre os predadores naturais dos pulgões estão as joaninhas.
Cochonilhas
As cochonilhas são pequenos insetos parasitas que costumam se instalar no caule das espécies vegetais para sugar a seiva (glicose da planta). Algumas vezes elas se instalam nas raízes o que torna muito difícil o detectar do problema.
Podemos encontrar as cochonilhas nas flores, nas folhas e nos frutos também.
Para realizar o combate desta praga pode ser usado a calda de fumo. Para identificar a existência de cochonilhas, basta verificar se existem formigas passeando pela planta.
Oídio
O oídio é uma praga causada por fungos. Se caracteriza por ser um pó branco e pegajoso que fica sob as folhas das plantas.
É indicado para o combate dessa praga o uso do enxofre (precisa ser adquirido em lojas especializadas) e o leite de vaca cru.
Fungos
Devem ser tomados cuidados com as regas, pois o excesso de água facilita o surgimento de fungos que podem vir a fragilizar a saúde das plantas.