A maioria das pessoas gosta de cultivar plantas em sua casa. No entanto, as plantas, assim como todos os demais seres vivos, possuem diversas necessidades e uma das principais é a sofrerem irrigação, isto é, receberem água, isto é, passarem pelo processo de hidratação. Existem plantas que precisam receber água diariamente, outras plantas precisam a cada dois dias e outras semanalmente. As necessidades da planta é que irão definir o local onde será cultivada, a necessidade de luz que a planta tem, quantidade de água na irrigação, periodicidade da irrigação e outros fatores. Da mesma maneira que as pessoas precisam se manterem hidratadas, é necessário que as plantas também se mantenham hidratadas, por isso daremos algumas dicas.
A Hidratação das Plantas
Se as plantas não receberem água de maneira adequada, elas podem vir a morrer. Tanto a falta de água, que pode fazer as plantas murcharem, quanto o excesso, que pode matar as plantas por sufocamento das raízes, podem vir a fazer mal, por isso é importante irrigar a planta de forma adequada, para que não aconteça nenhum dos extremos (falta ou excesso de água). Os problemas ligados a hidratação das plantas, geralmente está pelo fato das pessoas se ausentarem por um período de suas atividades normais (viagem de férias, um feriado prolongado e outras situações) e não possuem alguém que possam manter a periodicidade da rega normal. Devido a ausência da pessoa que cultiva, a planta deixa de receber a quantidade de luminosidade necessária para viver bem. Se as ausências forem curtas (exemplo: um final de semana), basta que se coloque a quantidade de água adequada que a planta precise. Uma dica para manter a terra úmida é colocar uma esponja molhada, assim a terra irá ficar úmida, protegendo a planta e a mantendo hidratada. Muitas vezes, as pessoas antes de se ausentarem acabam colocando bastante água na planta achando que estão fazendo um bem e irão manter a planta hidratada, no entanto quando retornam do período em que estiveram ausentes de sua casa, acabam encontrando a planta desidratada. Não é necessário fazer isso, pois a planta irá absorver a quantidade de água que ela realmente precisa. Outra possibilidade é colocar as plantas em locais que apresentem algum tipo de umidade de forma natural, as varandas são ótimas opções para essas situações. Outra possibilidade é adquirir gotejadores em lojas especializadas e regular esses equipamentos para irrigar a planta e mantê-la hidratada.
Dicas Para Manter as Plantas Sempre Hidratadas
Para ajudar a manter as suas plantas sempre hidratadas, segue abaixo algumas dicas para que as plantas que você cultiva fiquem sempre hidratadas:
A) Dicas Para Manutenção dos Arranjos Florais
Para manter os arranjos florais sempre hidratados, é interessante que esses sejam molhados todos os dias direto na base que compõe a espuma floral. Coloque a água de maneira lenta, e aguarde que a espuma floral absorva a mesma por completo. Não coloque a água sobre as flores que compõem o arranjo floral. Procure manter o seu arranjo floral em um local que seja bem arejado e fresco, alem disso, evite a exposição do arranjo diretamente ao sol. Não pode ser esquecido de fazer a limpeza do arranjo floral com o decorrer do tempo, pois algumas folhas e flores irão murchar. A retiradas das flores e folhas pode ser feito com o auxilio de uma tesoura. Outro cuidado a ser tomado com os arranjos florais é de evitar que os mesmos sejam colocados em lugares que tenham ar condicionado e fiquem próximos à lâmpadas. Nos períodos mais quentes o ideal é que o arranjo seja molhado pelo menos duas vezes por dia, e para manter o arranjo hidratado é interessante que ele fique afastado do sol ou de superfícies que sejam quentes.
B) Dicas de Manutenção de Buquês e Ramalhetes
Para manter hidratadas flores que compõem buquês ou ramalhetes é interessante que se faça um corte na parte extrema da haste em diagonal, de um tamanho em torno de 02 (dois) centímetros. Para fazer o corte pode ser utilizada uma tesoura ou mesmo uma faca. As flores devem ser colocadas em um recipiente com água, para que seja evitada o surgimento de bolhas de ar, pois estas tendem a dificultar a hidratação das flores e das plantas. A limpeza deve ser sempre realizada, de forma que as folhas que ficarem submersas na água do recipiente sejam retiradas para prevenir a ocorrência da proliferação de fungos e bactérias. A medida que as folhas e flores forem ficando murchas, essas devem ser retiradas a medida que forem surgindo. Caso aconteça de surgir folhas e flores com algum tipo de dano, estas devem ser retiradas com a ajuda de uma tesoura. A água do recipiente precisa ser trocada a casa 02 (dois) dias, e quando efetuar a troca da água aproveite e lave o recipiente para que este permaneça sempre limpo. Nunca faça a aspersão da água sobre as flores. Procure manter as flores do seu buquê ou ramalhete em locais que sejam bem iluminados e frescos, alem de procurar não colocar as flores em exposição direta a luz solar. Caso exista a possibilidade, não coloque as suas flores em ambientes que tenham ar condicionado e evite a proximidade a lâmpadas. A tomada dessas atitudes auxilia a manter as suas flores mais bonitas e sempre hidratadas.
C) Dicas de Manutenção de Plantas e Flores Cultivadas ou Plantadas
É de grande importância que sejam tomados alguns cuidados com as plantas e flores que estão plantadas em canteiros, vasos, jardineiras e etc., para que estas permaneçam sempre hidratadas. O cuidado com a irrigação é de grande importância. A quantidade de água varia de acordo com cada tipo de planta, pois a quantidade de água que cada planta precisa diariamente é diferente. O indicado é que a planta seja irrigada quando o solo estiver seco, e para saber se o solo está seco e apto para ser irrigado, basta passar o dedo na terra e sentir a umidade do solo.
De uma maneira geral, é indicado que as plantas sejam irrigadas de 02 (duas) a 03 (três) vezes semanalmente, fazendo o uso de um regador ou de um borrifador. É importante evitar que aconteça o acumulo de água no fundo do vaso ou jardineira e também na raiz da planta para evitar o sufocamento das raízes. A limpeza da planta deve ser realizada frequentemente, de forma que as flores e folhas que apresentem algum sinal de doença ou mesmo estejam secas e murchas, sejam retiradas, podendo ser usada uma tesoura apropriada para o corte de plantas. As plantas devem sofrer exposição ao sol conforme a sua espécie, pois assim como a irrigação, cada tipo de planta tem uma necessidade diferente de ser exposta ao sol. Com relação ao local de cultivo, é interessante que ele tenha boa iluminação e seja fresco. Em caso de plantas cultivadas em ambientes internos, é interessante que se evite o cultivo em locais que tenham ar condicionado.