Mesmo com o tamanho cada vez mais reduzido das casas e apartamentos desejamos estar cercados por lindas plantas. Uma das coisas mais comuns de acontecer com as plantas cultivadas em casa é que elas cresçam e se tornem muito grandes para os vasos em que estão.
Saiba que transplantar a planta para um vaso maior é uma tarefa relativamente simples e que pode ajudar a preservar a saúde e bem estar da mesma. A seguir vamos te dar dicas de como fazer esse transporte e assim garantir que a sua planta continue crescendo e se fortalecendo.
Tutorial Para Transplantar a Planta Para Um Vaso Maior
Materiais Necessários
- Ferramentas de jardinagem
- Luva
- Manta bidim
- Argila expandida
- Terra
- Lascas de madeira
- Vasos (na hora de escolher um vaso é necessário se informar a respeito da altura mais adequada para o seu tipo de planta)
Dicas
Quem vai fazer o transplante de orquídea, por exemplo, pode usar um vaso com altura até 30 cm, pois essa planta não tem raízes muito profundas e nem mesmo precisa de grande quantidade de água.
Como Fazer
Passo 1
A primeira coisa a ser feita é jogar a argila expandida dentro do vaso, encha 1/3 do vaso. É importante verificar se a planta terá espaço suficiente no vaso e se as suas raízes irão caber no mesmo.
Passo 2
Em seguida você deverá cortar as raízes que estiverem ultrapassando o limite do vaso. Ter esse cuidado é importante para que a planta consiga se manter nutrida e tenha mais força.
Passo 3
Com bastante cuidado para não causar danos você deverá retirar o torrão do vaso antigo. O torrão deverá ser acomodado sobre a terra do seu vaso novo.
Passo 4
As lascas de madeira serão utilizadas para fazer o preenchimento do espaço que fica em torno do torrão. Isso vai ajudar a deixar a planta ereta e com bom equilíbrio.
Passo 5
Tenha o cuidado de espalhar as lascas de madeira em pelo menos 1/3 do vaso, isso vai ajudar a evitar que a raiz da sua planta entre em contato direto com a umidade e assim acabe ficando podre.
Depois desse passo a passo a sua planta terá mais espaço para poder crescer. Lembramos que essas dicas são válidas para plantas de por menor como orquídeas, por exemplo. Quem está pensando em transplantar um arbusto ou outro tipo de planta que precise de mais espaço deve conferir o passo a passo abaixo.
Como Transplantar Uma Planta Grande (Que Chega a Até 2 Metros)
Os materiais necessários são os mesmos que destacamos acima a diferença está na escolha do vaso que deve ter pelo menos 90 cm. Lembre-se que as raízes das plantas maiores precisam de mais espaço e por isso mesmo o vaso deve ser capaz de comportá-la.
Como Fazer
Passo 1
Comece colocando a argila expandida dentro do vaso, assim como no caso de plantas menores é necessário preencher 1/3 do vaso com o produto. Verifique se o espaço do vaso é realmente suficiente para que as raízes da planta se desenvolvam.
Passo 2
O segundo passo é recortar a manta bidim, o corte deverá ser feito de maneira a caber no vaso.
Passo 3
A manta bibim deverá ser colcoada sobre a argila expandida.
Passo 4
A terra deverá ser colocada espalhada sobre a manta bidim. Nesse passo faça uma nova verificação do espaço que a planta irá ocupar nesse vaso.
Passo 5
O torrão deverá ser retirado, lembre-se de ter cuidado. Coloque então o torrão em cima da terra.
Passo 6
Em geral as plantas maiores têm mais necessidade de umidade e por isso o mais indicado é jogar terra em torno da planta.
Passo 7
Para finalizar você deverá encher 1/3 do vaso com mais terra até perceber que cobriu o torrão.
Passo 8
Coloque terra até que tenha coberto totalmente o torrão.
Passo 9
Jogue lascas de madeira na parte da cobertura da terra para terminar o transplante da planta.
Dicas Dos Erros Mais Comuns No Cultivo De Plantas Em Casa
Quem cultiva plantas em casa ou mesmo em apartamento tem o objetivo de que as mesmas cresçam saudáveis. Porém, em alguns casos as plantas adoecem e não se desenvolvem como deveriam. Isso é sinal de que algo não vai bem com as suas plantas.
Alguns erros são bem comuns durante essa fase de cultivo das plantas em casam listamos alguns desses erros para que você possa ajudar as suas plantinhas a crescerem com mais saúde e qualidade.
Vaso Pequeno
Ensinamos acima a fazer o transplante das plantas que crescem além do esperado para vasos maiores. Esse cuidado é muito importante, pois a planta precisa de espaço para poder crescer e se desenvolver.
Quando a planta está num vaso muito pequeno acaba tendo as suas raízes atrofiadas e dessa forma acaba não tendo o suporte necessário para se manter estável e bonita. Dessa forma é possível começar o cultivo num vaso pequeno, mas quando perceber que ela está tendo dificuldades devido a falta de espaço transplante-a para um vaso maior.
Falta Ou Sobra De Água
Quando o erro em questão diz respeito a água pode ser devido ao excesso ou a falta dela. A quantidade ideal de água para regar uma planta varia de acordo com a espécie e com as características básicas desse vegetal. Por exemplo, plantas que são chamadas de suculentas como o carpete-dourado (Sedum acre), dedinho-de-moça (Sedum morganianum), entre outras necessitam de regas mais espaçadas, isso porque tem a capacidade de armazenar água.
A forma mais simples de saber que a planta tem a água que necessita é tocar o solo e sentir a sua umidade. Quando a superfície parece seca, mas tocando um pouco mais abaixo sente-se ainda umidade não se deve regar a planta. O regador que você usa também faz diferença, opte por aquele no formato de chuveirinho.
É importante ainda ficar de olho na drenagem do vaso para que a sua planta não acabe sendo afogada pelo excesso de água. Lembre-se que a rega precisa ser na medida certa para não afogar e nem matar de sede a planta. Cuidando bem das suas plantas elas irão crescer bonitas e fortes.