O composto orgânico já foi um grande amigo das plantas e uma boa solução para quem cuida delas. O uso do verbo no passado é para contar a “história” do que foi, deixou de ser e voltou a ser. Explicando melhor, o composto orgânico foi deixado de lado quando os produtos químicos chamados fertilizantes entraram em cena. Deste ponto em diante, passou a ser dispensável o uso do composto orgânico até que a agricultura orgânica moderna trouxe de volta o seu uso e dessa vez, que vai ficar no armário é o fertilizante químico.
O que as pessoas tentam fazer agora e com muito sucesso, era o que os nossos avós faziam e dava certo é fazer em casa mesmo o composto orgânico.
Vale ressaltar que o composto orgânico ajuda as plantas porque dá a elas nutrientes que as mesmas perderam por diversas razões. Então, uma vez “reforçadas”, as plantas crescem mais fortes e o processo é muito melhor.
Entenda o Que é e de que é Feito o Composto Orgânico Para Entender Como Eles Ajudam as Plantas
Nada melhor do que entender de que é feito o composto orgânico para entender porque eles são importantes no crescimento das plantas.
Composto orgânico é feito com material que vem de várias fontes, que para uns pode ser lixo e na verdade ainda tem muito nutrientes para “doar”, como por exemplo, legumes e frutas que não servem mais para serem consumidos.
Esses “restos” são misturados para se fazer o adubo. Podemos citar como “ingredientes” os seguintes itens: além das frutas e legumes estragadas, restos de grama, esterco de animais (vegetarianos) e qualquer resto vegetal encontrado na lavoura.
Depois de juntar “os restos” é necessário fazer a compostagem.
Obviamente, os materiais que foram separados por você não possuem a mesma composição, nem o mesmo formato e tamanho e por isso devem ser decompostos através de um procedimento bioquímico.
Quem ficará responsável por ajudar nesse processo serão os micro-organismos. Eles utilizarão tudo o que você juntou para retirar carbono e mineral, que são fontes de energia para eles. Isso fará com que tudo o que foi reunido se degrade e restará o composto orgânico que é bom para as plantas.
Fazer o composto orgânico em casa pode levar para que fique pronto entre 90 dias e um ano, dependerá da forma como será executado. O processo leva menos tempo quando ele fica em contato com a umidade correta.
Aprenda a Fazer o Composto Orgânico que Ajudará a sua Planta Crescer Forte
Se dá para fazer em casa o composto orgânico não é necessário comprá-lo. Não precisa de um trator para fazer as leiras, como em uma grande quantidade de terra. Dá para fazer no quintal de casa mesmo.
Para fazer o seu composto orgânico em casa separe uma caixa de papelão com a medida: 1,0 x 1,0 x 1,0 e retire o fundo da mesma colocando sobre o solo. Será necessário ter uma pedaço de papelão ou lona para cobri-la depois.
Na hora de colocar o material que você juntou faça isso alternando, por exemplo, se tiver excremento de mais de um animal, coloque a camada de um e depois uma vegetal e depois uma de outro.
No caso de restos de cascas, coloque-as sempre em pequenos pedaços, também vale colocar, pó de café usado, restos de ervas de chá, restos da grama aparada, o papel que foi usado para coar café, até mesmo os guardanapos de papel usados. E mais, aquela caixa de ovo em pedaços, papel branco picadinho e cascas de ovo, bem trituradas.
Se tiver cinzas de fogão a lenha ou de lareira, use com moderação, bem pouco.
De verde coloque restos de frutas, folhas verdes e mais esterco.
A proporção entre vegetais e esterco de animal para fazer o composto orgânico em casa é de 75% desse primeiro e 25% do segundo.
Para Que Dê Certo o Composto Orgânico é Necessário Saber o que não Usar
Não coloque no composto orgânico:
- As sementes de qualquer tipo de tomate.
- As cascas de batatas também não devem ser usadas.
- Não use a areia da caixinha dos gatos.
- Folhas de revistas também não devem ser usadas.
- Nada que tenha sido preparado com sal.
- Nenhuma carne nem cozida e nem crua.
- Papéis coloridos de publicidade.
- Não use sementes nem de abóbora e nem de moranga.
- O papel toalha pode ser usado somente se não foi utilizado para tirar a gordura da fritura.
- As cinzas da churrasqueira também não podem ser usadas.
Faça o seu ponto de compostagem no quintal com sarrafos e tábuas. Lembrando que uma das laterais deve ser aberta. Nunca coloque nada no fundo, os restos devem ficar em contato direto com a terra. No máximo, crie uma camada de areia para ajudar na hora de escoar a chuva.
Vale ressaltar que tudo que for colocado deve ser feito com pedaços bem pequenos, para facilitar no processo. Não quer dizer que com pedaços grandes não será feita a compostagem, porém, demorará mais tempo.
Outra dica é usar uma camada bem fina de terra ou areia entre cada uma das etapas para manter as moscas longe. Lembrando que a mistura deve ser umedecida. O uso de muito água pode atrapalhar. E não esqueça de deixá-la coberta.
Outras Dicas Para Dar Certo o seu Composto Orgânico Feito em Casa
- Sobre o papel usado na mistura: lembre-se que pode ser qualquer um, porém, branco e que papéis sujos de gordura não devem ser usados. No caso do papel é essencial que ele seja rasgado em pedaços muito pequenos.
- O composto deverá ser misturado todos os dias durante a primeira semana, passado esse período, a mistura deverá acontecer pelo menos uma vez por semana.
- Caso perceba que o material está esfarelando na mão é sinal de que precisa de água, sem excesso.
- Se você perceber que tem água escorrendo na parte de baixo, fique sem molhar por um período e mexa para deixar arejar mais a mistura. Outra dica é acrescentar mais material seco.